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Estágio

Código: RB219    Sigla: EST

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Hotelaria

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPRB Aviso n.º 13032/2018_Novo Plano 30 800

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Estágio: 800,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Descrição Resumida da Unidade Curricular:
A unidade curricular Estagio visa complementar a formação realizada no decorrer do CTeSP, através da integração do estudante no exercício de uma atividade profissional ou no desenvolvimento de atividades em empresas ou organizações propiciadoras de contactos reais com o mundo do trabalho, mediante celebração de protocolos.

Objetivos e Resultados da Aprendizagem
1. Compreensão e apreensão de conhecimentos técnicos relacionados com a área de estágio;
2. Compreender e viver a visão, missão e objetivos da organização onde se integra em estágio;
3. Identificar a sua posição numa estrutura hierárquica, agindo em conformidade com as suas responsabilidades, com a autonomia que a organização lhe delegue;
4. Estimular a adoção de uma atitude comportamental adequada com as expectativas da organização e dos seus clientes, promovendo um relacionamento ativo e positivo com colegas, hierarquias e clientes;
5. Aja, cumprindo regras de pontualidade, assiduidade, higiene, apresentação pessoal e ética, com espírito de iniciativa, no sentido de promover qualidade na prestação de serviço.

Competências a Desenvolver
1. Capacidade de decisão e resolução de problemas;
2. Competências de comunicação oral e escrita, do ponto de vista empresarial, em português e em línguas estrangeiras;
3. Trabalho em equipa, em contextos interdisciplinares e internacionais;
4. Adaptação a novas situações, desenvolvendo um trabalho autónomo;
5. Capacidade de melhoria visando a excelência das prestações de serviço da organização e crescimento pessoal.

Programa

De caráter eminentemente prático, em ambiente empresarial ou institucional, o estudante/estagiário desenvolverá uma atividade profissional delimitada pelo conteúdo funcional inerente às saídas profissionais do CTSP em acordo com a entidade onde o estágio se realiza, sob a dependência de um Orientador da Empresa/Instituição - um superior hierárquico profissionalmente enquadrado naquele nível profissional, e um Orientador do ISAG - docente designado, que promoverá a respetiva avaliação com o Orientador da Empresa/Instituição.

Será elaborado um plano de estágio entre as partes, com objetivos internos da Empresa/Instituição em acordo com os objetivos da Unidade Curricular, que servirá de base aos deveres e direitos do estagiário, ainda que as circunstâncias exijam uma ação multidisciplinar e abrangente por parte do estudante/estagiário.

Finalizado o Estágio, o estudante/estagiário elaborará um documento síntese do trabalho desenvolvido, que será apresentado publicamente e defendido.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A unidade Curricular apresenta uma componente de aprendizagem fundamentalmente prática, consubstanciada na inserção do aluno em contexto de trabalho, pretendendo-se que os alunos sejam capazes de aplicar os conhecimentos obtidos nas unidades curriculares lecionadas à sua prática profissional. Igualmente, pretende-se que o aluno, de acordo com os objetivos da Unidade Curricular, reflita no documento síntese e apresentação os conhecimentos apreendidos que extravasem os conhecimentos teóricos, estimulados pela vivência em contexto empresarial, e a forma como os terá materializado. No documento síntese fará registo das dificuldades sentidas e a forma como os terá ultrapassado.

Métodos de Ensino

Inserção dos alunos em contexto de trabalho, Orientado por um profissional da Empresa/Instituição e por um Orientador designado do ISAG.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Avaliação Contínua

Em situações de inserção numa organização, o aluno desenvolverá o trabalho de estágio sob orientação de um Orientador Interno da organização, em acordo com o Professor Acompanhante do ISAG, sendo que estes avaliarão e certificarão a qualidade do trabalho produzido através de Ficha de Avaliação da Empresa.

O Relatório de Estágio, que deverá descrever detalhadamente o trabalho realizado e as situações vividas ao longo do Estágio, e deve conter elementos de reflexão e crítica, visando um processo de melhoria de qualidade e procedimentos.

1. Na avaliação da unidade curricular de Estágio serão considerados obrigatoriamente os seguintes elementos:

a) uma grelha de apreciação/avaliação final do trabalho desenvolvido pelo estagiário da responsabilidade do orientador da organização, na qual constará uma nova quantitativa de 0-20 valores;

b) um relatório de estágio a elaborar pelo aluno/estagiário.

2. A nota final de cada uma das unidades curriculares de Estágio será dada numa escala de 0 a 20 valores. A avaliação do Orientador Interno da organização constituirá 50% da nota final e a nota do relatório de estágio os restantes 50%.

3. Para o relatório de estágio, é necessária a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores.

4. Ao estagiário que não proceder à entrega do relatório de estágio e do dossier de estágio devidamente preenchido ser-lhe-á atribuída a classificação final de reprovado, podendo requerer nova avaliação na época de recurso que, neste caso, será na época de trabalhador-estudante.

5. Em caso de incumprimento do período normal de estágio ou se a classificação atribuída pelo orientador profissional for inferior a dez valores, será atribuída ao estagiário a classificação final de reprovado, pelo que terá de repetir o estágio no ano letivo seguinte.

6. Considera-se aprovado em Estágio, o aluno que obtenha uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

7. Se, por qualquer motivo, a avaliação conduzir a um resultado de reprovado, o estagiário deverá repetir o Estágio, respeitando a globalidade dos procedimentos referidos no regulamento do Curso.

Os relatórios de estágio/profissional serão submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

1. Ao estudante que não proceder à entrega do relatório profissional, assim como faltar ou reprovar na sua defesa nas datas definidas pela Comissão de Estágios, salvo motivo de força maior, ser-lhe-á atribuída a classificação final de reprovado, podendo requerer nova avaliação na época de recurso que, neste caso, será na época de trabalhador-estudante.

2. Será nomeado um docente que orientará o estudante no desenvolvimento do relatório profissional, definindo os critérios científicos e metodológicos a aplicar;

3. Será constituído um júri composto por dois docentes, do qual fará parte, obrigatoriamente, o docente orientador e que apreciará e avaliará o trabalho e a sua defesa.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino visa potenciar a aprendizagem na vertente prática. Procura-se essencialmente expor o aluno ao contexto laboral da sua área de referência, e que desta experiência possa reposicionar a sua vocação e gerir a sua carreira.