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Restauração e Bebidas

Sigla: CTSPRB
Grau: Curso Técnico Superior Profissional
Área CNAEF: 811 - Hotelaria e restauração
Diplomas:
  • Técnico Superior Profissional de Restauração e Bebidas
Início de Funcionamento: 2015/2016
Coordenador: Kevin Paulo Hemsworth
Co-coordenador: José Henrique Pimenta Varela Gomes
Nº de Registo DGES: R/Cr 72/2015
Registo(s) de alteração : R/Cr 72.1/2015
Data de alteração do Registo : 2018-08-24
Planos de Estudo:

Observações

O Curso Técnico Superior Profissional em Restauração e Bebidas visa formar técnicos superiores profissionais em restauração e bebidas, que de forma autónoma ou orientada, sejam capazes de dirigir, coordenar e controlar as atividades e operações dos serviços de alimentação e bebidas (Food and Beverage), integrados ou não em unidades hoteleiras, garantindo a qualidade do serviço, a otimização dos recursos e a maximização da rentabilidade do negócio. Leciona de uma forma integrada as áreas de Restaurante e Bar, incorporando as melhores práticas e experiências internacionais e uma crescente aproximação às necessidades e expectativas do mercado empresarial.
Disponibiliza ao mercado de trabalho profissionais especializados e dotados de competências para gerir empresas na área de restauração e bebidas.

Competências

Conhecimentos:
     Conhecimentos fundamentais
- do processo de gestão e de gestão de recursos humanos (motivação de equipas);
- de língua inglesa e língua espanhola (comunicação e utilização de vocabulário técnico específico);
- de regras de protocolo empresarial;
- de ética e de deontologia profissional;
- de princípios de nutrição, higiene e segurança alimentar e da regulamentação de consumos de álcool e fumo;
- de enogastronomia;
- de planeamento e de gestão do serviço de F&B;
     Conhecimentos especializados:
- das técnicas de restaurante e de bar;
- das técnicas de cozinha e de pastelaria;
- de operações de catering;
     Conhecimentos abrangentes :
- de tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão e produção de F&B;
- de contabilidade e de orçamentação;
- de micro e macroeconomia.
     Conhecimentos abrangentes e especializados de promoção e de comercialização de produtos e de serviços.

Aptidões:
- Definir a estratégia, os fatores de diferenciação do negócio e o seu posicionamento face à concorrência;
- Comunicar em língua inglesa e língua espanhola com interlocutores estrangeiros;
- Aplicar as técnicas de comunicação empresarial com interlocutores nacionais e internacionais;
- Aplicar os procedimentos adequados à resolução de problemas, ao tratamento de reclamações e de sugestões e definir medidas corretivas;
- Coordenar e assegurar a eficiente utilização dos sistemas de informação de apoio à gestão de restaurante e de bar;
- Coordenar e assegurar a aplicação dos princípios das normas de qualidade, higiene e segurança alimentar nas operações de F&B (armazenamento, preparação e confeção de produtos alimentares);
- Aplicar as regras e protocolos na escolha de vinhos, a partir de suas características gustativas, para acompanhar pratos;
- Aplicar os métodos e as técnicas de gestão do serviço de F&B;
- Desenhar o organigrama do serviço de F&B e definir as funções e as responsabilidades da equipa operacional de F&B;
- Criar menus e receitas criativos tendo em conta a evolução dos gostos dos clientes;
- Elaborar a carta de vinhos e ou bar de acordo com a tipologia do estabelecimento e o evento;
- Definir sistema de controlo de custos dos menus e de otimização de recursos disponíveis;
- Elaborar relatórios e orçamentos financeiros, utilizando o sistema de contabilidade, com vista à melhoria dos resultados;
- Identificar e implementar diferentes opções estratégicas de promoção e de comercialização (descontos, promoções, menus a preço fixo, menus diferenciados e ou gourmet a preço reduzido, entre outros), promovendo a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Atitudes:
     Demonstrar 
- capacidade de gestão e de definição e ou de revisão da estratégia e de fatores de diferenciação;
- responsabilidade, iniciativa, autonomia e liderança;
- capacidade de comunicação e de interação com clientes, fornecedores e outros funcionários do estabelecimento de restauração e bebidas;
- capacidade para agir em função de princípios éticos e deontológicos;
- capacidade de assegurar a utilização de ferramentas tecnológicas de suporte à organização do negócio;
- capacidade de assegurar o cumprimento das normas de qualidade, segurança, higiene alimentar;
- criatividade para o desenvolvimento de produtos atrativos para o cliente;
- adaptabilidade e flexibilidade a novas situações (diferentes clientes, produtos, contexto de trabalho e tendências do mercado);
- capacidade de gestão das diferentes opções estratégicas de promoção e de comercialização do produto e ou serviço

Descrição

DESCRIÇÃO GERAL DO CURSO

O Curso Técnico Superior Profissional em Restauração e Bebidas visa formar técnicos superiores profissionais em restauração e bebidas, que de forma autónoma ou orientada, sejam capazes de dirigir, coordenar e controlar as atividades e operações dos serviços de alimentação e bebidas (Food and Beverage), integrados ou não em unidades hoteleiras, garantindo a qualidade do serviço, a otimização dos recursos e a maximização da rentabilidade do negócio. Leciona de uma forma integrada as áreas de Restaurante e Bar, incorporando as melhores práticas e experiências internacionais e uma crescente aproximação às necessidades e expectativas do mercado empresarial.
Disponibiliza ao mercado de trabalho profissionais especializados e dotados de competências para gerir empresas na área de restauração e bebidas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/ATIVIDADES PRINCIPAIS

- Supervisionar, coordenar, controlar e organizar as atividades e operações dos serviços de alimentação e bebidas (Food & Beverage);
- Gerir operações em estabelecimentos de Restauração e Bebidas;
- Planear e estruturar menus e proceder ao cálculo de custos associados;
- Planear e desenvolver a estratégia de promoção e comercialização do serviço de alimentação e bebidas (F&B), garantindo a qualidade e a orientação para o cliente;
- Planear, coordenar e organizar as operações de F&B, garantindo a qualidade dos serviços;
- Gerir os resultados financeiros do serviço de F&B;
- Controlar a qualidade do serviço e da interação com o cliente.



Informações

Cursos Técnicos Superiores Profissionais

TelefoneTelef: 220 303 200 ou 220 303 239
Correio Electrónicoemail: ingressos@isag.pt 
Horário: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h30

Áreas Científicas

  • Marketing e Publicidade
  • Contabilidade e Fiscalidade
  • Línguas Literaturas Modernas
  • Economia
  • Informática na ótica do utilizador
  • Hotelaria e Restauração