Código: | RB218 | Sigla: | OC |
Área de Ensino: | Hotelaria |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPRB | Aviso n.º 13032/2018_Novo Plano | 2º | 4 | 30 | 107 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Docência - Horas
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A área de catering e mais especificamente banquetes e outros serviços especiais tornaram-se cada vez mais importantes como promotores de receita no setor hoteleiro. Por outro lado, existem cada vez mais empresas independentes especializadas nesta atividade. A unidade de Operações de Catering visa contribuir para a formação dos alunos na promoção e organização de eventos especiais. Essas iniciativas podem ser incluídas em unidades hoteleiras ou empresas de animação especializadas.
Pretende-se que no seu futuro profissional o aluno tenha competências para imaginar, criar, promover, desenvolver e organizar eventos. O controlo e a valorização dos custos e das vendas serão transmitidos, de acordo com a atividade comercial desenvolvida.
OBJECTIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM
1. Conhecer os conceitos básicos sobre a organização, gestão e funcionalidade do departamento de comidas e bebidas.
2. Planificar um sistema de serviço de catering.
3. Conhecer os potenciais clientes de catering.
4. Desenvolver e planificar operações especializadas.
5. Compreender a importância da orçamentação de um serviço de catering.
6. Desenvolver um sistema de promoção de vendas.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da Unidade Curricular o aluno deverá ser capaz:
- Elaborar ementas especiais para cada um dos eventos;
- Emitir e preencher uma ordem de serviço relativa a um evento;
- Produzir listagens de equipamento audiovisual para cada um dos eventos;
- Listar mobiliário necessário para cada um dos eventos a produzir;
- Fazer a montagem de equipamentos e mobiliário de um espaço para determinado serviço;
- Elaborar listagens de material técnico profissional e utensílios necessários a determinado evento;
- Elaborar mapa de controlo de receitas do serviço;
- Elaborar mapa de custos das mercadorias vendidas e matérias primas consumidas do serviço;
- Elaborar mapa de custos de pessoal do serviço;
- Elaborar mapa de outros custos do serviço;
- Fazer a reconciliação do serviço.
MÓDULO I - CONTEXTUALIZAÇÃO
Caraterização geral do departamento de F & B;
Diferentes tipos de eventos de catering;
Tipos de serviço e organização;
Fases de organização de um evento de catering;
Operações especializadas e diversificadas;
Os diferentes sistemas de produção em catering;
A orçamentação de um serviço de catering;
O Marketing para estabelecimentos de restauração;
A gestão e controlo do catering
A gestão comercial das empresas de catering
MÓDULO II - FASES DE ORGANIZAÇÃO DE UM EVENTO DE CATERING
Definição da oferta - estratégia, posicionamento, mercados, preços
Análise dos recursos
O processo comercial
A execução do serviço
Rotinas de controlo e qualidade - Principais indicadores
O pós-venda
Standards de qualidade
Gestão da qualidade
O módulo I está contemplado para que os estudantes compreendam a importância das operações de catering e o seu peso na receita de um Empreendimento, os eventos em geral e o processo de organização de todos os tipos de serviço. Visa também a caracterização das diferentes tipologias de eventos, nomeadamente de eventos de catering e os modelos de serviço associados.
O módulo II está mais vocacionado para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos de forma a reconhecer e aplicar as diferentes fases de organização de eventos de catering em termos operacionais.
Johny Allen, William O'Toole, Ian McDonnell, Robert Harris;Organização e Gestão de Eventos, Elsevier, 2002. ISBN: 978 85 352 1109 2 |
Nancy Loman Scanlon;Catering Management, John Wiley & Sons, 2013. ISBN: 1118091493 |
Francisco Moser;Manual de Gestão de Alimentação e Bebidas, Cetop, 2002. ISBN: 9789726415213 |
Guias Técnicos de Investimento em Turismo-Gestão em Restauração e Bebidas, Cestur, 2006 |
Cracknell, Kaufman e Nobis;Guias Técnicos de Investimento em Turismo-Gestão em Restauração e Bebidas, Cetop. ISBN: 972641010-x |
Será utilizado o método expositivo para a apresentação dos conceitos, teorias e modelos estimulando a participação dos estudantes através do debate, da análise de estudos de caso, do brainstorming e da resolução de casos práticos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Trabalhos praticos | Trabalho laboratorial ou de campo | 22 | |
Estudo autónomo | Estudo | 52 | |
Teste/Exame | Teste/Exame | 1,5 | 2019-11-20 |
Teste/Exame | Teste/Exame | 1,5 | 2020-01-27 |
Total: | 107 |
Trabalho escrito - 30% (20% relatório e 10% apresentação e defesa)
Testes escritos individuais - 35%+35%
Nos termos do Regulamento do CTeSP:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Os trabalhos escritos de grupo e individuais deverão ser enviados por email até 48 horas antes da data da sua apresentação.
Prova escrita: 100%
Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
A metodologia expositiva, a discussão e análise crítica será utilizada ao nível de todos os objetivos permitindo que o estudante apreenda e proceda à análise das dimensões teóricas e conceptuais relacionadas com os temas fundamentais do setor dos eventos, nomeadamente de catering e do seu processo de organização. Os objetivos de aprendizagem serão atingidos, também, através da elaboração de um trabalho prático.