Código: | RB213 | Sigla: | CEO |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPRB | Aviso n.º 13032/2018_Novo Plano | 2º | 4 | 30 | 107 |
Teórico-Práticas: | 31,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa estudar o comportamento organizacional e preparar os alunos para a sua integração no mercado de trabalho. A partir de um enquadramento teórico onde se explora o contexto das organizações, os alunos serão convidados a estudar diferentes temáticas que são consideradas chave, associadas a atividades e dinâmicas de caráter prático, tendo como objetivo a integração do conhecimento pela experiência.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Estudar as organizações e o comportamento organizacional;
2. Conhecer disposições e situações em contexto organizacional;
3. Desenvolver competências pessoais em contexto organizacional a partir de dinâmicas vivenciais.
Competências a desenvolver
1. Adotar as atitudes convenientes a diferentes situações;
2. Identificar as diferentes disposições e situações em contexto organizacional;
3. Desenvolver recursos de comunicação;
4. Desenvolver capacidades de liderança e negociação;
5. Estimular o pensamento crítico, capacidade de adaptação e resiliência;
6. Desenvolver competências ao nível da positividade, gestão de tempo e motivação.
1. Introdução ao comportamento organizacional
2. Organizações e contexto organizacional: disposições; situações e organizações de elevado desempenho
3. As abordagens da ética empresarial: Conceitos: Perspetivas e teorias:
4. Grupos/Equipas: Características e tipologias
5. Comunicação: Elementos; Estilos e Fluxos
6. Motivação e satisfação no trabalho: Tipologias
7. Liderança e influência social
8. Softs Skills e Emoções
Os conteúdos programáticos foram definidos em estreita relação com os objetivos desta unidade curricular numa ótica de fomentar nos alunos um conjunto de competências e conhecimentos de base para o desenvolvimento de recursos que promovam os seus potenciais de comportamento em contexto organizacional.
Wagner,, J.A. & Hollenbeck, J.R.;Comportamento organizacional, 4ªEd.. Publisher: Saraiva Educação S.A. , 2020. ISBN: (ISBN: 857 1440751) |
Martins, D; Marques, R.;A Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica, Editora RH, 2019 |
Shayanipour, Z., Imani, M. & Karimzadeh, S.;An Appropriate Model for Talent Management Based On Emotional, Organizational and Cultural Intelligence., Iran Jour. Edu Soc, 1(5),66-7., 2017 |
Neves, Garrido e Simões;Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais : teoria e prática 3ª ed. , Sílabo, 2015 |
Cunha, M. P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda, 2016 |
Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem serão, também, utilizados métodos audiovisuais.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 15 | |
Avaliação | Teste/Exame | 4 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Trabalho de grupo/Pesquisas | Trabalho laboratorial ou de campo | 9 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 76 | |
Total: | 107 |
Testes escritos individuais: 2 (35% +35%)
Trabalho prático, a submeter na plataforma E-Learning: 30%
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Uma prova escrita: 100%
As metodologias consideradas têm em conta as características da unidade curricular. O seu caráter vivencial, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.