Código: | RB205 | Sigla: | LE |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPRB | Aviso n.º 13032/2018_Novo Plano | 1º | 6 | 45 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Docência - Horas
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www.rae.es
www.aprenderespanol.org
Resumo descritivo da unidade curricular
Desenvolver competências básicas de compreensão e expressão orais e escritas em espanhol (nível A2 do QECRL) com fins específicos, na área de Restauração e Bebidas.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Conhecimentos fundamentais da língua espanhola
- Negociar com clientes/parceiros internacionais
- Redigir pedidos de proposta/consulta a fornecedores pré-selecionados
- Adaptar a linguagem às caraterísticas dos interlocutores.
Competências a desenvolver
Nas sessões de contacto a professora vai focar nas seguintes competências: compreensão auditiva, interação e expressão oral, expressão escrita e aquisição da competência gramatical e lexical.
No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
Produzir frases simples sobre os seus interesses, a vida profissional e vida quotidiana.
Perguntar e responder a perguntas sobre si próprio ou outros e sobre as suas necessidades em um ambiente de trabalho.
Desenvolver tanto a competência intercultural como conhecimentos, habilidades e atitudes que lhe permitam comunicar e ultrapassar as fronteiras culturais.
Conteúdos temáticos e léxicos
1. Características do discurso oral em diferentes contextos;
2. Vivências do quotidiano;
3. Meios de comunicação social;
4. Técnicas de produção textual;
5. Contactos profissionais utilizando a língua castelhana:
5.1. Identificação pessoal e profissional
5.2. Apresentações formais
Conteúdos gramaticais
1. Pronomes pessoais tónicos: sujeto;
2. Verbos em presente: ser, tener, llamarse, apellidarse;
3. O alfabeto. Soletrar. Relação entre grafias e fonemas;
4. Concordância de género e número;
5. Artigos determinados e indeterminados;
6. Numerais;
7. As horas;
8. Presente de indicativo de verbos regulares;
9. Presente de indicativo: Verbos reflexos;
10. Pronomes interrogativos;
11. Presente de indicativo de verbos irregulares;
12. Presente de indicativo verbo soler ;
13. Expressões de frequência;
14. Possessivos;
15.Perífrases verbais: Estar + gerúndio
16. A comparação;
17. Verbos em presente: gustar, encantar / odiar, preferir;
18. También / Tampoco. A mí sí / A mí no;
19. Demostrativos;
20. Pronomes átonos CD, CI: colocação;
21. Pretérito Perfecto de Indicativo;
Conteúdos culturais
Introdução aos saberes e comportamentos socioculturais e interculturais dos países que falam espanhol.
O conteúdo programático combina práticas pedagógicas ativas de comunicação com exercícios sistemáticos para a aprendizagem do vocabulário e gramática necessários para atingir o nível A2 do QECR.
CARBALLO DÍAZ, Emérita;Practica y domina la gramática., Porto editora, 2023. ISBN: 9789720313645 (Contiene ejercícios con las respectivas soluciones.) |
de PRADA, Marisa/MERCÉ, Pilar;Entorno Laboral, Edelsa editores, 2021. ISBN: 9788490816066 |
CUEVAS FERNÁNDEZ, Olga;Negocios. Manual de español profesional, Universidad de Alcalá de Henares, 2021. ISBN: 9788481386240 |
DÍAZ, Ana;Falsos Amigos, Editorial Lidel, 2023. ISBN: 9789897524028 |
Las 3 primeras referencias bibliográficas son de uso obligatorio.
Utilizamos o manual de referência Entorno Laboral, Edelsa, como método de aprendizagem do espanhol para fins profissionais, por ter uma abordagem comunicativa que favorece o uso de ferramentas multimédia e estar em conformidade com as diretrizes do QECR.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Trabalho Individual | Trabalho laboratorial ou de campo | 35 | |
Estudo autónomo | Estudo | 77 | |
Total: | 160 |
Trabalho individual com apresentação oral e uma atividade de e-learning (podcast): 40%.
Testes escritos individuais (2): 60% (30% + 30%).
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame escrito: 100%
O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
O aluno classificado com 8 (oito) ou 9 (nove) valores na prova escrita terá acesso a uma prova oral.
A abordagem comunicativa e a utilização de ferramentas multimédia potencia e favorece a aquisição das competências requeridas no nível a atingir nesta unidade curricular, através da simulação e reprodução, durante a aprendizagem, das situações em que o novo utilizador da língua encontrar-se-a na sua vida profissional e pessoal.