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Gestão de E-Turismo

Código: LGH2337    Sigla: GETUR

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Página Web:https://elearning2023.isag.pt
Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH3

Práticas: 31,00
Outro: 5,00

LGH3ERASM

Práticas: 17,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular visa apresentar e sensibilizar os alunos para a importância das tecnologias de informação e comunicação turísticas, com especial enfoque no e-turismo, Turismo Inteligente e a crescente digitalização em várias áreas da indústria do turismo.

Objetivos e resultados de aprendizagem esperados
1. Conhecer, discutir e compreender conceitos básicos relacionados com o e-turismo.
2. Identificar oportunidades e ameaças de e-turismo
3. Descrever e-commerce, e-business e e-turismo
4. Reconhecer a presença do e-turismo nos diferentes setores da indústria do turismo.
5. Conhecer as tendências do mercado de viagens online
6. Reconhecer a importância e o desenvolvimento do Turismo Inteligente e a digitalização crescente dos serviços turísticos
7. Reconhecer a relevância da digitalização e sustentabilidade do setor no período pós-pandêmico e a importância dos ODS
8. Analisar e discutir estudos de caso

Competências a Desenvolver
Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes habilidades:
1. Adquirir conhecimentos teóricos que permitam o domínio dos conceitos e temas fundamentais da atividade.
2. Incentivar a observação, análise e criticidade na aplicação de conceitos técnicos do turismo, bem como de situações e contextos da atividade no contexto do E-turismo
3. Sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo nestas áreas, também no que diz respeito ao E-turismo
4. Fomentar as competências pessoais e comportamentais em termos de criatividade, trabalho em equipa, liderança, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso.
5. Desenvolver o gosto pela pesquisa turística

Programa

1. Turismo e TIC
1.1. O uso das TIC no turismo
1.2. Aplicações, tecnologias e práticas atuais em e-turismo
1.3. Oportunidades e ameaças

2. Conceitos sobre E-turismo
2.1. Comércio eletrónico
2.2. E-business
2.3. E-turismo: oferta e procura

3. E-turismo e setores da indústria do turismo
3.1. Companhias aéreas
3.2. Alojamento
3.3. Intermediação turística (operadores turísticos, agências de viagens, empresas de entretenimento)
3.4. Rent-a-car
3.5 Eventos
3.5 Destinos turísticos

4. E-turismo e viagens e mercado consumidor
4.1. Mercado de viagens online
4.2 Redes Sociais
4.3. Tendências futuras
4.4 Estudos de caso

5. Turismo inteligente
5.1. Viagens inteligentes
5,2 Destinos turísticos inteligentes
5,3 Cidades inteligentes
5.4 Estudos de caso

6. Digitalização do turismo
6.1 Sistemas digitais aplicados ao turismo
6.2 Comunicação digital em destinos turísticos
6.3 Inovações no mercado de viagens
6.4 Nomadismo digital
6.5 Sustentabilidade na digitalização do turismo
6.5.1 Turismo 4.0


7. A IA no turismo e nos seus negócios
7.1 Estudos de caso -Chatgpt, Bard

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite aos alunos adquirir conhecimentos e desenvolver as competências previstas nos objetivos como:

- o tema 1 responde aos objetivos 1 e 2, pois apresenta os conceitos fundamentais e permite a discussão de oportunidades e ameaças
- o tema 2 vai ao encontro do objetivo 3, que visa caracterizar o e-commerce, o e-business e o e-turismo.
- o tema 3 dá acesso ao objetivo 4 de forma a reconhecer a presença do e-turismo nos diferentes setores da indústria do turismo.
- o tema 4 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 5, que visa conhecer as tendências do mercado de viagens online.
- o tema 5 irá cumprir o objetivo 6 para que os alunos tomem conhecimento dos conceitos e da importância da existência dos destinos e cidades inteligentes, permitindo à atividade turística, criar valor e respeitar o habitante.
- o tema 6 introduz o objetivo 7, que é a digitalização crescente do setor do turismo impulsionada pela pandemia e que precisa urgentemente ser interligada com a sustentabilidade do turismo.

Bibliografia Principal

Biz, A.;E-tourism e Branding aplicados aos negócios, Senac São Paulo, 2019. ISBN: 9788539612871
Fonseca, M. R..;O E-Commerce no Turismo Português: Substituição dos Canais tradicionais pelas Plataformas online, Universidade de Lisboa, 2021

Bibliografia Complementar

Buhalis, D.;eTourism: information technology for strategic tourism management, Pearson Financial Times/Prentice Hall, 2013
Y Wang , A Pizam (Eds.) ;Destination Marketing and Management, CABI, 2011
Buhalis, Dimitrios & Leung, Daniel & Law, Rob. ;ETourism: Critical information and communication technologies for tourism destinations, Destination Marketing and Management: Theories and Applications. 205-224, 2011
Alastair M. Morrison;Marketing and Managing Tourism Destinations, Routledge, 2013
Evangelos Christou, Marianna Sigala (Eds.);Social Media in Travel, Tourism and Hospitality: Theory, Practice and Cases, Routledge, 2015

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados em aulas dinâmicas expositivas, pretendendo-se uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão crítica e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para isso, serão apresentados exercícios, estudos de caso, vídeos ilustrativos e outros materiais multimídia. Serão promovidas sessões técnicas / práticas (em sala de aula e via plataforma de e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outros  Trabalho laboratorial ou de campo  6
Avaliação  Teste/Exame  2
Estudo autónomo  Estudo  69
  Total: 107

Avaliação Contínua

2 testes escritos individuais: 2 X 30% - total 60%

2 Trabalho escrito (E-Learning): 2 X 15% - total 30%

Participação - 10%

TOTAL: 100%

De acordo com o Regulamento Geral:

1. A presença efetiva dos alunos nas aulas será registada, sendo que caso o número de faltas por aluno exceda 30% do número total de sessões de contacto agendadas para cada curso será automaticamente transferido para a avaliação final da época regular.
2. Nas provas escritas e nos elementos de avaliação referidos é necessário obter uma pontuação mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Se o aluno faltar ou obtiver nota inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação acima referidos, será automaticamente transferido para a avaliação final de época normal.
4. Caso o aluno falte ou obtenha nota inferior a 7,5 valores na segunda prova escrita (realizada na mesma data da prova escrita de final de época normal) poderá ser necessária a inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos acadêmicos escritos para avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) podem ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma ISAG E-Learning, com taxa de similaridade de até 30% aceitável.

Avaliação Final

Exame escrito: 100%


De acordo com o Regulamento Geral:

Podem ainda ser considerados os referidos trabalho (s) prático (s) ou teórico-prático (s) referido (s) artigo (s), com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de formulário próprio. a disponibilizar pelo docente no dia da prova escrita individual.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideraram as características da unidade curricular. Apesar de ser de natureza teórica, a utilização de estudos de caso e outros materiais de apoio visa contribuir para a concretização dos objetivos da unidade curricular, do ponto de vista prático ou aplicado.