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Gestão de Alojamentos

Código: LGH2335    Sigla: GALOJ

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 4 ECTS 39 106

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH3

Teórico-Práticas: 30,00
Seminário: 2,00
Outro: 7,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,46

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A área de alojamento é uma área-chave das empresas do setor hoteleiro, sendo aquela que mais se identifica com a natureza específica do negócio. Importa, assim, enquadrar esta área no contexto da organização e abordar a sua evolução, a especificidade e tipologia dos serviços disponibilizados. Pretende-se sensibilizar os alunos para a importância da área de alojamento, descrevendo e explicando a organização e enquadramento das secções de recepção e andares e os procedimentos inerentes ao seu funcionamento pela apresentação e simulação das operações de rotina executadas.
Serão ainda abordados, de uma forma transversal, aspetos relacionados com a hospitalidade e o serviço ao cliente, consubstanciados na apresentação e simulação de técnicas de atendimento, numa perspetiva de excelência e qualidade de serviço. No culminar da UC aspira-se, também, dotar os discentes de competências de gestão na área de alojamento, no que concerne os rácios de gestão e todos os relatórios de atividade.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1.Compreender a relevância da área de alojamentos para o desempenho global do hotel;
2.Explicar a importância do relacionamento entre departamentos do hotel;
3.Compreender a estrutura organizacional da unidade e da receção em função da categoria, dimensão e localização do hotel;
4.Compreender os conceitos de hospitalidade e qualidade de serviço ao cliente e identificar fatores que contribuem para o aumento das vendas;
5.Conhecer e saber aplicar todos os termos técnicos hoteleiros em contexto real;
6.Identificar a receção como o maior ponto de vendas do Hotel e o alojamento como a principal fonte de receita;
7.Identificar e descrever a importância do Housekeeping;
8.Conhecer as operações realizadas pelo Housekeeping e identificar os procedimentos adequados em cada uma delas;
9.Descrever as operações realizadas pela direção e recepção no sentido de identificar e analisar todos os dados de gestão;
10.Conhecer os rácios de gestão e saber efetuar a sua análise;
11.Elaborar e proceder à análise de todos os rácios de gestão (adr, revpar,t revpar, goopar) e de relatórios (night audit, daily sales report, market share, overbooking)

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
1.Elaborar organigramas do departamento de alojamento em função da sua dimensão e tipologia;
2.Conceber descritivos funcionais dos recursos humanos afetos à área de alojamento (recepção, andares e lavandaria);
3.Saber executar e analisar todos os rácios de gestão e respetivos relatórios;
4.Calcular todos os rácios de gestão;
5.Saber executar todos os relatórios de gestão;
6.Tomar decisões de gestão relativamente aos dados apresentados;
7.Enumerar técnicas de venda de alojamento e outros serviços do hotel com o objetivo de maximizar receitas.

Programa

I - Alojamento - Contexto Organizacional
- A gestão de alojamento - importância, custos, objetivos e estratégias
- A qualidade de serviço
- O marketing de serviços

II - Receção - Organização Física e Funcional
- Relacionamento com as outras áreas do hotel
- Recursos humanos e job description

III - Receção - Operações e Procedimentos
- Terminologia e simbologia técnica
- Aplicação prática dos termos técnicos
- Facturação
- Guest Ledger e City Ledger

IV - Receção- ponto de vendas
- Fatores comportamentais e hospitalidade
- Fidelização de clientes e qualidade de serviço
- Relações da receção com o meio envolvente

V - Housekeeping - Organização e Procedimentos
- Recursos humanos e Job Description
- Relacionamento com as outras áreas do hotel
- Procedimentos de rotina - chegadas, saídas, in-house, turn-down
- Outros procedimentos - quartos bloqueados, mudanças, situações especiais

VI-Alojamento - gestão
- Rácios da atividade- adr, revpar,trevpar, goopar
- Orçamentos
- Night Audit
- Daily Sales Report
- Market share
- Overbooking
- Interpretação e análise de resultados.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa foi concebido para dotar os estudantes de conhecimentos e competências sobre a hotelaria, concretamente sobre o departamento de alojamento e suas vertentes de gestão. Os conteúdos programáticos visam, numa vertente inicial a apresentação do departamento de alojamento e caraterísticas inerentes, culminando no domínio dos conhecimentos de gestão e a aplicação dos rácios hoteleiros e sua análise.
Os objetivos 1, 2, 3 e 4 serão explorados na temática nº I Alojamento- Contexto Organizacional e na temática II - Receção - Organização Física e Funcional. O objetivo 5 será desenvolvido na temática III - Receção - Operações e Procedimentos. O objetivo 6 será abordado na temática IV - Receção- ponto de vendas. Os objetivos 7 e 8 serão analisados na temática V - Housekeeping - Organização e Procedimentos. Os objetivos 9, 10 e 11 serão explorados na temática VI-Alojamento-gestão.

Bibliografia Principal

Inmaculada Martín Rojo;Dirección Y Gestión De Empresas Del Sector Turístico (Economía Y Empresa) , Edições Piramide, 2014. ISBN: 978-8436831900
Manuel Ai Quintas;ORGANIZAÇÃO E GESTÃO HOTELEIRA Organização e gestão dos empreendimentos turísticos Volume II, Euro-Tom Lda, 2006. ISBN: 972-9958-0-X

Bibliografia Complementar

Lydia Gonzalez e Pilar Talón;Dirección hotelera Operaciones y procesos, Sintesis S.A., 2003. ISBN: 972-641-030-4
Valerie Paul e Christine Jones;Manual de Operações de Alojamento na Hotelaria, Cetop, 1990. ISBN: 972-641-030-4
Javier Cerra, Jose A. Dorado, Diego Estepa e Pedro E. Garcia;GESTION DE PRODUCCION DE ALOJAMIENTOS Y RESTAURACION, Sintesis S.A., 2001. ISBN: 84-7738-097-X
Paulo Campos;Manual de Técnicas de Operações Turísticas e Hoteleiras Vol I, , Turismo de Portugal I.P., 2010. ISBN: 0
Manuel Ai Quintas;Tratado de Hotelaria, Instituto Nacional de Formação Turística, 1988. ISBN: 0

Métodos de Ensino

A metodologia assenta na lecionação de aulas teórico-práticas através do método expositivo, interrogativo e ativo, apoiada, sempre em exercícios práticos e trabalho autónomo. Atendendo à natureza teórico-prática da unidade curricular, serão privilegiadas metodologias que fomentem a participação dinâmica e estimulem o espírito crítico e analítico dos alunos.Nas sessões teóricas serão explicados conceitos base que sustentam o conhecimento considerado que se pretende que os alunos adquiram pelo recurso a métodos expositivos. Nestas sessões serão também apresentados casos práticos e artigos que possibilitem o enquadramento das temáticas abordadas, através do debate, da análise e da apresentação de conclusões apresentadas pelos alunos. Durante as sessões práticas serão desenvolvidas competências técnicas recorrendo-se a métodos expositivos e demonstrativos. Sempre que possível irão ser realizadas simulações de situações profissionais, designadamente pelo recurso a aplicações informáticas aplicadas à área de alojamento. Serão convidados a participar em sessões, profissionais do setor (Diretor de Alojamento, Governanta), com o objetivo de transmitir aos alunos experiências de dia-a-dia vivenciadas e descrever situações reais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminar  Participação Presencial  2
Outros  Participação Presencial  7
Teste/Exame  Teste/Exame  1,5 2019-11-11
Teste/Exame  Teste/Exame  1,5 2020-01-17
Estudo autónomo  Estudo  64
  Total: 106

Avaliação Contínua

Realização de dois testes escritos individuais, com a ponderação de 40% cada na nota final.
Realização de formação em contexto real de trabalho (2 fins de semana) e entrega do respetivo relatório com a ponderação de 20% na nota final.
No caso dos trabalhadores-estudantes que não possam realizar a formação em contexto real de trabalho será realizado um trabalho com a ponderação de 20% na nota final.
O relatório formação em contexto real de trabalho e o trabalho deverá ser submetido na plataforma e-learning.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

PROVA ESCRITA - 100 %
A formação em contexto real de trabalho também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua (10%), desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia seguida assenta em aulas téorico-práticas e numa variedade de métodos pedagógicos. Através do método expositivo pretende-se dar a conhecer ao estudante alguns conceitos básicos sobre a gestão hoteleira, o departamento de alojamento e motivar os estudantes para a análise crítica dos resultados obtidos. Por outro lado, o método interrogativo surge inerente ao método expositivo, que pretende desenvolver a análise crítica e a reflexão. O método ativo é muito utilizado, principalmente nas aulas práticas, na elaboração dos exercícios práticos em contexto real e na análise dos resultados.