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Gestão de Equipamentos em Hotelaria

Código: LGH2225    Sigla: GEHOT

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 3 ECTS 27 80

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH2

Teórico-Práticas: 24,50
Seminário: 1,50
Outro: 3,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Seminário: 0,10
Outro: 0,20

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Princípios científicos da Gestão de Equipamentos Hoteleiros serão fornecidos para produzir os bens e serviços fornecidos por uma unidade hoteleira. Temas como tendências tecnológicas na indústria hoteleira, inovação e tecnologia para produção hoteleira serão abordados. Entender a gestão de produção e fluxo, aspectos financeiros e humanos, a organização dos diferentes componentes do serviço do hotel (Cozinha, Bar, Refrigeração, Lavandaria e Guarda-Roupa, Armazenagem em Hotelaria). Planear e controlar a produção de hotéis. Identificação do equipamento principal e suas características. Apreciar as características físicas e ergonómicas fundamentais, as fontes de energia, ambiente e ecologia nas soluções Hotel Units e Hotel Layout.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1 - Fornecer conhecimentos de Gestão de Equipamentos do Hotel fundamentais que permitam identificar técnicas e métodos modernos de resolução de problemas de produção e o estabelecimento de objetivos compatíveis com a estratégia da organização;
2 - Reforçar o domínio científico e técnico quanto ao uso de equipamentos;
3 - Desenvolver competências cognitivas na gestão da Produção Hoteleira, Equipamentos, Importância do Frio no sector alimentar, Fontes de Energia, Layout na Produção Hoteleira, Ergonomia, Qualidade da Água e Ar.
4 - Para capacitar os alunos a racionalizar o uso de recursos na Gestão Hoteleira;

Competências para desenvolver
- Diagnosticar e resolver problemas de gestão hoteleira resultantes da utilização do Equipamento
- Identificar e projetar sistemas de gestão da produção de hotéis com recursos de equipamentos
- Identificar as restrições de um sistema de produção de hotéis
- Implementar correções ao nível da gestão da produção hoteleira através da formação dos Equipamentos.
- Aplicar conhecimento na otimização de sistemas de produção existentes
- Selecionar e usar métodos e técnicas de gestão de equipamentos e resolução de problemas
- Capacidade de implementar novos layouts de produção para serviços de hotelaria
- Promover a ergonomia, a defesa do meio ambiente, qualidade do ar e ecologia em uma unidade hoteleira
- Saber selecionar e distinguir diferentes fontes de energia para um sistema de produção hoteleira

Programa

1.A Gestão da Produção Hoteleira
2. A Gestão da Capacidade
3. As Principais Áreas de Produção na Hotelaria
3.1. A Lavandaria e os Equipamentos
3.1.1. Máquinas de Lavar
3.1.2. Calandras
3.1.3.Máquinas de Secar
3.1.4.Máquina de Passar
3.1.5.Equipamentos Complementares
3.2. A Cozinha e os Equipamentos
3.2.1.Equipamentos de Preparação
3.2.2.Equipamentos de Transformação
3.2.3. A Ventilação de Cozinhas
3.2.4. Os Equipamentos de Frio na Hotelaria
3.3 Equipamentos de Restaurante
3.4. A Piscina e os Ginásios
4. Sistema AVAC - Gestão e impacto na Produção Hoteleira
5.A Qualidade do Ar dos Edifícios
6.A Climatização do Hotel
7.A Iluminação do Hotel
8.A Água na Hotelaria e Restauração
9.Tipologias de Energia do Hotel
9.1.A Eletricidade na Hotelaria
9.2.O Gás na Hotelaria
10.A Ergonomia
11.A Manutenção do Edificado e dos Equipamentos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A Gestão de Equipamentos de Hotelaria exige que os estudantes de uma Licenciatura em Gestão de Hotelaria conheçam e identifiquem os equipamentos fundamentais de cada área de operação de um Hotel. Efetivamente cada área de um hotel possui um conjunto de equipamentos específicos que é importante identificar e poder especificar tecnicamente e no caso de reposição saber selecionar um equipamento no mercado com características semelhantes.
Desta forma, o objetivo 1 relaciona-se com os pontos 1 e 2 do programa e o objetivo 2 relaciona-se com os pontos 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9 do programa.
Nesta perspetiva foram considerados essenciais para Lavandaria, A Cozinha, Climatização, Iluminotecnia, e o equipamento de transporte vertical.
O Layout para garantir o fluxo de operações mais adequado à melhor rentabilidade do equipamento, bem como a Gestão de Manutenção do equipamento. Desta forma, O objetivo 3 relaciona-se com os pontos 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 11 do programa.
Serão realizados estudos de caso para permitir uma abordagem para a solução de problemas de produção hoteleira com o uso de equipamentos.
Desta forma, o objetivo 4 relaciona-se com os pontos 10 e 11 do programa.

Bibliografia Principal

Teles, A., Vilaça, A.;Piscínas nos Empreendimentos Turísticos: Paraíso ou Pesadelo? - Ob técnica e de Gestão, AgroB Business School EV, 2021. ISBN: 9789897688478
Victor Monteiro;Ventilação na Restauração e Hotelaria, ETEP - Edições Técnicas e Profissionais, 2016. ISBN: 9789728480363

Bibliografia Complementar

Manuel AI Quintas;Organização e Gestão Hoteleira, Euro-Tom,Lda, 2010
B. Moulart;Ingénierie Hôtelière et de Restauration, Editions Casteilla PARIS (2ª Edition), 2012
Victor Monteiro;Manutenção de Equipamentos e Sistemas Hoteleiros, Lidel, 2010. ISBN: 9789727577187

Métodos de Ensino

Serão lecionadas aulas teórico-práticas para apresentar e discutir os conceitos, metodologias e técnicas de gestão de operações, planeamento, gestão da cadeia de valor, avaliação de desempenho das operações e implementação do sistema de informações gestão. Os conceitos e técnicas serão exemplificados através da resolução de problemas e análise de casos.
A metodologia de ensino / aprendizagem baseia-se no aprofundamento de conceitos teóricos, ilustrados através da abordagem de casos práticos sobre os diversos temas da Gestão da Produção hoteleira no contexto da sala de aula. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e através de um trabalho de grupo. Para tanto, programas específicos de software serão utilizados no mercado e exposições teóricas utilizando os dados apresentados.

O método expositivo /explicativo será permanente na apresentação dos equipamentos, sendo utilizado o método Demonstrativo nas situações possíveis de deslocação. Através da realização de trabalhos de grupo e apresentação de estudos de caso, serão utilizados os métodos participativo, interrogativo e ativo.

Para efeitos dos trabalhos práticos, serão utilizadas a base de dados Abi/Inform, sendo submetidos na plataforma E-learning através do turnitin. Serão aplicados exercícios de aferição de conhecimentos através de ferramentas E-learning Blackboard.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  22,5
Seminário  Participação Presencial  1,5
Outros  Participação Presencial  3
Outros  Trabalho laboratorial ou de campo  53
  Total: 80

Avaliação Contínua

2 testes individuais escritos:2 x 35% ( 70%)
1 trabalho prático  ( 30%)

Nos termos do Regulamento Geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%

Avaliação Final

Exame: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias utilizadas são adaptadas a casa fase do processo de aprendizagem e apresentação dos temas, sendo que para o caso do objetivo 1 será aplicado maioritariamente o método expositivo, para o objetivo 2  serão aplicados os métodos expositivo e demonstrativo, e para o objetivo 3 e 4 serão aplicados os métodos interrogativo, participativo e ativo.