Código: | LGH2223 | Sigla: | CGAH |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 2º | 4 ECTS | 36 | 107 |
Teórico-Práticas: | 31,50 |
Outro: | 6,00 |
Docência - Horas
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Resumo descritivo da unidade curricular
Os recursos devem ser adquiridos e geridos de forma eficiente para que as organizações sobrevivam e se possam desenvolver num ambiente em constante mudança, que se caracteriza pela incerteza, complexidade e hostilidade. Neste sentido, esta unidade curricular visa desenvolver competências na área da contabilidade de gestão hoteleira e fazer entender a sua importância como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Conhecer os aspetos fundamentais de contabilidade de gestão, proporcionando o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas no âmbito da Gestão Hoteleira.
Compreender o modo como os dados extraídos das operações patrimoniais diárias se devem traduzir em dados contabilísticos e podem ser utilizados pelos gestores de hotelaria na construção e leitura técnica de peças contabilísticas.
Competências a desenvolver
Compreensão da importância do uso da contabilidade para as funções do gestor hoteleiro.
Fornecer ao aluno os conceitos essenciais da matéria e dotá-lo do adequado conhecimento quanto às várias potencialidades da Contabilidade.
Capítulo I - Introdução à Contabilidade de Gestão
1. A contabilidade geral/financeira e a contabilidade de gestão
2. Âmbito e objetivos da contabilidade de gestão
3. Modelos de contabilidade de gestão hoteleira
4. Conceitos básicos
Capítulo II - Gestão de custos
1. Imputação dos custos indiretos
2. Decisão de compra/investimento com base no custo
3. Custos variáveis e custos fixos
Capítulo III - Relação Custo / Volume / Resultado
1. Ponto crítico das vendas
2. Margem de contribuição e de segurança
Capítulo IV - Custo de produção
1. Componentes do custo de produção
2. Sistema de custeio total e variável
3. Custeio baseado nas atividades (ABC)
4. Método das secções homogéneas
Capítulo V - Orçamento
1. Rendimentos, custos e resultados
2. Orçamento operacional
3. Gestão de tesouraria
Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, e em função dos objetivos a alcançar e competências a adquirir pelos alunos. As componentes de aprendizagem são teóricas e práticas, pretendendo-se que os alunos compreendam a importância da informação produzida pela contabilidade, e a apliquem nas decisões de gestão. A um nível micro, pretende-se que saibam contabilizar operações correntes e, a um nível mais macro, que analisem e interpretem as principais peças contabilísticas que resultam dessas operações, de modo a tornar a contabilidade um verdadeiro instrumento de gestão. No global, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar e desenvolver os conhecimentos ministrados na unidade curricular à sua prática profissional.
Caiado, A;Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 2020. ISBN: SBN: 9789899010017 |
Trancoso, T. & Gomes, S.;Princípios de Contabilidade de Gestão - Gestão de Custos para Mentes Empreendedoras, Trancoso, T., Gomes, S. & Miranda, D., 2018. ISBN: 978-1720059189 |
Jagels, M.;Hospitality Management Accounting, Wiley, 2007 |
Apresentação teórica seguida de discussão de casos teórico-práticos sobre as matérias lecionadas, com a finalidade de construção de peças contabilísticas elementares
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outros | Estudo | 6 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Estudo autónomo | Estudo | 69 | |
Total: | 107 |
Exame escrito individual: 1 (100%)
As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos, com ênfase na especificidade do setor da hotelaria. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação das peças contabilísticas, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.