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Contabilidade de Gestão Aplicada à Hotelaria

Código: LGH2223    Sigla: CGAH

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH 60 Aviso nº 9705/2017 & Ret. nº 682/2018 - Novo Plano 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Sandra Marie Evelyn Christiane Derom   2,00
Outro Totais 1 0,40
Sandra Marie Evelyn Christiane Derom   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Marie Evelyn Christiane Derom Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Os recursos devem ser adquiridos e geridos de forma eficiente para que as organizações sobrevivam e se possam desenvolver num ambiente em constante mudança, que se caracteriza pela incerteza, complexidade e hostilidade. Neste sentido, esta unidade curricular visa desenvolver competências na área da contabilidade de gestão hoteleira e fazer entender a sua importância como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Conhecer os aspetos fundamentais de contabilidade de gestão, proporcionando o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas no âmbito da Gestão Hoteleira.
Compreender o modo como os dados extraídos das operações patrimoniais diárias se devem traduzir em dados contabilísticos e podem ser utilizados pelos gestores de hotelaria na construção e leitura técnica de peças contabilísticas.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Compreensão da importância do uso da contabilidade para as funções do gestor hoteleiro.
Fornecer ao aluno os conceitos essenciais da matéria e dotá-lo do adequado conhecimento quanto às várias potencialidades da Contabilidade.

Programa

Capítulo I - Introdução à Contabilidade de Gestão
1. A contabilidade geral/financeira e a contabilidade de gestão
2. Âmbito e objetivos da contabilidade de gestão
3. Modelos de contabilidade de gestão hoteleira
4. Conceitos básicos

Capítulo II - Gestão de custos
1. Imputação dos custos indiretos
2. Decisão de compra/investimento com base no custo
3. Custos variáveis e custos fixos

Capítulo III - Relação Custo / Volume / Resultado
1. Ponto crítico das vendas
2. Margem de contribuição e de segurança

Capítulo IV - Custo de produção
1. Componentes do custo de produção
2. Sistema de custeio total e variável
3. Custeio baseado nas atividades (ABC)
4. Método das secções homogéneas

Capítulo V - Orçamento
1. Rendimentos, custos e resultados
2. Orçamento operacional
3. Gestão de tesouraria 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, e em função dos objetivos a alcançar e competências a adquirir pelos alunos. As componentes de aprendizagem são teóricas e práticas, pretendendo-se que os alunos compreendam a importância da informação produzida pela contabilidade, e a apliquem nas decisões de gestão. A um nível micro, pretende-se que saibam contabilizar operações correntes e, a um nível mais macro, que analisem e interpretem as principais peças contabilísticas que resultam dessas operações, de modo a tornar a contabilidade um verdadeiro instrumento de gestão. No global, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar e desenvolver os conhecimentos ministrados na unidade curricular à sua prática profissional.

Bibliografia Principal

Caiado, A;Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 2015
Trancoso, T. & Gomes, S.;Princípios de Contabilidade de Gestão - Gestão de Custos para Mentes Empreendedoras, Trancoso, T., Gomes, S. & Miranda, D., 2018. ISBN: 978-1720059189

Bibliografia Complementar

Jagels, M.;Hospitality Management Accounting, Wiley, 2007

Métodos de Ensino

Apresentação teórica seguida de discussão de casos teórico-práticos sobre as matérias lecionadas, com a finalidade de construção de peças contabilísticas elementares


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Estudo  6
Dois testes escritos  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  68
  Total: 107

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (cada um com ponderação de 40%)

2 Fichas de trabalho a submeter na plataforma de e-learning: 20% (cada um com ponderação de 10%)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame escrito individual: 1 (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos, com ênfase na especificidade do setor da hotelaria. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação das peças contabilísticas, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.