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Contabilidade de Gestão Aplicada à Hotelaria

Código: LGH2223    Sigla: CGAH

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH2B

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

TGH2A

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Os recursos devem ser adquiridos e geridos de forma eficiente para que as organizações sobrevivam e se possam desenvolver num ambiente em constante mudança, que se caracteriza pela incerteza, complexidade e hostilidade. Neste sentido, esta unidade curricular visa desenvolver competências na área da contabilidade de gestão hoteleira e fazer entender a sua importância como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Conhecer os aspetos fundamentais de contabilidade de gestão, proporcionando o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas no âmbito da Gestão Hoteleira.
Compreender o modo como os dados extraídos das operações patrimoniais diárias se devem traduzir em dados contabilísticos e podem ser utilizados pelos gestores de hotelaria na construção e leitura técnica de peças contabilísticas.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Compreensão da importância do uso da contabilidade para as funções do gestor hoteleiro.
Fornecer ao aluno os conceitos essenciais da matéria e dotá-lo do adequado conhecimento quanto às várias potencialidades da Contabilidade.

Programa

Capítulo I - Introdução à Contabilidade de Gestão
1. A contabilidade geral/financeira e a contabilidade de gestão
2. Âmbito e objetivos da contabilidade de gestão
3. Modelos de contabilidade de gestão hoteleira
4. Conceitos básicos

Capítulo II - Gestão de custos
1. Imputação dos custos indiretos
2. Decisão de compra/investimento com base no custo
3. Custos variáveis e custos fixos

Capítulo III - Relação Custo / Volume / Resultado
1. Ponto crítico das vendas
2. Margem de contribuição e de segurança

Capítulo IV - Custo de produção
1. Componentes do custo de produção
2. Sistema de custeio total e variável
3. Custeio baseado nas atividades (ABC)
4. Método das secções homogéneas

Capítulo V - Orçamento
1. Rendimentos, custos e resultados
2. Orçamento operacional
3. Gestão de tesouraria 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, e em função dos objetivos a alcançar e competências a adquirir pelos alunos. As componentes de aprendizagem são teóricas e práticas, pretendendo-se que os alunos compreendam a importância da informação produzida pela contabilidade, e a apliquem nas decisões de gestão. A um nível micro, pretende-se que saibam contabilizar operações correntes e, a um nível mais macro, que analisem e interpretem as principais peças contabilísticas que resultam dessas operações, de modo a tornar a contabilidade um verdadeiro instrumento de gestão. No global, pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar e desenvolver os conhecimentos ministrados na unidade curricular à sua prática profissional.

Bibliografia Principal

Caiado, A;Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 2015
Trancoso, T. & Gomes, S.;Princípios de Contabilidade de Gestão - Gestão de Custos para Mentes Empreendedoras, Trancoso, T., Gomes, S. & Miranda, D., 2018. ISBN: 978-1720059189

Bibliografia Complementar

Jagels, M.;Hospitality Management Accounting, Wiley, 2007

Métodos de Ensino

Apresentação teórica seguida de discussão de casos teórico-práticos sobre as matérias lecionadas, com a finalidade de construção de peças contabilísticas elementares


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Estudo  6
Dois testes escritos  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  68
  Total: 107

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (cada um com ponderação de 40%)

Ficha de trabalho: 20%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para a unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do n.º 5 do Art. 38.º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do n.º 2 do Art. 39.º, é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal), poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame escrito individual: 1 (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos, com ênfase na especificidade do setor da hotelaria. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação das peças contabilísticas, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.