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Língua Inglesa III

Código: LGH2219    Sigla: LIIII

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 4 ECTS 38 106

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH2

Teórico-Práticas: 30,00
Outro: 8,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,53

Língua de Ensino

Inglês

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação

2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem:

Competências a desenvolver
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.

Programa

1. Em viagem
1.1 Oportunidades de emprego
1.2 Explicação dos preparativos
1.3 Padrões de desempenho

2. Entretenimento no Hotel
2.1 Hóspedes de todas as idades
2.2 Atividades para grupos de idades diferentes
2.3 Preparação de um programa diário

3. Turismo especializado
3.1 Mal-entendidos entre culturas
3.2 Relatório sobre Turismo especializado

4. Viagens de negócios
4.1 Etiqueta cultural
4.2 Guia cultural
4.3 Pedidos de informação sobre instalações

Conteúdos gramaticais

Tempos verbais:
* simples
* contínuo
* perfeito
* futuro
* ativa e passiva
* condicional
Pronomes
Preposições


Vocabulário

Padrões de desempenho
O trabalhador perfeito
Descrevendo incapacidades físicas
Viagens de negócios
Equipamentos de conferências

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação:
Em relação a este objetivo, os conteúdos incluídos nos sub capítulos 8.1 a 9.3 irão desenvolver e consolidar os níveis de expressão oral e escrita.

2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem:
Neste caso os sub capítulos 10.1 to 11.2 serão as ferramentas operacionais a utilizar para atingir este objetivo específico, apoiados pelos exercícios práticos das unidades gramaticais abordadas.

Bibliografia Principal

Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2007
Jones, Leo;Working in English, Cambridge University Press, 2015

Bibliografia Complementar

www.cambridge.org
http://global.oup.com/?cc=pt
http://learnenglish.britishcouncil.org

Métodos de Ensino

Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.

O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Estudo autónomo  Estudo  55
Trabalho de Grupo  Projectos  10
Avaliação  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  8
  Total: 106

Avaliação Contínua

2 Testes Escritos: 35% + 35%
Participação no Serralves em Festa: 10%
Trabalho de Grupo: 20%
a) Plano, estrutura e conteúdo: (5%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
b) Versão final: (15%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)

Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 4 (quatro) elementos, sobre um dos tópicos da matéria lecionada. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 36º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita: 100%
Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação:
O primeiro objetivo será alcançado através da leitura e compreensão de textos, implicando a elaboração de exercícios e a realização de debates.

2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem:
O segundo objetivo será conseguido através da realização dos projetos de grupo e das atividades de investigação através da ABI INFORM.