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Gestão e Controlo F&B

Código: LGH2218    Sigla: GCFB

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Área de Ensino: Hotelaria

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH2

Teórico-Práticas: 45,50
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Descrição Resumida da Unidade Curricular
A disciplina de Gestão e Controlo de F&B visa contribuir para a formação dos alunos ao nível das atividades ligadas ao setor dos Alimentos e Bebidas, que se poderão desenrolar num hotel ou numa unidade de restauração coletiva, como também num negócio próprio.
Pretende-se que o estudante no seu futuro profissional tenha capacidades para implementar sistemas operacionais de venda no sector da restauração.
Serão transmitidos aos estudantes, aspetos, regras e cálculos, fundamentais para o controlo de custos e de receitas, de forma a minimizar os primeiros e otimizar os segundos.
Os estudantes são orientados no estudo de tabelas de capitações, de forma a calcular as capitações corretas para os diferentes tipos de clientes.
Nesta unidade curricular, são apresentados métodos para uma correta elaboração de cartas e ementas. É fundamental, a análise da carta em termos de popularidade e rentabilidade, assim como ao nível da sua representação gráfica.
No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de organizar, planificar, coordenar, controlar e analisar a gestão de um departamento de restauração

Objetivos e Resultados Esperados da Aprendizagem
1. Perceber o ciclo operacional da atividade de exploração de F&B;
2. Identificar os mecanismos necessários para implementar um sistema operacional eficaz;
3. Calcular todos os parâmetros necessários para avaliação de cada uma das funções do ciclo do produto;
4. Identificar os mecanismos necessários para implementar um sistema operacional eficaz;
5. Controlar cada fase do ciclo operacional de F&B;
6. Analisar a evolução do negócio e incrementar medidas assertivas;
7. Analisar custos de produção das matérias-primas;
8. Elaborar fichas técnicas;
9. Calcular os preços de venda através dos diferentes métodos de cálculo e utilizando as Leis de Omnes;
10.Conjugar a oferta segundo engenharia de menus.

Competências a Desenvolver
No final da Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de:
1. Definir o conceito de custos e cada uma das diferentes óticas;
2. Definir o conceito de receita e cada uma das diferentes óticas;
3. Definir as melhores condições para atingir os objetivos gerais da organização, no que diz respeito ao cumprimento dos orçamentos;
4. Diagnosticar o negócio e implementar medidas assertivas;
5. Elaborar fichas técnicas e compreender as vantagens da sua utilização;
6. Reconhecer o valor das receitas padrão;
7. Desenvolver a capacidade de definir preços de custo, preços de venda e apurar resultados;
8. Calcular índices que permitam avaliar a conjugação entre a popularidade e a rentabilidade dos produtos;
9. Representar graficamente os índices que permitam avaliar a conjugação entre a popularidade e a rentabilidade dos produtos.

Programa

I - A carta do Restaurante
II- Controlo dos custos de Produção e das Receitas
1. Definição de Custo
1.1 Custos Fixos e Custos Variáveis
1.2 Custos Controláveis
1.3 Custos Diretos e Indiretos
1.4 Custos Totais, Unitários e Médios
2. Controlo de Receitas
3. Noção de Break Even Point
4. Controlo da Produção.
4.1 Ficha Técnica
4.2 Teste do Cortador
4.3 Desperdício
4.4 Custo Potencial e Custo Real
III- Relação Custos / Receita / Reconciliação
1. Food Cost
2. Beverage Cost
3. F & B Cost
4. Centro de Custo
5. Centro de Receitas
6. Margem de contribuição
IV - Métodos de Cálculo do Preço de Venda
1. Food and Beverage Cost
2. Factor Multiplicativo
3. Prime Cost
4. Margem de Contribuição
5. Lei de Pareto
6. Leis de Omnes
V - Métodos de Análise de Cartas
1. Smith, Hurst & Kasavana
2. Jack Miller
3. Pavecic
VI - Indicadores de Rentabilidade e Rendibilidade
1. Capacidade Máxima do estabelecimento
2. RevPas
3. Revpash

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos para além de uma integração entre a teoria e a prática cumprem de um modo coerente os objectivos de aprendizagem, da seguinte forma:
- Os capítulos I e II do programa permitirão alcançar os objetivos de 1 a 8 através da aquisição de conhecimentos dos conceitos, as suas diferentes óticas e dinâmicas relativas à natureza específica do negócio de comidas e bebidas.
- O capítulo III assegurará a transmissão de conhecimentos e competências que permitirão atingir o objetivo 9.
- Os capítulos IV e V permite alcançar os conhecimentos previstos no objetivo 10 e as competências 8 e 9.

Bibliografia Principal

VARELA GOMES, José Henrique;Menu Pricing, Novas Edições Acadêmicas, 2018. ISBN: 978-620-2-17339-1
Sylvain Boussard;Food and Beverage Management in the Luxury Hotel Industry, ¿ Business Expert Press, 2021. ISBN: 978-1637420102

Bibliografia Complementar

DITTMER, Paul R.; J. Desmond Keefe III ;Principles of Food, Beverage, and Labor Cost Control, John Wiley & Sons, 3 mar 2011. ISBN: ISBN: 978-1118100394
ACERENZA, Miguel Àngel;Marketing de Restaurantes, Trillas, 2006
DAVIS, Bernard; Lockwood Andrew; Alcott, Peter; and Pantelidis;Food and Beverage Management, Routledge, 2011. ISBN: 978-0080966700
DOPSON, Lea R.; HAYES, David K.;Food and Beverage Cost control, Wiley, 6th Ed, 2016. ISBN: 978-1-118-98849-7

Métodos de Ensino

Atendendo à natureza teórico-prática da unidade curricular, serão privilegiadas metodologias que fomentem a participação dinâmica e estimulem o espírito crítico e analítico dos alunos.

Nas sessões teóricas serão explicados conceitos base que sustentam o conhecimento considerado que se pretende que os alunos adquiram pelo recurso a métodos expositivos. Nestas sessões serão também apresentados casos práticos e artigos que possibilitem o enquadramento das temáticas abordadas, através do debate, da análise e da apresentação de conclusões apresentadas pelos alunos.

Durante as sessões práticas serão desenvolvidas competências técnicas recorrendo-se a métodos expositivos e demonstrativos. Serão convidados a participar em sessões profissionais do sector (Diretor de Alimentação e Bebidas, Diretor de Restaurante, Chefe de Cozinha, Chefe de Bar), com o objetivo de transmitir aos alunos experiências de dia-a-dia vivenciadas e descrever situações reais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3 2023-07-21
Trabalho Individual  Projectos  32 2023-07-21
Outros  Relatório/Dissertação  12 2023-07-21
Estudo Autónomo  Estudo  68 2023-07-21
  Total: 160

Avaliação Contínua

Realização de dois testes escritos individuais, com a ponderação de 35% cada na nota final.
Caso haja condições, realização de formação em contexto real de trabalho (2 fins de semana) e entrega do respetivo relatório com a ponderação de 30% na nota final.

 
No caso de não haver condições para a realização de formação em contexto real de trabalho e em ambos os casos para os trabalhadores-estudantes que não possam realizar a formação em contexto real de trabalho será realizado um trabalho com a ponderação de 30% na nota final.

O trabalho consiste em num ficheiro excel:
1. Escolher 5 iguarias compostas de um grupo de uma carta
2. Elaborar um preçário.
3. Elaborar as respetivas fichas técnicas.
4. Fazer as 4 simulações de cálculo do Preço de Venda (Markup; Food-cost; Prime Cost e Margem de Contribuição).
5. Calcular o Preço de Venda ao Público.
O relatório formação em contexto real de trabalho e o trabalho deverá ser submetido na plataforma e-learning.

Nos termos do Regulamento Geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%
6. Em substituição do trabalho previsto, o estudante poderá escolher participar em formação em contexto real de trabalho (2 fins de semana/32 horas) com entrega de relatório final: 30%.

Alunos com estatuto de trabalhador/estudante - trabalho no âmbito da disciplina

Trabalho individual (1): 30%

Testes escritos individuais (2): 35%+35%

Nos termos do Regulamento Geral:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Os trabalhos escritos deverão ser enviados por email até 48 horas antes da data da sua apresentação.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%

Avaliação Final

Prova escrita: 100%
Os trabalhos práticos ou teórico práticos e o trabalho em contexto real de trabalho poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento das aulas decorrerá conciliando os métodos de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC, na qual os estudantes aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre a gestão e o controlo de alimentação e bebidas.
A transmissão da informação e dos conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos no início de cada conteúdo a abordar , nas aulas teórico-práticas, onde será relacionará com os conteúdos abordados nas sessões anteriores. Nestas aulas, pretende-se desenvolver as competências dos estudantes e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.
Dado o carácter eminentemente prático dos temas a versar, serão apresentados e propostos exercícios casos práticos de iguarias e bebidas. Os estudantes aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e criando estratégias alternativas, melhorando as suas competências nas temáticas em análise.
Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, ir-se-á partilhar conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-à, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidade de aplicar em contextos diferente os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.