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Língua Inglesa II

Código: LGH2112    Sigla: LIII

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH1

Teórico-Práticas: 30,50
Outro: 7,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Inglês

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Breve resumo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, nomeadamente:
"É capaz de compreender as ideias principais de um texto complexo em tópicos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialização. Pode interagir com um grau de fluência e espontaneidade que torna possível a interação regular com falantes nativos sem tensão para nenhuma das partes . Pode produzir texto claro e detalhado sobre uma ampla gama de assuntos e explicar um ponto de vista sobre um assunto atual, dando as vantagens e desvantagens de várias opções. "

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação
2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem:

Competências a desenvolver
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.

Programa

Temas
1. Promotor de férias.
1.1 Atendimento ao cliente
1.2 Gorjetas: diferenças culturais
1.3 Deveres e responsabilidades
1.4 Descrição de um emprego
2. Comer fora.
2.1 Turismo alimentar
2.2 Descrever pratos
2.3 Receber pedidos
2.4 Lidar com reclamações
3. Turismo rural.
3.1 Alojamento rural
3.2 Checking in num parque de campismo
3.3 Recursos
3.4 Fazer previsões.

Gramática
Tempos verbais
Conselhos e obrigações
Frases relativas
A passiva

Vocabulário
Problemas de saúde em férias
Comida: ingredientes e preparação
Recursos para o turismo rural
Meteorologia

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação:
Em relação a este objetivo, os conteúdos incluídos nos sub capítulos 1.1 a 1.4 irão desenvolver e consolidar os níveis de expressão oral e escrita.

2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem. Neste caso os sub capítulos 2.1 a 3.4 serão as ferramentas operacionais a utilizar para atingir este objetivo específico, apoiados pelos exercícios práticos das unidades gramaticais abordadas.

Bibliografia Principal

Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2018
John R. Walker & Josielyn T. Walker;Introduction to Hospitality, 8th Edition, Pearson, 2020. ISBN: 978848448564

Bibliografia Complementar

Leo Jones;Welcome! : English for Travel and Tourism Industry, Cambridge University Press, 2005
Bill Muscall;Business Vocabulary in Use: Advanced, Cambridge University Press, 2017
Rawdon Wyatt;Check your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism, Bloomsbury Publishing, 2019

Métodos de Ensino

Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Outros  Participação Presencial  12
Dinâmica de Grupo  Projectos  10
Estudo Autónomo  Estudo  90
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes Escritos: 35% + 35%
Trabalho Individual: 30%

Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 5 minutos sobre uma temática estudada à sua escolha relacionada com os conteúdos programáticos da unidade curricular. Os alunos devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- submissão do plano de projeto através da plataforma E-Learning / Turnitin: interesse, originalidade e relevância do tema selecionado  (5%);
- nível de interação comunicativa, proficiência e fluência em língua inglesa demonstrado durante a apresentação e defesa do projeto (20%);
- submissão de uma reflexão final sobre o trabalho realizado através da plataforma E-Learning / Turnitin: capacidade de sistematizar os principais pontos da apresentação, refletir sobre os pontos fortes e menos conseguidos do projeto, e fazer sugestões de aperfeiçoamento, se aplicável  (5%).

A não apresentação do trabalho exclui o aluno do regime de avaliação contínua e, por sua vez, implica a sua passagem para o regime de avaliação final.

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

1. Desenvolver as capacidades dos alunos em compreensão e comunicação intermediárias
O primeiro objetivo será alcançado através da leitura e compreensão de diversos textos, implicando assim a elaboração de exercícios e debates.
2. Desenvolver a capacidade dos alunos de pesquisar, obter e gerir informação.
O segundo objetivo será assegurado através dos trabalhos no âmbito dos projetos do grupo e das atividades de investigação (ABI INFORM)