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Métodos Estatísticos em Ciências Sociais

Código: LGH2108    Sigla: MECS

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH 68 Aviso nº 9705/2017 & Ret. nº 682/2018 - Novo Plano 4 ECTS 40 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,66

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Fernanda Amélia Fernandes Ferreira   2,00
Outro Totais 1 0,66
Fernanda Amélia Fernandes Ferreira   0,66

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernanda Amélia Fernandes Ferreira Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular pretende apresentar as metodologias estatísticas utilizadas em ciências sociais, a fim de proporcionar conhecimentos que possibilitem a interpretação de resultados de investigação, com recurso a programas de análise de dados.

Objetivos e resultados esperados na aprendizagem
1. Apresentar os fundamentos da investigação científica
2. Identificar os diversos tipos de metodologias de investigação
3. Identificar e definir o problema, hipótese e amostra em investigação científica
4. Analisar diversas técnicas de recolha e tratamento de dados
5. Identificar formas de utilização dos métodos estatísticos e tratamento de dados em ciências sociais
6. Conhecer técnicas e formas de apresentação de resultados de investigação

Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Adquirir conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais
2. Dominar as principais noções de metodologia da investigação científica nesta área de estudo.
3. Desenvolver o gosto pela investigação em turismo
4. Conhecer técnicas que permitem a recolha de dados

Programa

1. Métodos e metodologias
1.1. Conceitos e definições
1.2. Perspetiva quantitativa
1.3. Perspetiva qualitativa

2. Problema e hipóteses
3. Definição de variáveis
3.1. Classificação de variáveis
3.2. Escala de medidas de variáveis

4. Amostra
4.1. Seleção amostra
4.2. Amostragem probabilística
4.3. Amostragem não probabilística
4.4. Dimensão

5. Recolha de dados
5.1 Procedimentos
5.2. Instrumentos (criação de questionários online)
5.3. Validade e fiabilidade

6. Estatística descritiva
6.1. Medidas e índices
6.2. Medidas de tendência central
6.3. Medidas de variabilidade
6.4. Medidas de relação

7. Estatística inferencial

8. Análise de dados qualitativos

9. Relatório de investigação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O tema 1 dá resposta aos objetivos 1 e 2, já que apresenta conhecimentos no domínio das metodologias da investigação científica
- Os temas 2, 3 e 4 visam alcançar o objetivo 3, na definição de problema, hipótese e amostra em investigação científica
- O tema 5 dá resposta ao objetivo 4 que visa proporcionar os conhecimentos necessários para a análise de técnicas de recolha e tratamento de dados.
- O tema 6 e 7 dá resposta ao objetivo 5, de conhecimento e aplicação de métodos estatísticos.
- O tema 8 dá resposta aos objetivos 5 e 6, visando a análise e tratamento de dados em investigação científica.

Bibliografia Principal

Coutinho, C. ;Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, Almedina, 2013
Maroco, J. & Bispo, R.;Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Climepsi Editores, 2005

Bibliografia Complementar

Abreu, D.;Análise de Dados II, EPRU, CEG-UL, 2006
Diamond, I. & Jefferies, J. ;Beginning Statistics. An Introduction for Social Scientists, Sage Publications, 2000
Finn, M., Elliott-White, M. & Walton, M. ;Tourism & Leisure Research Methods: data collection, analysis and interpretation, Pearson, 2000
Gillham, B.;Research Interviewing. The range of techniques, Open University Press, 2005
VanderStoep, S. & Johnston, D.;Research Methods for Everyday Life: Blending Qualitative and Quantitative Approaches , Jossey-Bass, 2008
Veal, A. J;Research Methods for Leisure and Tourism - A Practical Guide., Prentice Hall, 2000

Métodos de Ensino

Aulas de caráter expositivo e aplicação dos conhecimentos através da apresentação e projetos de trabalho, bem como de resolução de exercícios. Serão ainda promovidas sessões de natureza técnica/prática e de campo.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Participação Presencial  10
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  64
  Total: 107

Avaliação Contínua

2 Testes escritos 2 x 30%
1 trabalho de campo 40%
2 actividades inseridas na plataforma de e-learning

Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um necessário caráter teórico, o recurso a exercícios e trabalho de campo visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.