Língua Inglesa I
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGH1
Língua de Ensino
Inglês
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação
2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações.
Competências a desenvolver
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.
Programa
Conteúdos temáticos
1. Chegadas
1.1 Diferenças culturais nas saudações
1.2 As boas vindas aos visitantes
1.3 Aluguer de automóveis
2. Um Sítio para Ficar
2.1 Acolhimento dos visitantes
2.2 Pesquisando hotéis
2.3 Serviços hoteleiros
3. Serviços de Informação Turística
3.1 Tipos de turistas
3.2 Serviços de informação
3.3 Indicações e direções
Conteúdos gramaticais
Tempos verbais:
* simples
* contínuo
* perfeito
* futuro
Preposições
Vocabulário
Saudações e apresentações
Localização dos objetos
Indicações
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação:
Em relação a este objetivo, os conteúdos incluídos nos sub capítulos 1.1 a 2.2 irão desenvolver e consolidar os níveis de expressão oral e escrita.
2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações. Neste caso os subcapítulos 2.2 a 3.3 serão as ferramentas operacionais a utilizar para atingir este objetivo específico, apoiados pelos exercícios práticos das unidades gramaticais abordadas.
Bibliografia Principal
Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2009 |
Leo Jones;Working in English, Cambridge University Press, 2015 |
Bibliografia Complementar
www.cambridge.org |
http://global.oup.com/?cc=pt |
http://learnenglish.britishcouncil.org |
Métodos de Ensino
Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outras |
Participação Presencial |
12 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
90 |
|
Trabalho individual |
Projectos |
10 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
2 Testes Escritos: 35% + 35%
Trabalho Individual: 30%
a) Plano, estrutura e conteúdo: (5%) - submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
b) Versão Final: (25%) - submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos sobre um dos tópicos da matéria lecionada. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Prova escrita: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação:
O primeiro objetivo será alcançado através da leitura e compreensão de textos, implicando a elaboração de exercícios e a realização de debates.
2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem:
O segundo objetivo será conseguido através da realização dos projetos de grupo e das atividades de investigação através da ABI INFORM.