Gestão de Alojamentos
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGH3
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A área de alojamento é uma área-chave das empresas do setor hoteleiro, sendo aquela que mais se identifica com a natureza específica do negócio.
Importa, assim, enquadrar esta área no contexto da organização e abordar a sua evolução, a especificidade e tipologia dos serviços disponibilizados.
Pretende-se sensibilizar os alunos para a importância da área de alojamento, descrevendo e explicando a organização e enquadramento das secções de recepção e andares e os procedimentos inerentes ao seu funcionamento pela apresentação e simulação das operações de rotina executadas.
Serão ainda abordados, de uma forma transversal, aspectos relacionados com a hospitalidade e o serviço ao cliente, consubstanciados na apresentação e simulação de técnicas de atendimento, numa perspectiva de excelência e qualidade de serviço. No culminar da UC aspira-se, também, dotar os discentes de competências de gestão na área de alojamento.
OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR
1.Descrever a evolução do alojamento e identificar as principiais tipologias de alojamento bem como produtos disponibilizados;
2.Compreender a relevância da área de alojamentos para o desempenho global do hotel;
3.Explicar a importância do relacionamento entre departamentos do hotel;
4.Compreender a estrutura organizacional da receção em função da categoria, dimensão e localização do hotel;
5.Identificar e descrever as diferentes funções dos recursos humanos da Receção;
6.Saber explicar o Ciclo do Cliente;
7.Descrever as operações realizadas pela receção e identificar os procedimentos adequados em cada uma delas, relacionando-as com o ciclo de cliente;
8.Conhecer as principais características dos sistemas informatizados e enumerar vantagens e desvantagens destes sistemas;
9. Descrever a importância do relacionamento da receção com o meio envolvente;
10.Identificar a receção como o maior ponto de vendas do Hotel;
11. Compreender os conceitos de hospitalidade e qualidade de serviço ao cliente e identificar fatores que contribuem para o aumento das vendas;
12.Identificar e descrever as funções dos recursos humanos do Housekeeping;
13. Conhecer as operações realizadas pelo Housekeeping e identificar os procedimentos adequados em cada uma delas;
14. Conhecer os rácios de gestão e saber efetuar a sua análise.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Elaborar organigramas de hotéis em função da sua dimensão e tipologia;
- Conceber descritivos funcionais dos recursos humanos afectos à área de alojamento (recepção, andares e lavandaria);
- Saber executar as principais operações de rotina da receção:
o Reservas
o Check-in
o Faturação
o Guest Ledger e City Ledger
o Check-out
- Identificar operações de receção realizadas por sistemas de gestão informatizados e descrever as características a considerar na sua escolha;
- Identificar o equipamento de uma lavandaria e definir os circuitos e condições logísticas necessárias ao funcionamento da secção;
- Calcular as necessidades de stocks de roupa em função da dimensão e características da unidade;
- Enumerar técnicas de venda de alojamento e outros serviços do hotel com o objetivo de maximizar receitas.
Programa
I - Alojamento - Contexto Organizacional
- A exploração hoteleira e os sete tipos de gestão
- A gestão de alojamento - importância, custos, objetivos e estratégias
- A qualidade de serviço
- O marketing de serviços
II - Receção - Organização Física e Funcional
- Relacionamento com as outras áreas do hotel
- Recursos humanos e job description
- Recursos físicos e equipamento
III - Receção - Operações e Procedimentos
- Terminologia e simbologia técnica
- O ciclo de cliente
- Reservas
- Chegadas / Check-in
- Facturação
- Guest Ledger e City Ledger
- Saídas /Check-out
IV - Receção- ponto de vendas
- Fatores comportamentais e hospitalidade
- Fidelização de clientes e qualidade de serviço
- Relações da receção com o meio envolvente
V - Housekeeping - Organização e Procedimentos
- Recursos humanos e Job Description
- Relacionamento com as outras áreas do hotel
- Procedimentos de rotina - chegadas, saídas, in-house, turn-down
- Outros procedimentos - quartos bloqueados, mudanças, situações especiais
VI-Alojamento - gestão
- Rácios da atividade- adr, revpar,trevpar, goopar
- Orçamentos
- Night Audit
- Daily Sales Report
- Market share
- Overbooking
- Interpretação e análise de resultados
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O programa foi concebido para dotar os estudantes de conhecimentos e competências sobre a hotelaria, concretamente sobre o departamento de alojamento e suas vertentes de gestão. Os conteúdos programáticos visam, numa vertente inicial a apresentação do departamento de alojamento e caraterísticas inerentes, culminando no domínio dos conhecimentos de gestão e a aplicação dos rácios hoteleiros e sua análise.
Os objetivos 1, 2, 3 e 4 serão explorados na temática nº I Alojamento- Contexto Organizacional. O objetivo 5 será desenvolvido na temática II- Receção-Organização física e funcional. Os objetivos 6,7 e 8 serão abordados na temática III-Operações e procedimentos da receção. Os objetivos 9, 10 e 11 serão analisados na temática IV-Receção-ponto de vendas. Os objetivos 12 e 13 serão explorados na temática V-Housekeeping-Organização e procedimentos. O objetivo 14 será abordado no tema VI-Alojamento - gestão.
Bibliografia Principal
Manuel Ai Quintas;ORGANIZAÇÃO E GESTÃO HOTELEIRA Organização e gestão dos empreendimentos turísticos Volume II, Euro-Tom Lda, 2006. ISBN: 972-9958-0-X |
Inmaculada Martín Rojo;Dirección Y Gestión De Empresas Del Sector Turístico (Economía Y Empresa) , Pirámide; Edición, 11 set 2014. ISBN: 978-8436831900 |
Bibliografia Complementar
Lydia Gonzalez e Pilar Talón;Dirección hotelera Operaciones y procesos, Sintesis SA, 2003. ISBN: 972-641-030-4 |
Valerie Paul e Christine Jones;Manual de Operações de Alojamento na Hotelaria, EDIÇÕES CETOP, 1990. ISBN: 972-641-030-4 |
Javier Cerra, Jose A. Dorado, Diego Estepa e Pedro E. Garcia;GESTION DE PRODUCCION DE ALOJAMIENTOS Y RESTAURACION, Sintesis SA, 2001. ISBN: 84-7738-097-X |
Paulo Campos;Manual de Técnicas de Operações Turísticas e Hoteleiras Vol I, Turismo de Portugal IP, 2010. ISBN: 0 |
Manuel Ai Quintas;Tratado de Hotelaria, Instituto Nacional de Formação Turística, 1988. ISBN: 0 |
Métodos de Ensino
A metodologia assenta na lecionação de aulas teórico-práticas através do método expositivo, interrogativo e ativo, apoiada, sempre em exercícios práticos e trabalho autónomo.
Atendendo à natureza teórico-prática da unidade curricular, serão privilegiadas metodologias que fomentem a participação dinâmica e estimulem o espírito crítico e analítico dos alunos.
Nas sessões teóricas serão explicados conceitos base que sustentam o conhecimento considerado que se pretende que os alunos adquiram pelo recurso a métodos expositivos. Nestas sessões serão também apresentados casos práticos e artigos que possibilitem o enquadramento das temáticas abordadas, através do debate, da análise e da apresentação de conclusões apresentadas pelos alunos.
Durante as sessões práticas serão desenvolvidas competências técnicas recorrendo-se a métodos expositivos e demonstrativos. Sempre que possível irão ser realizadas simulações de situações profissionais, designadamente pelo recurso a aplicações informáticas aplicadas à área de alojamento.
Serão convidados a participar em sessões, profissionais do sector (Director de Alojamento, Governanta), com o objetivo de transmitir aos alunos experiências de dia-a-dia vivenciadas e descrever situações reais.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
2º teste |
Teste/Exame |
1,5 |
2019-01-19 |
1º teste |
Teste/Exame |
1,5 |
2018-11-05 |
Outras |
Participação Presencial |
9 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
103 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Realização de dois testes escritos individuais, com a ponderação de 35% cada na nota final.
Realização de trabalhos de grupo ou individual com a ponderação de 30% na nota final.
O trabalho de grupo deverá ser submetido até ao dia 10 de dezembro na plataforma e-learning.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
PROVA ESCRITA - 100 %
Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia seguida assenta em aulas téorico-práticas e numa variedade de métodos pedagógicos. Através do método expositivo pretende-se dar a conhecer ao estudante alguns conceitos básicos sobre a gestão hoteleira, o departamento de alojamento e motivar os estudantes para a análise crítica dos resultados obtidos. Por outro lado, o método interrogativo surge inerente ao método expositivo, que pretende desenvolver a análise crítica e a reflexão. O método ativo é muito utilizado, principalmente nas aulas práticas, na elaboração dos exercícios práticos em contexto real e na análise dos resultados.