• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGH1321

Língua Inglesa III

Código: LGH1321    Sigla: LIIII

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 4 ECTS 38 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,54

Língua de Ensino

Inglês

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Breve resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.

Competências a desenvolver
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.

Programa

Conteúdos temáticos

1. Em viagem
1.1 Oportunidades de emprego
1.2 Explicação dos preparativos
1.3 Padrões de desempenho

2. Entretenimento no Hotel
2.1 Hóspedes de todas as idades
2.2 Atividades para grupos de idades diferentes
2.3 Preparação de um programa diário

3. Turismo especializado
3.1 Mal-entendidos entre culturas
3.2 Relatório sobre Turismo especializado

4. Viagens de negócios
4.1 Etiqueta cultural
4.2 Guia cultural
4.3 Pedidos de informação sobre instalações

Conteúdos gramaticais

Tempos verbais:
* simples
* contínuo
* perfeito
* futuro
* ativa e passiva
* condicional
Pronomes
Preposições


Vocabulário

Padrões de desempenho
O trabalhador perfeito
Descrevendo incapacidades físicas
Viagens de negócios
Equipamentos de conferências

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação:
Em relação a este objetivo, os conteúdos incluídos nos Cap. 8.1 to 9.3 irão desenvolver e consolidar os níveis de expressão oral e escrita.

2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as Neste caso os capítulos 10.1 to 11.2 serão as ferramentas operacionais a utilizar para atingir este objetivo específico, apoiados pelos exercícios práticos das unidades gramaticais abordadas.

Bibliografia Principal

Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2007
Jones, Leo;Working in English, Cambridge University Press, 2015

Bibliografia Complementar

www.cambridge.org
http://global.oup.com/?cc=pt
http://learnenglish.britishcouncil.org

Métodos de Ensino

Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase nas dinâmicas da oralidade e na expressão escrita. O processo envolve a exposição de um tema que poderá ser explorado pelo aluno de forma livre ou controlada.
O trabalho fora do âmbito da sala incluirá pesquisas relativamente aos temas abordados, bem como exercícios práticos acerca dos tópicos gramaticais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Participação Presencial  8
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  66
  Total: 107

Avaliação Contínua

2 Testes Escritos: 35% + 35%

Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 3 (três) elementos, sobre um tema à sua escolha. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- Submissão do plano do projeto através da plataforma e-learning (5%)
- Nível de Inglês: apresentação e defesa do projeto (25%);

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame final: 100%

Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais

 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação:
O primeiro objetivo será alcançado através da leitura e compreensão de textos, implicando a elaboração de exercícios e a realização de debates.

2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem:
O segundo objetivo será conseguido através da realização dos projetos de grupo e das atividades de investigação através da ABI INFORM.