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Princípios de Gestão Hoteleira

Código: LGH1103    Sigla: PGH

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt/isag1718/
Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos de Gestão Hoteleira, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspetiva aqui assumida é a da visão multidisciplinar da empresa hoteleira no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a respetiva exemplificação prática e treino de competências. O propósito final é dotar os alunos de uma visão global da gestão hoteleira, permitindo em simultâneo que desenvolvam competências que, no seu desempenho profissional, lhes permitam a realização das diversas tarefas inerentes à função de gestor de unidades hoteleiras.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

- Conhecer a história da indústria hoteleira: passado e presente, evolução e tendências;
- Compreender o papel da hotelaria no âmbito do turismo;
- Entender a especificidade do produto hoteleiro;
- Conhecer as diferentes formas de alojamento turístico;
- Compreender as principais funções de uma unidade hoteleira;
- Conhecer a legislação da atividade hoteleira em Portugal;
- Perceber as formas de exploração do alojamento turístico: hotéis independentes e hotéis de cadeias;
- Reconhecer as formas de gestão, de organização, de direção e da operação hoteleira;
- Desenvolver a capacidade de interpretar e utilizar as técnicas e ferramentas na gestão de hotéis;
- Suscitar nos alunos o espírito de investigação e trabalho em equipa;
- Promover a discussão dos temas mais importantes na área da gestão hoteleira.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

- Reconhecer as especificidades em termos de estrutura, funcionamento e gestão das unidades hoteleiras;
- Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada na gestão hoteleira; 
- Compreender que a gestão de empresas hoteleiras, em contexto atual resulta de muitos anos de evolução e de muitas contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
- Caracterizar a estrutura e os diferentes departamentos de um hotel;
- Desenvolver competências no âmbito da gestão das várias tarefas que compõem a atividade de uma unidade hoteleira;
- Conhecer a especificidade da gestão dos recursos humanos e dos recursos financeiros;
- Entender os instrumentos e as ferramentas da gestão hoteleira;
- Perceber os requisitos e princípios de gestão da qualidade e gestão da segurança, num hotel.

Programa

I. A Evolução da Hotelaria:

1.1. A história da hospitalidade;
1.2. A hotelaria através das épocas: como nasce a hotelaria, conceitos passados e presentes;
1.3. O que pretende a clientela atual.

II. A Empresa Hoteleira:

2.1. Conceito de empresa;
2.2. Definição de hotelaria;
2.3. Definição de hotel;
2.4. Especificidades do serviço hoteleiro;
2.5. Tipos de empresas turísticas na legislação portuguesa;
2.6. Classificação dos empreendimentos turísticos.

III. Os estabelecimentos Hoteleiros:

3.1. Os similares de hotelaria;
3.2. Conceitos, terminologias e operações;
3.3. As cadeias hoteleiras: nacionais e internacionais.

IV. Ferramentas da Gestão Hoteleira:

4.1 Produto hoteleiro;
4.2 Preço na hotelaria;
4.3 Distribuição na hotelaria;
4.4 Comunicação na hotelaria.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos para além de uma integração entre a teoria e a prática cumprem de um modo coerente os objectivos de aprendizagem, da seguinte forma:
- O capítulo I do programa permitirá alcançar o objetivo 1 através da aquisição de conhecimentos relativos à natureza específica do negócio da hotelaria ao longo dos tempos.
- O capítulo II assegurará a transmissão de conhecimentos e competências que permitirão atingir os objetivos de 2 a 5.
- O capítulo III permite alcançar os conhecimentos previstos nos objetivos 6 e 7 e as competências I, II e III.
- O capítulo IV permitirá atingir os objetivos previstos 8, 9, 10 e 11 em termos de conhecimentos; e as competências V, VI, VII e VIII.

Bibliografia Principal

Rojo, Inmaculada Martín;Dirección y gestión de empresas del sector turístico (4ª edición), Ediciones Pirámide Madrid, 2009. ISBN: 978-84-368-2293-9
Manuel Ai Quintas;Organização e Gestão Hoteleira, OtelTur, 2006. ISBN: 9789729995804

Bibliografia Complementar

COSTA, R.;Introdução à Gestão Hoteleira (4ª Edição), LIDEL - Edições Técnicas, 2012. ISBN: 978-972-757-860-3
BLASCO, A. (COORD.);Manual de gestión de producción de Alojamiento y Restauración , Editorial Síntesis, S.A. Madrid, 2006. ISBN: 84-9756-410-3
GONZÁLEZ, L. Y TALÓN, P;Dirección hotelera - operaciones y procesos, Editorial Síntesis, S.A. Madrid, 2002. ISBN: 84-7738-940-3
MATA, A.;Front Office - Operação e Gestão, Prefácio - Edição de Livros e Revistas, Lda., 2003. ISBN: 972-8563-89-2
SHOCK P. J.;BOWEN J. ; STEFANELLI;Marketing para restaurantes para proprietários e gerentes, CETOP, 2005. ISBN: 972-641-533-0
Quintas, P.;Legislação Turística - Anotada , Almedina, 2011. ISBN: 9789724046242
ACERENZA, MIGUEL ÁNGEL;MARKETING DE RESTAURANTES, Editorial Trillas, SA, 2006. ISBN: 84-665-5085-2

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos de base seguidos do estudo de casos práticos.
Serão usados diversos tipos de métodos, a saber: ativo, expositivo, interrogativo e demonstrativo.

Recorrer-se-á ao seguinte material: apontamentos teóricos concebidos pelo formador, documentos de contexto real, textos, estudos de caso e material gráfico.

Está prevista a realização de visitas de estudo e participação em conferências / palestras.

Serão ainda realizadas atividades no âmbito da ISAG e-learning Platform.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Testes escritos de avaliação  Teste/Exame  3
Seminário  Participação Presencial  3
Trabalho/grupo individual  Projectos  10
Outras  Participação Presencial  9
Estudo autónomo  Estudo  90
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Testes escritos individuais: 2 X 35%;
- Trabalho prático escrito em grupo (inclui entrega de versão escrita e apresentação / defesa presencial): 30%;

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do n.º 2 do art. 39º é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso

Avaliação Final

Prova escrita: 100%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais

 

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento das aulas decorrerá conciliando os métodos de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC, na qual os alunos aprenderão não só os diferentes conceitos mas também a sua evolução, a sua razão de ser e a forma de os calcular e avaliar.
A transmissão da informação e dos conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos no início de cada conteúdo a abordar , nas aulas teórico-práticas, onde será relacionará com os conteúdos abordados nas sessões anteriores. Nestas aulas, pretende-se desenvolver as competências dos alunos e sensabilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para para um melhor enquadramento e também maior facilidade na preceção dos objetivos a alcançar.
Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em qu todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, ir-se-á partilhar conhecimento, úvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivaçaõ dos mesmos. Procurar-se-à, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidade de aplicar em contextos diferente os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatore e variáveis.
Os trabalhos de grupo ou individuais exigidos aos alunos darão importante contributo para a realização dos objetivos definidos para UC, proporcionando a compreensão, aplicação e avaliação das temáticas transmitidas.
A sua posterior apresentação e defesa contribuirãopara o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos da UC.

A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e se necessário, proceder, no futuro, às correcções necessárias