• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GRH003

Estratégia - Contributo para a Gestão de Recursos Humanos

Código: GRH003    Sigla: ECGRH

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino:

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGGRH Plano de Estudos - 2018/2019 3

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Dotar os alunos de métodos e ferramentas de análise da Estratégia Empresarial, da interpretação das variáveis a ter em conta quando se pretende implementar uma nova estratégia numa organização. Pretende-se que o aluno obtenha capacidades de interpretação dos principais problemas, promovendo uma atitude pró-activa de estudo e de procura de soluções. Habilitar o aluno á identificação das principais características das estratégias em uso nas empresas, promovendo uma atitude crítica que produza novas soluções a implementar. Motivar o aluno para o uso das ferramentas e métodos utilizados na Formulação da Estratégia Empresarial quando em funções de gestão e/ou administração de empresas.



Programa

Apresentação
1¿ Análise Estratégica
Pensamento Estratégico
2 ¿ Análise Estratégica
Análise do Meio Envolvente
3 ¿ Formulação da Estratégia
Análise da Empresa
Missão, Objetivos e Estratégia
4 ¿ Formulação da Estratégia
Missão, Objetivos e Estratégia
Produtos-Mercados
5 ¿ Formulação da Estratégia
Desenvolvimento Empresarial
6 ¿ Formulação da Estratégia
Integração Vertical
Diversificação
Internacionalização
7 ¿ Organização e Implementação
da Estratégia
Estrutura Organizacional 
Política de Gestão
8 ¿ Estudo de Caso
9 ¿ Organização e Implementação da Estratégia
10 ¿ Organização e Implementação da Estratégia
Tendências Futuras
Avaliação Final

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A disciplina está estruturada em 9 capítulos, sendo que no primeiro capítulo se identificarão as áreas da Estratégia Empresarial, procurando dar uma visão global do Pensamento Estratégico. O segundo capítulo centra-se na análise do meio envolvente das organizações empresariais, assumindo-se no terceiro capítulo a análise e caracterizção da empresa no mercado. No quarto capítulo trata-se da formulação da estratégia considerando a identificação da missão e objectivos da empresa e as estratégias genéricas. No quinto capítulo efectua-se uma análise sobre os produtos e mercados da empresa em situação de concorrência e da sua sustentabilidade. No sexto capítulo efectua-se uma abordagem sistémica do desenvolvimento empresarial no mercado e em competição com os seus concorrentes. No sétimo capítulo centramo-nos no estudo da estratégia de integração vertical nas empresas, interpretando as vantagens da cadeia de valor que os produtos e serviços de fornecedores e clientes podem constituir para a empresa. Neste capítulo procura-se também estudar as estratégias de diversificação de produto e/ou serviços e de mercados bem como o impacto e oportundade da internacionalização. O oitavo capítulo centra sobretudo a análise na organização e implementação da estratégia empresarial ao nível da estrutura organizacional, sendo que o nono e últmio capítulo aborda a política de gestão e a tendência futura da estratégia.
A matéria em estudo será consolidada na análise e estudo de casos que ajudarão a compreender e desmistificar o estudo e a implementação da estratégia empresarial.

Bibliografia Principal

Adriano Freire ; Estratégia ¿ Sucesso em Portugal , VERBO, 2011. ISBN: Depósito Legal: 113-792/97
José Crespo de Carvalho ;Estratégia para PME , EDIÇÕES SÍLABO, 2011. ISBN: 978-972-618-633-5
Yvonne Sánchez, Gonzalo Cantarero ;MBA para todos Finanças, Marketing, Estratégia e Criação de Empresas, Jornal de Negócios, 2003. ISBN: 972-747-760-7
João Lisboa e outros ;Introdução à Gestão de Organizações, João Lisboa e outros (2007), Introdução à Gestão de Organizações Vida Económica, Janeiro de 2007 - ISBN nº972-788-196-3, 2007. ISBN: 972-788-196-3

Métodos de Ensino

A aprendizagem desenvolver-se-á de forma presencial, no decurso das aulas teórico-práticas, que consistirão na exposição (recorrendo sempre que necessário a métodos aúdio-visuais) e na discussão de conceitos e princípios da Estratégia Empresarial, bem como de exemplos ilustrativos e aplicações práticas da matéria tratada;


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final