• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > DMS006

Content Management Systems

Código: DMS006    Sigla: CMS

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt/isag2021/
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGDMS Plano Curricular 2,5 15 80

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Content Management Systems contempla o processo de planificação, desenvolvimento e manutenção de um website com recurso a Content Management Systems open source.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Descrever e identificar e caracterizar tipos de Content Management Systems open source e as suas vantagens e desvantagens;
2. Utilizar os Content Management Systems open source: Joomla, Wordpress...;

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Identificar um Content Management Systems open source e a sua importância no contexto atual;
2. Saber utilizar um Content Management Systems open source de forma autónoma: Joomla, Wordpress.

Programa

1. Conceitos fundamentais para elaboração de um website;
1.1. Principais componentes de um website;
1.2. Procedimentos para escolha de um domínio;
1.3. Procedimentos para escolha de alojamento;
2. Website em CMS Open Source (Joomla, Wordpress...);
2.1. Explorar o backoffice de um CMS Open Source: configurações básicas;
2.2. Como escolher um tema de um CMS Open Source;
2.3. Adição e configuração de funcionalidades adicionais em CMS Open Source;
2.4. Social media friendly: Integração com redes sociais;
3. Do desenho à prática: passos essenciais para a construção das páginas;
4. Atividades práticas:
4.1. Elaboração de briefings preliminares e complementares para a construção de um website;
4.2. Criação e personalização de websites em CMS Open Source;
4.2.1. Definir os objetivos, estrutura de informação e navegação, e conteúdos do website;
4.2.2. Personalização de um tema e uso de plugins

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos na planificação, desenvolvimento e manutenção de um website com recurso a Content Management Systems open source. O programa desta unidade curricular explora em toda a sua plenitude estas três vertentes com uma componente extremamente prática e direcionada.

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Avaliação Contínua

  • Assiduidade e Pontualidade: 10%
  • Trabalho individual 1: 10%
  • Trabalho individual 2: 30%
  • Trabalho de grupo 1: 10%
  • Trabalho de grupo 2: 40%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.