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Contabilidade de Gestão

Código: CF209    Sigla: CG

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
CTSPCF Aviso n.º 12992/2018_Novo Plano 6 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

CF1

Teórico-Práticas: 47,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Os recursos devem ser adquiridos e geridos de forma eficiente para que as organizações sobrevivam e se possam desenvolver num ambiente em constante mudança, que se caracteriza pela incerteza, complexidade e hostilidade. Neste sentido, a Contabilidade de Gestão é cada vez mais, necessária como fonte de informação para o planeamento das atividades, organização, controlo das operações e processo de decisão.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os aspetos fundamentais de Contabilidade de Gestão proporcionando o desenvolvimento de capacidades de:
1. Compreender o âmbito, objetivos e conceitos relacionados com a Contabilidade de Gestão;
2. Caracterizar as componentes do custo industrial;
3. Identificar custos do produto e custos do período;
4. Apurar o custo dos produtos acabados ou dos serviços prestados através dos métodos direto e indireto;
5. Identificar e caracterizar os principais sistemas de custeio. 

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
1. Reconhecer a importância da Contabilidade de Gestão como sistema de informação;
2. Identificar os objetivos da Contabilidade de Gestão;
3. Caracterizar os diferentes tipos de gastos;
4. Caracterizar as componentes do custo de produção;
5. Identificar a caracterizar os métodos de repartição dos custos indiretos;
6. Caracterizar os sistemas de contas existentes;
7. Aplicar os sistemas monistas e dualistas;
8. Distinguir o método direto do método indireto no apuramento do custo de produção e interpretar a informação proporcionada por cada um dos métodos;
9. Caracterizar os vários sistemas de custeio;
10. Distinguir a aplicação de cada um dos sistemas e saber interpretar as diferenças de resultados pela utilização alternativa de cada um deles.

Programa

Capítulo I - Enquadramento da Contabilidade de Gestão
1.1. Definir Contabilidade de Gestão;
1.2. Identificar o âmbito da Contabilidade de Gestão; 
1.3. Identificar os objetivos da Contabilidade de Gestão. 

Capítulo II -  Conceitos e classificação de custos 
2.1. Diferenciar gastos, despesas e pagamentos; 
2.2. Diferenciar rendimentos, receitas e recebimentos;
2.3. Classificar os custos conjugando natureza, função e atividade; 
2.4. Distinguir custos diretos e indiretos.

Capítulo III -  Apuramento do custo de produção e do período 
3.1. Matérias Diretas;
3.2. Mão-de-Obra Direta;
3.3. Gastos Gerais de Fabrico;
3.4. Gastos não industriais.

Capítulo IV - Os sistemas de articulação contabilística e a determinação do custo dos produtos
4.1. Sistemas de articulação contabilística: sistemas monistas versus sistemas dualistas;
4.2. Método de cálculo de custos:
4.2.1. Método direto (por encomenda ou ordem de fabrico);
4.2.2. Método indirecto (por processo);
4.2.3. Método misto;

Capítulo V - Os sistema de custeio
5.1. Sistema de custeio total ou de absorção;
5.2. Sistema de custeio variável;
5.3. Sistema de custeio racional.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram delineados de modo integrado, em função dos objetivos a alcançar e competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- Os capítulos I e II dão resposta ao objetivo 1, na medida em que é estudado o âmbito e objetivo da Contabilidade de Gestão; 
- O capítulo III vai ao encontro do proposto nos objetivos 2 e 3, uma vez que aborda as componentes do custo de produção; 
- O capítulo IV está em consonância com o previsto no objetivo 4, sendo explicados o métodos de apuramento dos custos; 
- O capítulo V contempla o estudo dos sistema de custeio respondendo ao objetivo 5.

Bibliografia Principal

António C. Pires Caiado ;Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 2020. ISBN: 9789899010017
Caiado, A;Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 2015

Bibliografia Complementar

Trancoso, Tiago e Gomes, Sofia;Princípios de Contabilidade de Gestão, 2018
Drury, C. ;Management and Cost Accounting. student's manual, (9ht Ed.), Cengage Learning EMEA, 2015
Franco, V. S., Oliveira, A., Morais, A. I., Oliveira, B., Lourenço, I., Major, M. J.; Jesus, M. A. & Serrasqueiro, R. ;Temas de Contabilidade de Gestão: Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição, Livros Horizonte, 2015. ISBN: 9789722416467

Métodos de Ensino

Apresentação e discussão de casos teórico-práticos, com o fornecimento prévio de material de apoio sobre as matérias a abordar, bem como da bibliografia considerada como mínima indispensável dos diversos pontos da matéria a ministrar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  112
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos individuais: 45% cada; 
1 Ficha de trabalho individual submetida através da plataforma E-Learning: 10% .

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

1 Exame escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino visam potenciar a aprendizagem, tanto na vertente teórica, como na vertente prática. Procura-se expor o aluno a um conjunto diverso de conceitos essenciais ao tratamento e à análise dos dados contabilísticos. De igual modo, pretende-se que use o raciocínio crítico na interpretação da informação contabilística, e o raciocínio lógico na resolução de problemas práticos.