O Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) visa formar técnicos superiores profissionais em contabilidade e fiscalidade, que participem na gestão dos sistemas de informação financeira da organização, pública ou privada, ao nível do registo contabilístico e fiscal, e do planeamento e controlo dos processos internos de gestão, de forma a obter informação relevante de apoio à administração/direção na tomada de decisões relativas à gestão económica e financeira da organização. Permite desenvolver competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional, identificada como uma necessidade do mercado, com um bom potencial de empregabilidade.
Conhecimentos
Conhecimento procedimental abrangente:
- das obrigações contabilísticas correntes da organização, na vertente da fiscalidade e do direito empresarial;
- dos procedimentos de elaboração dos documentos de relato financeiro e do relatório e contas;
Conhecimento conceptual abrangente
- das funcionalidades de ferramentas informáticas de apoio à contabilidade e à gestão mais utilizadas no mercado;
- das técnicas, metodologias e procedimentos na elaboração de um sistema de contabilidade de gestão;
Conhecimento conceptual abrangente e especializado de ferramentas, indicadores e rácios de análise da situação económica e financeira duma organização;
Conhecimento abrangente de técnicas e métodos de interligação dos subsistemas de informação relativos à contabilidade orçamental, financeira e de gestão;
Conhecimento especializado dos procedimentos de gestão corrente, na área dos recursos humanos e na comunicação com clientes e fornecedores.
Conhecimento conceptual especializado do Sistema de normalização contabilística, e das normas internacionais da contabilidade;
Aptidões
- Realizar tarefas correntes com a administração fiscal, segurança social e outros organismos públicos;
- Selecionar e utilizar software de contabilidade e de gestão;
- Preparar, organizar e classificar documentos comerciais;
- Elaborar os documentos de relato e prestação de contas de uma organização;
- Criar, planear e atualizar modelos de contabilidade analítica e de gestão;
- Aplicar os métodos e técnicas para identificação, gestão de informação e interligação relativa à contabilidade orçamental e financeira;
- Produzir e avaliar relatórios da situação económica e financeira da organização;
- Aplicar técnicas de gestão de recursos humanos na organização.
Atitudes
- Demonstrar autonomia, iniciativa e capacidade de resposta a novas situações;
- Demonstrar disponibilidade e abertura profissional em relação à inovação e à novidade tecnológica;
- Demonstrar capacidade de liderança para coordenar, supervisionar, orientar e instruir equipas adstritas à realização do processo contabilístico;
- Transmitir aos colaboradores uma atitude profissional de motivação e dinamismo;
- Demonstrar autonomia na tomada de decisão;
- Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes, fornecedores, colaboradores e outros prestadores de serviços.
DESCRIÇÃO GERAL DO CURSO
Participar na gestão dos sistemas de informação financeira da organização, pública ou privada, ao nível do registo contabilístico e fiscal, e do planeamento e controlo dos processos internos de gestão, de forma a obter informação relevante de apoio à administração e ou direção na tomada de decisões relativas à gestão económica e financeira da organização.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/ATIVIDADES PRINCIPAIS
A) Pesquisar, recolher, selecionar, preparar e analisar informação relevante de natureza financeira, necessária ao cumprimento das obrigações contabilísticas pela empresa ou organização pública ou privada;
B) Planificar, organizar e executar, de forma autónoma, a contabilidade financeira e de gestão da organização/empresa;
C) Implementar software e procedimentos na gestão das compras, das vendas, de clientes e de fornecedores, bem como dos relativos à gestão de tesouraria;
D) Avaliar o desempenho das aplicações informáticas de contabilidade em conformidade com o SNC - Sistema de Normalização Contabilística;
E) Assegurar os procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações da entidade perante a Administração Fiscal;
F) Preparar informação de apoio à elaboração de pareceres e relatórios de gestão financeira tendo em vista o desempenho eficiente e eficaz da empresa ou entidade pública.