Código: | CF204 | Sigla: | MQG |
Área de Ensino: | Matemática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPCF | Aviso n.º 12992/2018_Novo Plano | 1º | 6 | 45 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Docência - Horas
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O capítulo I abordará modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções variáveis reais e a otimização de soluções matemáticas de aplicações em contexto real.
O Capítulo I e II permitirá trabalhar com modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções reais de variáveis reais e trabalhar com um nível importante de abstração na dedução de propriedades de modelos.
O Capítulo III permitirá ao aluno aplicar conceitos matemáticos de álgebra e cálculo para resolver sistemas de equações lineares com mais de uma variável real.
Assim sendo,
- os objectivos 1 e 2 serão atingidos em todos os capítulos.
- o objectivo 3 será alcançado nos capítulos I e II, que irá proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos e ferramentas de cálculo em R.
- o objectivo 4 será atingido nos capítulos I e II, com a introdução do conceito de derivada parcial e suas aplicações no contexto económico.
Margarida Macedo;Cálculo Integral, UCP Editora, 2022. ISBN: 9789899058279 |
Isabel Figueiredo, Helena Brás, Alzira Faria;Análise Matemática I, Resumo Teórico, Exercícios Resolvidos e Propostos, Edições Silabo, 2021. ISBN: 9789895611799 |
J. Campos Fertreira;Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 2014 |
Luís Barreira & Cláudia Valls;Exercícios de Álgebra Linear, IST Press, 2011 |
Ricardo Gonçalves;Álgebra Linear - Teoria e Prática, Sílabo, 2015. ISBN: 9789726188179 |
James Stewart;Cálculo, vol. I e II, tradução da 8a edição norte-americana, Cengage Learning, 2017 |
Edwin Jed Herman & Gilbert Strang;Calculus, volumes 1, 2 e 3, OpenStax, 2018 |
Resolução de problemas e atividades práticas de aplicação dos conteúdos serão abordados nas aulas teórico-práticas (recorrendo sempre que necessário às tecnologias e métodos audio-visuais).
Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação direta na área económica direcionados para mostrar a relevância dos conteúdos programáticos estudados.
Exercícios de aplicação, dos conteúdos abordados, na resolução de problemas do quotidiano, de modo que o aluno selecione o método mais adequado e seja capaz de desenvolver o interesse pelo conteúdo da unidade curricular e mostrar a sua utilidade.
Acompanhamento e orientação dos alunos no estudo e busca de soluções para a resolução dos problemas propostos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 112 | |
Total: | 160 |
Testes (individuais) 70% + Primeiro trabalho escrito 15% + Segundo trabalho escrito 15%.
Os trabalhos deverão ser submetidos através da plataforma de ELearning plataform de acordo com as datas finais definidas na PIA, usando a Turnitin database disponível na plataforma de ELearning.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame (individual) 100%.
A avaliação segue o sistema geral de avaliações do ISAG-EBS.
Exame (individual) 100%.
A avaliação segue o sistema geral de avaliações do ISAG-EBS.
Exame (individual) 100%.
A avaliação segue o sistema geral de avaliações do ISAG-EBS.
As competências de carácter cognitivo são desenvolvidas através da exposição e discussão na resolução de problemas, mas também na resolução individual de exercícios. As competências de partilha e trabalho em equipa são desenvolvidas em trabalhos em grupo supervisionados. As competências de comunicação são adquiridas em toda a UC.