Código: | CF201 | Sigla: | GP |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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CTSPCF | Aviso n.º 12992/2018_Novo Plano | 1º | 6 | 45 | 160 |
Teórico-Práticas: | 44,00 |
Docência - Horas
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Resumo Descrito da Unidade Curricular
Ao longo das últimas décadas a gestão de recursos humanos tem vindo a assumir um papel fundamental ao nível da estratégia e da competitividade empresarial. Com esta unidade curricular pretende-se dotar os alunos de um conjunto de competências que lhes permitam atuar em função das melhores práticas de gestão de pessoas em contexto organizacional. Assim, procede-se a uma caracterização das relações entre a função da gestão do capital humano e as outras funções da gestão, desenvolvendo o conceito de contrato psicológico nas organizações, enquanto elemento caracterizador e dinamizador das relações e da qualidade de vida no trabalho. É dado especial relevo ao papel da função da gestão de recursos humanos em contextos empresariais. Tendo em consideração que a internacionalização dos mercados e o aparecimento de novas tecnologias constituem exemplos de fatores potenciadores da mudança organizacional. São apresentados e discutidos métodos e técnicas utilizadas pela função com o objetivo de atrair, reter e desenvolver pessoas nas organizações, nomeadamente a análise e descrição de funções, o recrutamento e a seleção, o desenvolvimento de competências e potencial, sistemas de gestão de desempenho e de gestão de percursos profissionais.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
a) Compreender o âmbito da função GRH numa perspetiva estratégica e operacional orientada para negócio e das suas interações com outras funções de gestão.
b) Compreender o desenvolvimento do contrato psicológico orientado para performances de elevado rendimento e as sua relação direta com a natureza das diferentes práticas de gestão de recursos humanos.
c) Proporcionar o conhecimento sobre o modus operandi da função GRH.
d) Sensibilizar para a importância em promover boas práticas na gestão orientadas para potenciar o envolvimento e a adesão das pessoas a processos de mudança.
e) Proporcionar o conhecimento e a aplicação de diferentes técnicas de gestão de pessoas nas organizações.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Pretende-se desenvolver competências que possibilitem:
a) Compreender os fatores impulsionadores de mudança organizacional, o papel e a evolução da função da gestão de recursos humanos na organização;
b) Compreender a determinação do alinhamento entre a definição, o desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de recursos humanos e a estratégia da organização e o seu contributo para o desenvolvimento do(s) negócio(s);
c) Entender o impacto dos desafios económicos, tecnológicos, demográficos e institucionais ao nível do desenvolvimento das competências dos recursos humanos;
d) Avaliar modelos inovadores de planeamento e gestão de recursos humanos;
e) Caracterizar a política de recursos humanos, seus objetivos e abrangência, identificando os elementos que a compõem, tais como: recrutamento e selecção; acolhimento e integração; formação e desenvolvimento de competências; gestão e avaliação do desempenho; análise e descrição de funções; gestão de potencial e percursos profissionais, e gestão de remunerações;
f) Identificar e caracterizar as principais dimensões dos seguintes sub-sistemas de gestão de recursos humanos: recrutamento e selecção; acolhimento e integração; formação e desenvolvimento de competências; gestão e avaliação do desempenho; análise e descrição de funções; gestão de potencial e percursos profissionais, e gestão de remunerações;
g) Compreender e interpretar os contratos psicológicos dos colaboradores nas organizações;
h) Diagnosticar e intervir ao nível da gestão de recursos humanos em contextos de pequenas e médias empresas;
i) Desenvolver a capacidade de iniciativa, criatividade, determinação, autoaprendizagem, capacidade de análise crítica e síntese, abertura à mudança e consciência da qualidade e das implicações éticas do exercício profissional.
1. Os papéis fundamentais da função GRH e a evolução das filosofias de gestão das pessoas
2. O posicionamento da função GRH em função da estratégia da empresa e dos processos de mudança e desenvolvimento das organizações
3. A mudança da GRH ao longo do ciclo de vida da empresa
4. Enquadramento e evolução da função de Gestão de Recursos Humanos (GRH): da gestão de pessoal à gestão do capital humano
5. O desenvolvimento do contrato psicológico orientado para performances de elevado rendimento.
6. Métodos e técnicas de gestão de recursos humanos:
6.1. Análise, descrição e qualificação de funções
6.2. Recrutamento, seleção, acolhimento e integração
6.3. Gestão de formação e desenvolvimento de competências
6.4. Gestão e avaliação de desempenho
6.5. Gestão de potencial e desenvolvimento de percursos profissionais
6.6. Gestão de remunerações: fixas, variáveis e benefícios.
7. Gestão de recursos humanos em pequenas e médias empresas e a sua contribuição para a gestão de disfunções organizacionais.
Para alcançar compreender o âmbito da função GRH numa perspetiva estratégica e operacional orientada para negócio e das suas interações com outras funções de gestão, bem como para compreender o desenvolvimento do contrato psicológico orientado para performances de elevado rendimento e as sua relação direta com a natureza das diferentes práticas de gestão de recursos humanos, importa conhecer: i) os papéis fundamentais da função GRH e a evolução das filosofias de gestão das pessoas; ii) o posicionamento da função GRH em função da estratégia da empresa e dos processos de mudança e desenvolvimento das organizações; iii) a mudança da GRH ao longo do ciclo de vida da empresa; iv) o enquadramento e evolução da função de Gestão de Recursos Humanos (GRH): da gestão de pessoal à gestão do capital humano, bem como v) o desenvolvimento do contrato psicológico orientado para performances de elevado rendimento.
Para proporcionar o conhecimento sobre o modus operandi da função GRH, sensibilizar para a importância em promover boas práticas na gestão orientadas para potenciar o envolvimento e a adesão das pessoas a processos de mudançae proporcionar o conhecimento e a aplicação de diferentes técnicas de gestão de pessoas nas organizações, importa conhecer os principais métodos e técnicas de gestão de recursos humanos: i) análise, descrição e qualificação de funções, ii) recrutamento, seleção, acolhimento e integração, iii) gestão de formação e desenvolvimento de competências, iv) gestão e avaliação de desempenho, v) gestão de potencial e desenvolvimento de percursos profissionais, e a vi) gestão de remunerações: fixas, variáveis e benefícios. Importando compreender a atuação da gestão de recursos humanos em pequenas e médias empresas e a sua contribuição para a gestão de disfunções organizacionais.
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Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo, take home e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, realizada com recurso à partilha de diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos e do professor especialista na área da GRH, potenciando uma aproximação dos alunos ao mercado de trabalho e às diferentes práticas de gestão existentes e emergentes da função GRH em contexto organizacional.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Estudo autónomo | Estudo | 112 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Total: | 160 |
Teste escrito individual: 100%
Com esta unidade curricular pretende-se promover o desenvolvimento de competências interpessoais e técnicas, pelo que a utilização de estudos de caso, role-playing, take home e trabalhos de grupo revelam-se os mais ajustados para o desenvolvimento destas competências.