Código: | LGH2228 | Sigla: | LEIVE |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 2º | 3 ECTS | 28 | 80 |
Teórico-Práticas: | 24,50 |
Outro: | 5,50 |
Docência - Horas
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I. Funções comunicativas:
Ativar os conhecimentos prévios (A1, A2 e B1.1). Expressar e justificar as próprias opiniões. Expressar condições e propor soluções. Comparar e expressar preferências. Dar instruções.
II. Conteúdos gramaticais:
Condicional; futuro perfeito; expressar probabilidade; alguns usos de por e para; imperfeito de subjuntivo; tempos compostos; a correspondência dos tempos; sentenças condicionais; o estilo indireto; forma passiva / impessoal; uso de pero, sino, sino que; sentenças consecutivas; sentenças causais; a duplicação.
III. Conteúdos lexicais:
Expatriação. Procedimentos para trabalhar fora da Espanha. Estilos de direção. Ambiente de trabalho. Mundo digital. Redes sociais.
IV. Conteúdos culturais:
Introdução ao conhecimento e comportamento profissional, sociocultural e intercultural dos países de língua espanhola.
O programa combina práticas de comunicação pedagógica ativas com exercícios sistemáticos para a aprendizagem abrangente do vocabulário, a gramática e os conteúdos culturais necessários para atingir o nível B1.2 do QECR.
DE PRADA, M. y MARCÉ P.;Entorno Laboral, Edelsa, 2017. ISBN: 978-84-9081-606-6 |
FLORIÀN; L.; GÒMEZ; A.; MORENO_MANZANARO; I. y UREÑA; C.;Profesionales del Turismo, enClave-ELE, 2018. ISBN: 978-84-16108-80-0 |
http://www.cervantesvirtual.com/index.jsp |
http://www.zonaele.com/ |
Utilizamos o manual Entorno Laboral, de Edelsa, como método de aprendizagem do espanhol para fins profissionais porque segue as diretrizes do QECR e se baseia em um método comunicativo de trabalho individual, por pares e em equipa. O processo foca-se na aprendizagem de elementos descritivos da linguagem e do seu uso em situações específicas. O uso de ferramentas multimédia e a realização de projetos acompanham toda a aprendizagem. Este sistema visa chegar o mais próximo possível das situações da vida real.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 22,5 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Outros | Estudo | 5,5 | |
Estudo autónomo | Estudo | 50 | |
Total: | 80 |
Trabalho individual com apresentação oral e uma atividade de e-learning (wikirrelato): 40%.
Testes escritos individuais (2): 60% (30% + 30%).
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame escrito: 100%
O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
O aluno classificado com 8 (oito) ou 9 (nove) valores na prova escrita terá acesso a uma prova oral.
A abordagem comunicativa e a utilização de ferramentas multimédia potenciam e favorecem a aquisição das competências exigidas no nível correspondente a esta unidade curricular, simulando e reproduzindo, durante a aprendizagem, as situações em que o novo utilizador da língua se irá encontrar na sua vida profissional e pessoal. O desenvolvimento de projetos ajuda a aquisição das competências.