Informática Aplicada à Hotelaria
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGH1
Software
Virtual Hotel (Galileo)
Canva
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
A Unidade curricular de Informática Aplicada tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos discentes ao nível dos sistemas de informação, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância para a Industria Hoteleira.
Nesta unidade curricular são abordados os conceitos fundamentais relacionados com esta área de conhecimento, sua aplicação e enquadramento na indústria Hoteleira.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagemOs objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Descrever e identificar o papel dos Sistemas de informação na gestão das organizações;
2. Caracterizar tipos de Sistemas de Informação e compreender o seu impacto no âmbito do turismo;
3. Utilizar os Sistemas de Informação e Gestão do turismo: Sabre, Galileo, Amadeus, Worldspan e/ou outros.
Competências a desenvolverCom esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Identificar um sistema de informação para a gestão do turismo e reconhecer a importância da sua utilização;
2. Saber utilizar um sistema de informação para a gestão do turismo de forma autónoma: Galileo, Amadeus, Worldspan e/ou outros.
Programa
1. Sistema de Informação Organizacional
1.1. O conceito de Sistema
1.1.1. Teoria Geral dos Sistemas;
1.1.2. Características Gerais dos Sistemas.
1.2. O Sistema Organizacional
1.3. Sistemas de Informação
1.3.1. Sistema - Conceito e exemplos;
1.3.2. Sistema de Informação - Conceito e componentes;
1.3.3. Sistema de Informação e sistemas informático;
1.3.4. Sistema de Informação e Tecnologias de Informação;
1.3.5. Principais tipos de sistemas de informação;
1.3.6. Fases de desenvolvimento dos sistemas de informação.
1.4. O papel das Tecnologias da Informação na Gestão das Organizações
1.5. Sistemas de Informação Empresariais
1.5.1. A evolução dos Sistemas de Informação nas Organizações;
1.5.2. Os Sistemas de Gestão de Bases de Dados;
1.5.3. Sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning);
1.5.4. Sisteas de CRM (Customer Relationship Management);
1.5.5. Sistemas de Informação Interorganizacionais.
2. Sistemas de Informação para apoio à atividade turística
2. Sistemas de Informação para apoio à atividade turística
2.1. Evolução histórica dos Sistemas de Informação turísticos
2.2. Tipos de Sistemas de Informação turísticos - Sistema de reserva Computorizado (CRS), Sistema de distribuição global (GDS), Sistemas de distribuição pela internet (IDS), Sistema de Gestão de Destino (DMS)
2.3. Sistemas de distribuição pela internet (IDS)
3. Os SI turísticos e a distribuição turística
3.1. Utilização dos meios eletrónicos
3.2. Tendências do canal de distribuição turística
4. A Internet e o turismo
4.1. Redes sociais
5. E-Business para o turismo
6. Análise de alguns websites: agência de viagem on-line, sistemas de reservas de hotéis on-line, sistemas de gestão de companhias aéreas, sistemas de gestão de destinos
7. Análise dos sistemas mais usados: Sabre, Galileo, Amadeus, Worldspan, e outros
8. Sistemas de Informação aplicados à Gestão Hoteleira
8.1. Multimédia para a Hotelaria
8.1.1. Produção de multimédia para aplicação à hotelaria e ao turismo
8.2. Análise e implementação de um software de Gestão de Hotéis
8.2.1. Reservas, Check-In, Check-Out;
8.2.2. Contas correntes, movimentos e faturação;
8.2.3. Gestão de reservas;
8.2.4. Reservas de grupo;
8.2.5. Night Auditor;
8.2.6. Relatórios de reservas/Receção;
8.2.7. Plannings;
8.2.8. Relatórios, Estatísticas e Impostos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante conhecer técnicas e ferramentas aplicadas à Informática Aplicada. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios gerais (tópicos 1 a 7) que darão resposta aos Objetivos 1 e 2, passando para a sua aplicação prática utilizando softwares específicos (tópico 8) completando o Objetivo 3.
Bibliografia Principal
Ramos, A.;Sistemas e Tecnologia da Informação no Turismo. Um Enfoque Gerencial, Editora Prismas, 2017. ISBN: 9788555075469 |
Stair, R. M.; Reynolds, G. W.; Bryant, J.; Frydenberg, M.; Greenberg, H.; Schell, G.;Princípios de sistemas de informação, Cengage Learning, 2023. ISBN: 9786555583403 |
Bibliografia Complementar
BuenoGomes, G.;Gerenciamento de Facilities na Hotelaria, Trevisan Editora, 2014. ISBN: 9788599519677 |
Brito, B.;Tecnologias da Informação Turística, SESES, 2017. ISBN: 9788555484186 |
Métodos de Ensino
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Outros |
Participação Presencial |
6 |
|
Avaliação Individual |
Teste/Exame |
3 |
|
Estudo autónomo individual |
Estudo |
67 |
|
|
Total: |
106 |
Avaliação Contínua
Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 30% da nota final.
Um trabalho de grupo (duas atividades submetidas através da plataforma e-learning) com uma ponderação de 40% da nota final.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.
O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.