Código: | LGH2115 | Sigla: | LEIIA |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 1º | 4 ECTS | 38 | 106 |
Teórico-Práticas: | 31,00 |
Outro: | 8,00 |
Docência - Horas
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Nas aulas de língua alemã A1.2 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, comidas e bebida, diálogos no restaurante, lazer. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Nma primeira instância será feita a leitura e interpretação do conto "Doktor Frankenstein".
Diversas situações comunicativas do quotidiano e vocabulário das áreas semânticas correspondentes:
1. O quotidiano: perceber e dizer as horas;
2. Refeições: falar sobre a comida; manter uma conversa durante a refeição
3. Pedidos e pagamentos no restaurante;
4. Exprimir sentimentos;
Vários aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:
1. Casos sintáticos: revisões do Nominativo e Acusativo
2. O Dativo; preposições e verbos que pedem acusativo e dativo
3. Formação dos substantivos
Em cada um dos tópicos programáticos serão trabalhadas as competências de oralidade, escrita e leitura. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível.
Vários;Deutsch Intensiv Schreiben A1, Klett Verlag, 2020 |
Braun, Birgit; Doubek, Margit; Frater-Vogel, Andrea; Fügert, Nadja; Köhl-Kuhn, Renate; Sander, Ilse;DaF kompakt A1-B1. Übungsbuch, Klett, 2015 |
Reimann, Monika;Gramática essencial do Alemão, Ismaning: Hueber, 2004 |
Sander, Ilse; Braun, Birgit; Doubek, Margit; Fügert, Nadja; Vitale, Rosanna;DaF kompakt A1-B1 - Kursbuch mit 3 Audio-CDs, Klett, 2015 |
Aulas teórico-práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em "powerpoint".
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
outras | Participação Presencial | 8 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Estudo autónomo | Estudo | 66 | |
Total: | 106 |
- 2 Testes de avaliação (35% cada)
- Trabalho (30%) Inserção na plataforma E-Learning
Nos termos do Regulamento Geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
- exame (100%)
Nos termos do Regulamento Geral:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
As aulas serão teórico-práticas, com estratégias didáticas variadas, como o trabalho em grupo ou individual; será dada, sobretudo, grande importância à participação ativa por parte dos alunos, através de pequenas pesquisas temáticas, do treino de leitura em voz alta, da realização de trabalhos escritos e de apresentações em "powerpoint". O objetivo último será adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo, assim como desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; o resultado prático configurar-se-á em torno do alargamento das competências a nível da utilização de recursos multimédia.