Código: | LGH2114 | Sigla: | LEIIE |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 1º | 4 ECTS | 38 | 106 |
Teórico-Práticas: | 31,00 |
Outro: | 8,00 |
Docência - Horas
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I. Funções comunicativas:
Dar e pedir informações; expressar opiniões, atitudes e conhecimentos; expressar gostos, desejos e sentimentos; influenciar o interlocutor; socializar e estruturar o discurso.
II. Conteúdos gramaticais:
A continuação de uma ação: seguir + gerúndio; Pronomes pessoais com preposições e em função de OD e OI; adjetivos e pronomes possessivos; adjetivos e pronomes indefinidos; Muy/mucho; pretérito imperfeito; formas irregulares do gerúndio; a finalidade: para que + subjuntivo; pronomes pessoais: dois pronomes como complemento, formas enclíticas com dois pronomes; por e para; presente subjuntivo; imperativo, imperativo negativo; o superlativo; pronomes pessoais com imperativo; advérbios de modo; frases condicionais; pretérito indefinido; pretérito mais que perfeito; uso de tempos passados; a obrigação: tener + infinitivo; usos de ser e estar.
III. Conteúdos lexicais:
Conversa telefónica. Pedido de material. Agenda do dia. Adjetivos para descrever objetos. Formas e medidas geométricas. Na cidade. Criação de novas empresas. Exportação. Produtos. Currículo. Entrevista de trabalho.
IV. Conteúdos culturais:
Introdução aos conhecimentos e comportamentos socioculturais e interculturais dos países de língua espanhola.
O programa combina práticas de comunicação pedagógica ativa com exercícios sistemáticos para a aprendizagem abrangente do vocabulário, a gramática e os conteúdos culturais necessários para atingir o nível A1 do QECR.
DE PRADA, M. y MARCÉ P.;Entorno Laboral, Edelsa, 2017. ISBN: 978-84-9081-606-6 |
CENTELLES; A., PALACIOS; E., GODED, M. y HERMOSO, A.;Bienvenidos de nuevo. Español para Profesionales del Turismo y Hostelería, enClave-ELE, 2016. ISBN: 978-84-16108-39-8 |
http://www.cervantesvirtual.com/index.jsp |
http://www.zonaele.com/ |
Utilizamos este manual porque se baseia em um método comunicativo de trabalho individual, por pares e em equipa, e segue as diretrizes do QECR. O processo foca-se na aprendizagem de elementos descritivos da linguagem e do seu uso em situações específicas. A realização de projetos acompanha toda a aprendizagem. Este sistema visa chegar o mais próximo possível das situações da vida real.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outros | Participação Presencial | 8 | |
Trabalho individual | Trabalho laboratorial ou de campo | 35 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Estudo autónomo | Estudo | 31 | |
Total: | 106 |
Trabalho individual com apresentação oral e uma atividade de e-learning: podcast: 40%.
Testes escritos individuais (2): 60% (30% + 30%).
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame escrito: 100%
O trabalho prático ou teórico-prático referido na alínea b) do n.º 2 do Artigo 159.º do regulamento geral, poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o estudante comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
O aluno classificado com 8 (oito) ou 9 (nove) valores na prova escrita terá acesso a uma prova oral.
A abordagem comunicativa e a utilização de ferramentas multimédia potenciam e favorecem a aquisição das competências exigidas no nível correspondente a esta unidade curricular, simulando e reproduzindo, durante a aprendizagem, as situações em que o novo utilizador da língua se irá encontrar na sua vida profissional e pessoal. O desenvolvimento de projetos ajuda a aquisição das competências.