• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGH2226

Língua Inglesa IV

Código: LGH2226    Sigla: LIIV

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 4 ECTS 38 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH2

Teórico-Práticas: 55,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,53

Língua de Ensino

Inglês

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da Unidade Curricular
Esta unidade curricular visa conduzir os alunos ao desenvolvimento de competências de compreensão e produção, orais e escritas, em língua inglesa, através da aquisição e aplicação progressivas de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos, de tal modo que os alunos tenham consolidado, no final do semestre, o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência, aproximando-se já progressivamente do nível C1.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo central o desenvolvimento das competências de compreensão e comunicação dos alunos, bem como a promoção de competências de investigação e gestão da informação tendo em vista a sua progressiva autonomia e aplicação dessas mesmas aprendizagens em diferentes contextos académicos e profissionais.

Competências a desenvolver
- Compreensão oral: compreender a língua inglesa quando usada por falantes nativos de diferentes países de língua inglesa e extrair informações específicas a partir de discursos orais, textos áudio ou vídeos.
- Compreensão escrita: compreender globalmente a mensagem de diferentes textos e extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos alunos.
- Produção oral: realizar apresentações em inglês e interagir com o professor e os colegas, expressando-se em língua inglesa, com flexibilidade e fluência.
- Produção escrita: escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que os alunos se inserem.

Programa

Conteúdos temáticos
1. Partidas
1.1 As responsabilidades do/a rececionista
1.2. Padrões de qualidade
1.3 A receção
2. O turismo na atualidade
2.1 O futuro do turismo
2.2 Desafios para os gerentes turísticos
2.3 Gerir vs. ser gerido
3. Gestão hoteleira
3.1 Como alcançar sucesso na área da gestão hoteleira
3.2 Gerente de receção
4. Qualidade no turismo
4.1 Garantia de qualidade
4.2 Reclamações formais

Conteúdos Gramaticais:
- Tempos verbais (presente e futuro)
- Colocações e expressões com o verbo "get"
- O condicional
- Outros que surjam a partir de questões colocadas pelos alunos ou no decorrer da análise de documentos da atualidade

Vocabulário:
- Despedidas, reclamações e elogios
- Expressar opiniões, concordar e discordar
- Fazer previsões face ao futuro
- Dar conselhos
- Cartas e e-mails formais
- Termos e expressões específicos de cada área temática do programa

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular uma vez que potenciam o desenvolvimento de competências de compreensão e produção orais e escritas em inglês, de acordo com os pressupostos definidos pelo Conselho da Europa, através do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação, para elaboração de programas de línguas e linhas de orientação curriculares. Mais ainda, os conteúdos programáticos promovem o desenvolvimento de competências de investigação e de gestão de informação, componentes essenciais no processo atual de ensino-aprendizagem.

Bibliografia Principal

Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2018
Robin Walker & Keith Harding;Tourism 3 - Management, Oxford University Press, 2020
John R. Walker & Josielyn T. Walker;Introduction to Hospitality, 8th Edition, Pearson, 2020. ISBN: 978848448564

Bibliografia Complementar

Rawdon Wyatt;Check your English Vocabulary for Leisure, Travel and Tourism, Bloomsbury Publishing, 2019
Bill Muscall;Business Vocabulary in Use: Advanced, Cambridge University Press, 2017
Leo Jones;Welcome! : English for Travel and Tourism Industry, Cambridge University Press, 2005

Métodos de Ensino

Os temas a abordar relacionam-se particularmente com o projeto global da licenciatura. As atividades organizadas têm como ênfase a comunicação oral e escrita. Em contexto de sala de aula, todas as semanas um tema é exposto aos alunos e estes são chamados a intervir, em exercícios guiados ou livres, neste caso com maior espaço para a criatividade e autonomia dos alunos. Os trabalhos de grupo e de investigação encontram-se incluídos na programação das sessões de contacto. O trabalho individual externo dos alunos deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas abordados nas semanas anteriores com vista à sua consolidação.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho de Grupo  Projectos  19
Outros  Participação Presencial  8
Estudo autónomo  Estudo  47
  Total: 107

Avaliação Contínua

2 Testes Escritos: 35% + 35%
Trabalho Individual: 30%

Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 5 minutos sobre uma temática estudada à sua escolha relacionada com os conteúdos programáticos da unidade curricular. Os alunos devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.

As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- submissão do plano de projeto através da plataforma E-Learning / Turnitin: interesse, originalidade e relevância do tema selecionado (5%);
- nível de interação comunicativa, proficiência e fluência em língua inglesa demonstrado durante a apresentação e defesa do projeto (20%);
- submissão de uma reflexão final sobre o trabalho realizado através da plataforma E-Learning / Turnitin: capacidade de sistematizar os principais pontos da apresentação, refletir sobre os pontos fortes e menos conseguidos do projeto, e fazer sugestões de aperfeiçoamento, se aplicável (5%).

A não apresentação do trabalho exclui o aluno do regime de avaliação contínua e, por sua vez, implica a sua passagem para o regime de avaliação final.

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita: 100 %

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino propostas articulam-se diretamente com os objetivos de aprendizagem, uma vez que as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação orais e escritas. A realização de projetos de grupo fomenta ainda o desenvolvimento de competências de investigação, gestão de informação, colaboração, negociação e resolução de problemas.