Código: | LGH2103 | Sigla: | PGH |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 1º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 14,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Resumo descritivo da unidade curricularA unidade curricular apresenta-se tendo como base estruturante princípios básicos consignados no domínio do turismo e hotelaria, procurando desenvolver conhecimentos teóricos, conceptuais e práticas fundamentais para o entendimento da atividade social e económica, que assenta num modelo sistémico.Assim sendo, a unidade curricular integra uma multiplicidade de aspetos fundamentais, privilegiando a análise, reflexão e discussão do turismo, da sua evolução, organização, funcionamento, oferta e procura e tendências. Integra igualmente uma visão global da gestão hoteleira desde a unidade hoteleira às cadeias hoteleiras, assim como os conceitos base da Gestão Hoteleira, preparando os alunos para uma compreensão global da temática preparando para a especialização por áreas desenvolvidos no curso.Objetivos e resultados esperados da aprendizagem1. Conhecer, discutir e compreender os conceitos fundamentais do turismo2. Identificar no turismo a evolução do turismo3. Identificar as diferentes classificações do turismo4. Reconhecer a perspetiva sistémica do turismo5. Identificar as atribuições e competências das organizações nacionais e internacionais do setor turístico6. Identificar e caracterizar as diferentes componentes da procura e oferta turística7. Conhecer a história da indústria hoteleira: passado e presente, evolução e tendências;8. Compreender a relevância da hotelaria e da restauração como negócio e no âmbito do turismo;9. Entender as especificidades das operações hoteleiras;10. Identificar os diferentes conceitos de alojamento turístico e restauração e as principais funções numa unidade hoteleira ou restaurante;11. Distinguir as formas de exploração do alojamento turístico: hotéis independentes e hotéis de cadeias;12. Distinguir as formas de exploração das unidades de restauração e serviços praticados;13. Calcular resultados básicos da gestão de alojamento e restauração e bebidasCompetências a desenvolverPretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:1. Adquirir conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais da atividade.2. Estimular a capacidade de observação, análise e sentido crítico na aplicação de conceitos técnicos da área do turismo, bem como de situações e contextos da atividade.3. Sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da vivência/experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo e hotelaria nestes domínios.4. Fomentar competências pessoais e comportamentais ao nível da criatividade, trabalho de equipa, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso5. Desenvolver o gosto pela investigação em turismo e gestão hoteleira.
I. Turismo
1. Turismo: enquadramento teórico e abordagem conceptual
1.1. Lazer, Recreio e Turismo
1.2. Conceitos, critérios e tipologias de Turismo
1.3. Classificações do sujeito turístico e do Turismo
2. Evolução do turismo
2.1. Evolução histórica do turismo no Mundo
2.2. Evolução do turismo em Portugal
3. Organização institucional do turismo
3.1. Organismos nacionais e internacionais: atribuições e competências
4. Sistema turístico
4.1. O turismo como sistema
4.2. Procura turística
4.2.1. Conceito e formação da procura
4.2.2. Motivações e comportamentos
4.2.3. Consumo turístico
4.2.4. Determinantes estruturais e conjunturais da procura turística
4.2.5. Medidas e índices da procura turística
4.2.6. Conceito de Hospitalidade e sua abrangência
II. Gestão Hoteleira
5. Terminologias e características específicas das operações hoteleiras.
6. Conceitos de Estabelecimentos Hoteleiros e de Unidades de Alojamento
6.1. Tipologias e classificações de empreendimentos turísticos
6.2. Estrutura funcional: enquadramento legal
6.3. Organização física e funcional
6.4. Departamentos das unidades hoteleiras
6.5. Problemas e tendências no alojamento
6.6. As cadeias hoteleiras: nacionais e internacionais.
6.7. Conceitos base de Gestão de Alojamento
7. Conceitos de Unidades de Restauração
7.1. Tipologias e classificações de Unidades de Restauração
7.2. Estrutura funcional: enquadramento legal
7.3. Organização física e funcional
7.4. Problemas e tendências na restauração
7.5. Conceitos base de Gestão de Alimentação e Bebidas
7.6. Cartas e Ementas
7.7. Serviço de Restaurante
O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O tema 1 dá resposta aos objetivo 1 e 3, na medida em que apresenta os conceitos fundamentais do turismo e classidicações do turismo;
- O tema 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2 e 7, que tem como objetivo o conhecimento da evolução do turismo e da hotelaria;
- O tema 3 permite aceder ao objetivo 5, a fim de conhecer as organizações do setor turístico, bem como atribuições e áreas de atuação;
- o tema 4 apresentará os conteúdos que permitem responder aos objetivos 4 e 6, que consiste no reconhecimento da perspetiva sistémica do turismo;
- O tema 5 caracteriza a hotelaria do ponto de vista operacional, respondendo ao objetivo 9.
- O tema 6 permite aceder aos objetivos 9, 10, 11 e 13, para conhecer as diferentes formas de alojamento, funções e formas de exploração, a especificidade das operações hoteleiras e os cálculos básicos para a compreensão do negócio hoteleiro.- O tema 7 permite aceder aos objetivos 12 e 13, aferindo a especificidade da exploração de unidades de restauração.
Cunha, L.; Abrantes, A.;Introdução ao turismo, Lidel, 2013 |
Abranja, N., Almeida, M., Elias Almeida, A;Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping, LIDEL, 2019. ISBN: 978-989-752-411-0 |
COSTA, R.;Introdução à Gestão Hoteleira (4ª Edição), LIDEL - Edições Técnicas, 2012. ISBN: ISBN: 978-972-757-860-3 |
Cooper, C.; Fletcher, J.; Fyall, A.; Gilbert, D. & Wanhill, S.;Tourism principles and practice, Prentice Hall, 2008 |
Raina, A. K. & Lodha. R. C.;Fundamentals of tourism system, Kanishka Publishing House, 2013 |
Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas (explorando os métodos expositivo e interrogativo), onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios (explorando os métodos ativo e participativo) casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Trabalho individual | Trabalho laboratorial ou de campo | 6 | |
Outros | Participação Presencial | 9 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 94 | |
Total: | 160 |
2 Testes escritos 2 x 35%
1 trabalho 30%
De acordo com o Regulamento Geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Prova escrita individual: 100%
Nos termos do Regulamento Geral:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Sendo uma unidade curricular de iniciante à temática da hotelaria, urge usar inicialmente o método expositivo e interrogativo. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático, sempre suportados com os exercícios, de forma a garantir a maior compreensão da especificidade da hotelaria, justificando a aplicação dos métodos ativo e participativo.