Código: | LGH2229 | Sigla: | LEIVA |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 2º | 3 ECTS | 28 | 80 |
Teórico-Práticas: | 25,50 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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RESUMO DA UNIDADE CURRICULAR
Vários aspectos gramaticais serão objecto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:
REVISÕES GERAIS:
1. Sintaxe: Noções básicas; Os complementos exigidos pelo verbo
ESPECÍFICO:
2. Pronomes Indefinidos
3. Preposições
4. Verbos
5. Conjugação dos verbos no pretérito perfeito (Perfekt) e no imperfeito (Präteritum)
Verbos modais (pretérito) Nas aulas de língua alemã 3 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, encontros, agenda, profissões, lojas, fazer compras no supermercado, casa, lazer. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Diversas situações comunicativas do quotidiano e vocabulário das áreas semânticas correspondentes: revisões gerais (A2.1), leitura de textos, traduções e pequenas retroversões
Em cada um dos tópicos programáticos serão trabalhadas as competências de oralidade, escrita e leitura. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível.
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Aulas teórico-práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação implica uma participação activa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em "powerpoint".
Actividades que visam a promoção da Expressão Oral e da Expressão Escrita, assim como o desenvolvimento de competências comunicativas específicas / técnicas.
1| Apresentação de cenários reais (textos, imagens, vídeos) com o objectivo de suscitar comentários e/ou debates sobre os temas propostos;
2| Realização de exercícios de natureza gramatical relacionados com o tema a explorar em cada sessão;
3| Condução de simulações relacionadas com os temas centrais da formação, procurando recriar os ambientes reais experienciados no dia-a-dia;
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 22,5 | |
Outras | Participação Presencial | 5,5 | |
Testes escritos | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Teste/Exame | 49 | |
Total: | 80 |
- 2 testes escritos (35% cada)
- trabalho (20%)
- assiduidade / participação (10%)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Exame (100%)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
As aulas serão teórico-práticas, com estratégias didácticas variadas, como o trabalho em grupo ou individual; será dada, sobretudo, grande importância à participação activa por parte dos alunos, através de pequenas pesquisas temáticas, do treino de leitura em voz alta, da realização de trabalhos escritos e de apresentações em "powerpoint". O objectivo último será adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo, assim como desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; o resultado prático configurar-se-á em torno do alargamento das competências a nível da utilização de recursos multimédia.