Código: | LGH1644 | Sigla: | NINT |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 3º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A presente Unidade Curricular assume como objetivo geral a sensibilização dos alunos para as teorias e práticas inerentes aos negócios internacionais, compreendendo as principais técnicas de análise dos mercados. Almeja-se a compreensão e aplicação destes conceitos, através do desenvolvimento de competências estratégicas e táticas conducentes à elaboração das bases de um plano de internacionalização.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Identificar os objetivos e o âmbito dos negócios internacionais compreendendo o ambiente global que o enquadra;
- Reconhecer os processos e as razões da internacionalização das empresas e dos negócios, bem como, conhecer as diversas fases dos respetivos processos de decisão e implementação;
- Desmistificar alguma terminologia específica da área (International Commerce Term);
- Perceber o desenvolvimento de um programa de internacionalização à luz das principais variáveis negociais (produto, preço, distribuição e comunicação);
- Compreender as estruturas e os métodos de organização específicos das empresas com atividade internacional.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender as principais decisões relativas à internacionalização das empresas tais como: teorias explicativas do processo de internacionalização, evolução do conceito, internacionalização das grandes versus pequenas e médias empresas, desenvolvimento da competitividade internacional;
- Identificar as decisões relacionadas com a seleção e desenvolvimento de mercados internacionais;
- Desenvolver na prática os fundamentos de um programa de internacionalização empresarial.
1 - Fundamentos de Negócios Internacionais
1.1 Globalização;
1.2 Localização;
1.3 O ambiente envolvente transaccional e contextual.
2 - Internacionalização
2.1 Motivações;
2.2 Seleção dos Países de Implantação;
2.3 Processos de Decisão;
2.4 Processos de Implantação - Pesquisa de Informação e Formas de Acesso a Mercados Internacionais.
3 - Planeamento das Variáveis Negociais em Contexto Internacional
3.1 Política de Produto;
3.2 Política de Preço;
3.3 Distribuição nos mercados Externos;
3.4 Política de Comunicação.
4 - Estruturas e Métodos de Organização em Negócios Internacionais
4.1 As Estruturas das Empresas Internacionais;
4.2 Métodos e Procedimentos de Coordenação das Atividades Internacionais;
4.3 O Departamento de Marketing Internacional;
4.4 Os Incoterms - International Commerce Term.
- O objetivo «Identificar os objetivos e o âmbito dos negócios internacionais compreendendo o ambiente global que o enquadra» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 1;
- O objetivo «Reconhecer os processos e as razões da internacionalização das empresas e dos negócios, bem como, conhecer as diversas fases dos respetivos processos de decisão e implementação» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo2;
- O objetivo «Desmistificar alguma terminologia específica da área (International Commerce Term)» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 4;
- O objetivo «Perceber o desenvolvimento de um programa de internacionalização à luz das principais variáveis negociais (produto, preço, distribuição e comunicação)» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 3;
- O objetivo »Compreender as estruturas e os métodos de organização específicos das empresas com atividade internacional» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 4.
Ferreira, M.; Reis, N.; Serra, F.;Negócios Internacionais e Internacionalização para as Economias Emergentes, Lidel - Edições Técnicas, 2011. ISBN: 978-972-757-714-9 |
Samuelson, P.; Nordhaus, W.;Economics, McGraw-Hill, 2010. ISBN: 978-0-07-351129-0 (Nineteenth Edition) |
Krugman, P.R. & Obstfeld, M.;Economia Internacional, Pearson, 2010. ISBN: 978-85-88639-51-5 |
Brito, C.; Lencastre, P.;Novos Horizontes de Marketing, D. Quixote, 2014. ISBN: 978-972-20-5408-9 |
Viana, C.; Hortinha, J.;Marketing Internacional, Edições Sílabo, 2009. ISBN: 978-972-618-283-2 |
Cavusgil, S.; Knight, G. ; Riesenberger, J.;Negócios Internacionais Estratégia, Gestão e Novas Realidades, Pearson, 2010. ISBN: 978-85-7605-379-8 |
Aulas teóricas: Utilização do método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos activos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminários | Participação Presencial | 3 | |
Trabalho Grupo/Individual | Projectos | 20 | |
Outras | Participação Presencial | 6 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 83 | |
Total: | 160 |
Avaliação Final
- Prova escrita individual (100%)
a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
1 - Trabalho de Grupo - O trabalho, de investigação e reflexão, dever-se-á estruturar em duas vertentes: um documento escrito (10 a 20 páginas) e uma apresentação em sala (formato livre, com duração aproximada de trinta minutos). O documento final deverá ser entregue ao docente em formato impresso;
O tema do trabalho é livre devendo, no entanto, estar enquadrado no âmbito dos conteúdos da unidade curricular. Poderá ser um Plano de Internacionalização, ou uma abordagem analítica. Exemplos: Estratégias de Marketing Internacional, Branding Global, Publicidade Internacional, Caracterização de Mercados Externos, Estudos de Caso (MTV, Inditex, Galp, Efacec, Jerónimo Martins, Corticeira Amorim, Sogrape, Fly London, entre outros);
O trabalho deverá conter obrigatoriamente uma parte de enquadramento teórico (com diferentes perspetivas sobre a temática em estudo/análise), análise de exemplos concretos, análise de pontos fortes e fracos e reflexão do grupo sobre o tema.
2 - Trabalho Individual: Recensão Crítica de artigo Científico (pesquisado na ABI/INFORM e submetido através da ISAG e-Learning Platform)
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva teórico-prática, com referências à realidade nacional e internacional. Casos e situações reais complementam a exposição teórica dos temas (a informação será facultada a partir de uma variedade de fontes: bibliografia recomendada, artigos científicos, trabalhos escritos e apresentações audiovisuais). As aulas promovem igualmente o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios (fomentando o reforço de capacidades analíticas). A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas.