• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGH2108

Métodos Estatísticos em Ciências Sociais

Código: LGH2108    Sigla: MECS

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Página Web:http://elearning.isag.pt/isag1718/
Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 4 ECTS 40 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH_TURNO_B

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

LGH_TURNO_A

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,66

Software

Microsoft Office Excel

PSPP GNU

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No âmbito desta unidade curricular, procura-se transmitir aos alunos uma visão aprofundada da Estatística Descritiva virada para a Análise Estatística, enquanto método e prática de apoio à decisão no contexto de organizações, salientando-se, em particular, o papel que a mesma desempenha como método de abordagem de processos de tomada de decisão.
Exploram-se os principais métodos e técnicas de análise estatística descritiva, aplicados ao turismo e à gestão hoteleira.
É enfatizada a ligação ao meio exterior, nomeadamente através da ligação ao NIDISAG, o que vai favorecer a compreensão, o estudo, resolução e a aplicação da análise em situações reais. Dá-se especial atenção à crítica e interpretação dos resultados.

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular levar o aluno a:
- Desenvolver conceitos de coleta de dados e conceção e organização de questionários;
- Sensibilizar os alunos para o tratamento estatístico de dados de diferentes naturezas e proveniências;
- Introduzir a formulação, resolução e implementação do método estatístico na análise de problemas;
- Mostrar como a utilização da estatística para a solução optimizada de problemas, contribui para a sua formação profissional;
- Distinguir escalas de medições de variáveis e identificar, dentro de cada classe, as principais medidas de estatística descritiva;
- Saber aplicar as medidas de estatística descritiva apropriadas a determinado problema;
- Interpretar as medidas estatísticas estudadas à luz dos enunciados dos problemas;
- Efetuar cruzamentos entre variáveis;
- Reconhecer a importância e as principais técnicas de inferência estatística.
- Aplicar testes paramétricos e não paramétricos.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Criar e desenvolver competências que permitam:
- efetuar uma análise estatística com base em questionários;
- aplicar os procedimentos de recolha de dados - questionários;
- compreender o papel ativo da Estatística no contexto da tomada de decisão em gestão;
- desenvolver competências na implementação da análise de dados com software;
- aplicar os métodos e técnicas da estatística na resolução de problemas.

Programa

1. Introdução
- Importância da estatística no turismo e gestão hoteleira;
- Etapas do método estatístico;
- Apresentação de dados;
- Estudos setoriais.

2. Questionários
- Elaboração de questionários, escalas de medida e tipos de questões e de respostas.
- Análise de questionários.
- Ferramentas de apoio à elaboração de questionários online.
- Questionários em papel vs questionários online: vantagens e desvantagens.

3. Estatística Descritiva
Conceitos fundamentais: população, amostra, atributos e variáveis.
Distribuição de frequências: Tabelas de frequências e representação gráfica de dados.
Caracterização de dados - Medidas Descritivas:
- Medidas de localização:
- Medidas de tendência central: média, mediana e moda;
- Medidas de tendência não central: quantis. Diagrama caixa de bigodes.
- Medidas de dispersão e concentração:
- Amplitude total;
- Amplitude interquartis;
- Variância e desvio-padrão;
- Coeficiente de variação.
- Medidas de assimetria e achatamento:
- Coeficiente de assimetria;
- Coeficiente de curtose.

4. Uso de software estatístico e estatística inferencial
- Obtenção de dados em sítios na Internet nacionais e internacionais.
- Construção de tabelas de frequências.
- Representação gráfica e cálculo de medidas descritivas.
- Cruzamento de variáveis: tabelas de contingência e associação entre variáveis quantitativas. Associação entre variáveis qualitativas.
Inferência estatística: Testes paramétricos e não paramétricos.
- Análise de casos práticos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


Bibliografia Principal

Elizabeth Reis;Estatística Descritiva, Edições Sílabo, 2009. ISBN: 978-972-618-476-8
Manuela Magalhães Hill e Andrew Hill;Investigação por Questionário, Edições Sílabo, 2008. ISBN: 972-618-273-5

Bibliografia Complementar

Barbosa, D.R.B.; Milone, G.;Estatistica Aplicada ao Turismo e Hotelaria, Asa, 2010
Silvestre A.;Análise de Dados e Estatística Descritiva, Escolar Editora, 2007
ALEA;Dossiers Didáticos ((http://alea.ine.pt))

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos de base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos.
Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras e software estatístico.
Serão ainda realizadas atividades no âmbito da ISAG e-learning Platform (http://elearning.isag.pt/isag1718).


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

- Testes escritos individuais: 2 X 35%.
- Realização de trabalho prático obrigatório sobre tema inserido na atividade do NIDISAG (dividido em 2 momentos e com ponderações a divulgar pelo docente na 1.ª sessão). O trabalho será realizado em grupo mas as notas serão atribuídas individualmente: 20%.
- Avaliação comportamental referente à participação presencial (nas sessões de contacto em sala de aula e outras): 10%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do n.º 2 do art. 39º é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita: 100%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular