Código: | LGH2103 | Sigla: | PGH |
Página Web: | http://elearning.isag.pt/isag1718/ |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 1º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos de Gestão Hoteleira, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspetiva aqui assumida é a da visão multidisciplinar da empresa hoteleira no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a respetiva exemplificação prática e treino de competências. O propósito final é dotar os alunos de uma visão global da gestão hoteleira, permitindo em simultâneo que desenvolvam competências que, no seu desempenho profissional, lhes permitam a realização das diversas tarefas inerentes à função de gestor de unidades hoteleiras.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Conhecer a história da indústria hoteleira: passado e presente, evolução e tendências;
- Compreender o papel da hotelaria no âmbito do turismo;
- Entender a especificidade do produto hoteleiro;
- Conhecer as diferentes formas de alojamento turístico;
- Compreender as principais funções de uma unidade hoteleira;
- Conhecer a legislação da atividade hoteleira em Portugal;
- Perceber as formas de exploração do alojamento turístico: hotéis independentes e hotéis de cadeias;
- Reconhecer as formas de gestão, de organização, de direção e da operação hoteleira;
- Desenvolver a capacidade de interpretar e utilizar as técnicas e ferramentas na gestão de hotéis;
- Suscitar nos alunos o espírito de investigação e trabalho em equipa;
- Promover a discussão dos temas mais importantes na área da gestão hoteleira.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Reconhecer as especificidades em termos de estrutura, funcionamento e gestão das unidades hoteleiras;
- Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada na gestão hoteleira;
- Compreender que a gestão de empresas hoteleiras, em contexto atual resulta de muitos anos de evolução e de muitas contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
- Caracterizar a estrutura e os diferentes departamentos de um hotel;
- Desenvolver competências no âmbito da gestão das várias tarefas que compõem a atividade de uma unidade hoteleira;
- Conhecer a especificidade da gestão dos recursos humanos e dos recursos financeiros;
- Entender os instrumentos e as ferramentas da gestão hoteleira;
- Perceber os requisitos e princípios de gestão da qualidade e gestão da segurança, num hotel.
I. A Evolução da Hotelaria:
1.1. A história da hospitalidade;
1.2. A hotelaria através das épocas: como nasce a hotelaria, conceitos passados e presentes;
1.3. O que pretende a clientela atual.
II. A Empresa Hoteleira:
2.1. Conceito de empresa;
2.2. Definição de hotelaria;
2.3. Definição de hotel;
2.4. Especificidades do serviço hoteleiro;
2.5. Tipos de empresas turísticas na legislação portuguesa;
2.6. Classificação dos empreendimentos turísticos.
III. Os estabelecimentos Hoteleiros:
3.1. Os similares de hotelaria;
3.2. Conceitos, terminologias e operações;
3.3. As cadeias hoteleiras: nacionais e internacionais.
IV. Ferramentas da Gestão Hoteleira:
4.1 Produto hoteleiro;
4.2 Preço na hotelaria;
4.3 Distribuição na hotelaria;
4.4 Comunicação na hotelaria.
Rojo, Inmaculada Martín;Dirección y gestión de empresas del sector turístico (4ª edición), Ediciones Pirámide Madrid, 2009. ISBN: 978-84-368-2293-9 |
Manuel Ai Quintas;Organização e Gestão Hoteleira, OtelTur, 2006. ISBN: 9789729995804 |
COSTA, R.;Introdução à Gestão Hoteleira (4ª Edição), LIDEL - Edições Técnicas, 2012. ISBN: 978-972-757-860-3 |
BLASCO, A. (COORD.);Manual de gestión de producción de Alojamiento y Restauración , Editorial Síntesis, S.A. Madrid, 2006. ISBN: 84-9756-410-3 |
GONZÁLEZ, L. Y TALÓN, P;Dirección hotelera - operaciones y procesos, Editorial Síntesis, S.A. Madrid, 2002. ISBN: 84-7738-940-3 |
MATA, A.;Front Office - Operação e Gestão, Prefácio - Edição de Livros e Revistas, Lda., 2003. ISBN: 972-8563-89-2 |
SHOCK P. J.;BOWEN J. ; STEFANELLI;Marketing para restaurantes para proprietários e gerentes, CETOP, 2005. ISBN: 972-641-533-0 |
Quintas, P.;Legislação Turística - Anotada , Almedina, 2011. ISBN: 9789724046242 |
ACERENZA, MIGUEL ÁNGEL;MARKETING DE RESTAURANTES, Editorial Trillas, SA, 2006. ISBN: 84-665-5085-2 |
As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos de base seguidos do estudo de casos práticos.
Serão usados diversos tipos de métodos, a saber: ativo, expositivo, interrogativo e demonstrativo.
Recorrer-se-á ao seguinte material: apontamentos teóricos concebidos pelo formador, documentos de contexto real, textos, estudos de caso e material gráfico.
Está prevista a realização de visitas de estudo e participação em conferências / palestras.
Serão ainda realizadas atividades no âmbito da ISAG e-learning Platform.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Total: | 45 |
- Testes escritos individuais: 2 X 35%;
- Trabalho prático escrito em grupo (inclui entrega de versão escrita e apresentação / defesa presencial): 30%;
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do n.º 2 do art. 39º é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso
Prova escrita: 100%.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.