Código: | LGH1642 | Sigla: | EPR |
Página Web: | http://elearning.isag.pt/isag1718/ |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 3º | 6 ECTS | 66 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa munir os estudantes com ferramentas teórico-práticas, pretendendo proporcionar aos alunos um enquadramento quanto às ideias-chave do empreendedorismo. A Unidade Curricular de Empreendedorismo pretende sensibilizar os alunos para os desafios do empreendedorismo, fornecendo um conjunto de ferramentas que, no futuro, lhes permitam identificar oportunidades de negócio que lhes possibilitem criar valor para as organizações onde desenvolvam a sua atividade profissional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
- Conceituar o empreendedorismo;
- Proporcionar uma visão integrada dos negócios no contexto do empreendedorismo;
- Compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de âmbito empresarial;
- Elaborar um plano de negócios;
- Explicar e relacionar os conceitos de ética e responsabilidade social no empreendedorismo;
- Gerir negócios em contexto de globalização.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a essência e importância do empreendedorismo;
- Analisar e compreender as especificidades de um plano de negócios,
- Comparar e escolher opções de entrada em novos mercados;
- Possuir competências de análise e visão estratégica.
1. Empreendedor, empreendedorismo e sociedade
1.1. A motivação e o perfil do empreendedor
1.2. Tipos de empreendedores
1.3. Características do empreendedor
1.4. A natureza do empreendedorismo
1.5. Perceber e lidar com o (in)sucesso
1.6. Empreendedorismo e desenvolvimento (económico)
2. Processo de criação do modelo de negócios
2.1. Aspetos legais e sociais
2.2. Ideias de negócio
2.3. Identificação de oportunidades de negócio
2.4. Vantagem competitiva
2.5. Canais de comunicação
2.3. Inovação e empreendedorismo
3. Processo de elaboração de um plano de negócios:
3.1. Da ideia ao negócio
3.2. Análise do mercado
3.3. Benchmarking concorrencial
3.4. Business model generation
3.5. Plano de marketing
3.6. Plano de operações
3.6. Pecursos humanos
3.7. Planeamento económico e financeiro.
4. Empreendedorismo digital:
4.1. As Oportunidades do Mercado Virtual
4.2. O Empreendedor Digital
4.3. Case Studies do mundo digital
4.4. Ferramentas para o meio digital
Ferreira, M. et al;Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas, Lidel, 2011 |
Catalão, J.;A Arte da Guerra na Criatividade e Inovação, Topbooks, 2014 |
Gaspar, F.;O Processo Empreendedor e a criação de Empresas de Sucesso, Sílabo, 2009 |
Osterwalder, A. & Pigneur, Y.;Criar Modelos de Negócio, 5a edição, D. Quixote, 2013 |
Moretti, S. et al;Marketing Empreendedor: Novos Rumos Para O Sucesso Nos Negócios De Micro, Pequenas E Médias Empresas, Intersaberes, 2012 |
Ferreira, M.P., Santos, J.C. & Serra, F.R. ;Ser Empreendedor ¿ pensar, criar e moldar a nova empresa. , Lisboa, Edições Sílabo., 2008 |
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.