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Análise Financeira e de Projetos

Código: LGH1641    Sigla: AFP

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH3

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No contexto atual de incerteza e de escassez de financiamento, torna-se essencial dotar os estudantes de conhecimentos como os critérios de decisão de investimento/financiamento. Nesta unidade são ministradas ferramentas de leitura económico-financeira, suportada nas peças de relato financeiro, assim como de análise de investimentos.

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Interpretação e análise das demonstrações financeiras;
2. Saber distinguir as especificidades de cada critério de decisão de investimento/financiamento;
3. Analisar o risco dos investimentos;
4. Conhecer as diferentes fontes de financiamento e seus diferentes custos;
5. Preparar a parte financeira de um plano de negócios.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Importa dotar os gestores, os empreendedores e os empresários de capacidades e competências suscetíveis de ultrapassar o quadro atual de obstáculos e de incerteza que rodeiam as decisões de investimento/financiamento. Para tal pretende-se que as competências a serem desenvolvidas pelos estudantes sejam as seguintes:
1. Conhecer os critérios de decisão de investimento/financiamento;
2. Analisar as condições que devem estar reunidas no momento da tomada de decisão de investimento/financiamento;
3. Entender, e ser capaz de aplicar com as especificidades de cada projeto, uma metodologia de análise, envolvendo as diversas etapas de estimação dos cash-flows de um projeto de investimento e a aplicação/utilização dos métodos de análise/indicadores mais adequados;
4. Aprender a utilizar os mecanismos que permitam a adoção de estratégias de mitigação do risco que caracteriza a decisão de investimento.

Programa

1. ANÁLISE DA SITUAÇÃO ECONÓMICA-FINANCEIRA DA EMPRESA ATRAVÉS DO RELATO FINANCEIRO
1.1 Análise do equilíbrio financeiro
1.1.1 Do balanço contabilístico ao balanço patrimonial
1.1.2 Principais indicadores do equilíbrio financeiro
1.1.3 Limitações da abordagem patrimonial
1.1.4 Estrutura económica de uma empresa
1.1.5 Conceito de rendibilidade
1.1.6 Espécies de rendibilidade

2. PROJETOS DE INVESTIMENTO
2.1 Motivação
2.2 Tipos de projetos
2.3 Classificação dos investimentos
2.4 Decisões de aceitação/rejeição de investimento

3. CASH FLOWS
3.1 Determinação dos Cash flows
3.2 Cash flow de exploração
3.3 Cash flow de investimento
3.4 Cash flow global

4. CUSTO DE CAPITAL
4.1 Metodologia do CMPC - Custo Médio Ponderado de Capital
4.2 Custo do Capital Próprio - Modelo de avaliação de ativos financeiros (CAPM)
4.3 Opções de financiamento
4.4 Decisões de financiamento

5. CRITÉRIOS DE DECISÃO E AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
5.1 Conceito de valor atual
5.2 Valor Atual Líquido (VAL)
5.3 Índice de Rendibilidade (IR)
5.4 Período de Recuperação do Investimento (PRI) ou
Payback Period
5.5 Taxa Interna de Rendibilidade (TIR)
5.6 Análise: VAL versus TIR

Bibliografia Principal

Brealey, R., Myers, S. and Allen, F.;Principles of Corporate Finance, Mcgraw-Hill, 2016. ISBN: 9781259144387 (Poderão ser usadas as seguintes edições anteriores: 8.ª, 9.ª, 10.ª ou 11.ª. Em alternativa, poderá ser usada a 5.ª edição traduzida em Português.)
Neves, J. C.;Análise e Relato Financeiro - Uma visão integrada de gestão, 5ª Edição, Texto Editores, 2012. ISBN: 9789724743264

Bibliografia Complementar

Soares, I., Moreira J., Pinho, C. e Couto, J.;Decisões de Investimento - Análise Financeira de Projetos, 3.ªEdição, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 9789726186717

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, pelo que as metodologias de ensino incluem o método expositivo e o método de aprendizagem ativa, que são postos em prática com o objetivo de envolver os alunos nos temas propostos por esta unidade curricular. Os recursos utilizados para o efeito são slides e outros materiais de suporte exibidos nas aulas, que estão disponíveis aos alunos através da plataforma digital.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

1. Trabalho individual escrito com ponderação de 20% na nota final.

2. Testes individuais escritos com ponderação de 80% (40% de ponderação afeto a cada teste) na nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame individual escrito. E nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura: 

- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Exame individual escrito com ponderação de 100% na nota final.