• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGH1426

Gestão da Produção Hoteleira II

Código: LGH1426    Sigla: GPHII

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Área de Ensino: Hotelaria

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH2

Teórico-Práticas: 51,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

O programa ministrado nesta UC, trata da análise dos sistemas de produção hoteleira, seu planeamento e gestão, tipologia de equipamentos mais comuns, utilização técnica e procedimental. Capacidade para identificar os equipamentos e sistemas, saber diagnosticar problemas e desenvolver soluções técnicas que se integrem num sistema operativo de serviços intangíveis e muito heterogéneo. Capacita os alunos para conhecer e saber implementar soluções técnicas de acordo com as condicionantes técnicas e legais de um sistema de produção hoteleiro. Saber redimensionar os equipamentos e sistemas existentes face a problemas de operação que se verifiquem. Saber construir soluções de emergência para responder em tempo oportuno a dificuldades surgidas na produção hoteleira.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Ministrar conhecimentos técnicos e científicos no domínio da Gestão da Produção Hoteleira, e capacitar os alunos na correta utilização dos equipamentos de forma integrada. Saber analisar os sistemas, determinar as capacidades, eficiência e eficácia, gerir equipas e tomar decisões de correção de problemas que se coloquem ao sistema de produção hoteleira em ligação aos produtos hoteleiros disponibilizados no mercado e em ligação com a oferta turística integrada

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

- Desenvolver competências para a gestão da produção hoteleira, na melhor utilização dos equipamentos e recursos humanos.

- Preparar os alunos para a identificação dos equipamentos nos domínios técnico e saber rentabilizar a sua utilização num processo produtivo.

-Proporcionar conhecimentos de Gestão da Produção Hoteleira que permitam identificar técnicas e métodos modernos de resolução de problemas de produção e o estabelecimento de objetivos compatíveis com a estratégia da organização;

-Reforçar o domínio científico e técnico sobre o planeamento;

-Desenvolver competências cognitivas sobre a gestão da Produção Hoteleira, Equipamentos, a Importância do Frio no setor alimentar, Fontes de Energia, Layout na Produção Hoteleira, Ergonomia, Água e Qualidade do Ar.

-Capacitar os alunos para a racionalização da utilização dos recursos energéticos na Hotelaria;

- Desenvolver competências ao nível dos processos de manutenção mais adequados para as diferentes áreas de uma unidade hoteleira.

Programa

1.A Gestão da Produção Hoteleira
2. A Gestão da Capacidade
3. As Principais Áreas de Produção na Hotelaria
3.1. A Lavandaria e os Equipamentos
3.1.1.Máquinas de Lavar
3.1.2.Calandras
3.1.3.Máquinas de Secar
3.1.4.Máquina de Passar
3.1.5.Equipamentos Complementares
3.2. A Cozinha e os Equipamentos
3.2.1.Equipamentos de Preparação
3.2.2.Equipamentos de Transformação
3.2.3.A Ventilação de Cozinhas
3.2.4.Os Equipamentos de Frio na Hotelaria
3.3. A Piscina e os Ginásios
4. Sistema AVAC - Gestão e impacto na Produção Hoteleira
5.A Qualidade do Ar dos Edifícios
6.A Climatização do Hotel
7.A Iluminação do Hotel
8.A Água na Hotelaria e Restauração
9.Os Elevadores
10.Tipologias de Energia do Hotel
10.1.A Eletricidade na Hotelaria
10.2.O Gás na Hotelaria
10.3.O Gasóleo e as Cisternas
11.A Ergonomia
12.A Manutenção do Edificado e dos Equipamentos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos associados ao programa estão de acordo com os objetivos de dotar o alunos com conhecimentos técnicos e científicos no domínio da Gestão da Produção Hoteleira, nomeadamente com a identificação dos equipamentos das diferentes áreas de funcionamento interno de uma unidade hoteleira nomeadamente: Equipamentos de Cozinha, equipamentos de Lavandaria, Equipamento de Climatização e de Frio Industrial, de Piscinas, Elevadores e sistemas de iluminação e adequar as fontes de energia aos diferentes tipos de utilização, Conhecer os consumos de água e energia por área e por serviço, para poder dimensionar os diferentes fluxos de momento e calor em toda a unidade hoteleira. Conseguir determinar custos de funcionamento e ter capacidade para realizar análises trade-off dos sistemas e equipamentos instalados. Identificar e saber analisar os sistemas, determinar as capacidades, eficiência e eficácia, gerir equipas e tomar decisões de correção de problemas que se coloquem ao sistema de produção hoteleira em ligação aos produtos hoteleiros disponibilizados no mercado e em ligação com a oferta turística integrada.

Interpretar situações de desconformidade e potenciadoras de mau funcionamento e trabalhar na implementação de soluções técnicas compatíveis.

Bibliografia Principal

A.Courtis e outros;Gestão da Produção, LIDEL, Edições Técnicas ( 5ª Edição), 2014
Sujit Ghosal;Hotel Engineering, OXFORD - HIGHER EDUCATION, 2014. ISBN: 978-0-19-806291-2

Bibliografia Complementar

Manuel AI Quintas;Organização e Gestão Hoteleira, Euro-Tom,Lda (1ª Edição), 2010
Abílio Vilaça;Apontamentos do Professor, Abílio Vilaça, 2017
B. Moulart;Ingénierie Hôtelière et de Restauration, Editions Casteilla PARIS(2ª Edition), 2012

Métodos de Ensino

Recorrer-se-á a aulas teórico-práticas onde se apresentarão e discutirão os conceitos, metodologias e técnicas da gestão da produção hoteleira, planeamento, gestão dos equipamentos, das instalações, optimização e rentabilidade da produção hoteleira, avaliação de desempenho das operações e implementação do melhor sistema de produção.  Os conceitos e técnicas serão exemplificados por via da resolução de problemas e da análise de casos.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

2 testes individuais escritos:2x40% ( 80%)
1 trabalho prático/Mini Teste ( 20%)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova escrita: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular