Língua Inglesa III
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGH2
Língua de Ensino
Inglês
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Breve resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagemO objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.
Competências a desenvolverCompreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.
Programa
Conteúdos temáticos
1. Em viagem
1.1 Oportunidades de emprego
1.2 Explicação dos preparativos
1.3 Padrões de desempenho
2. Entretenimento no Hotel
2.1 Hóspedes de todas as idades
2.2 Atividades para grupos de idades diferentes
2.3 Preparação de um programa diário
3. Turismo especializado
3.1 Mal-entendidos entre culturas
3.2 Relatório sobre Turismo especializado
4. Viagens de negócios
4.1 Etiqueta cultural
4.2 Guia cultural
4.3 Pedidos de informação sobre instalações
Conteúdos gramaticais
Tempos verbais:
* simples
* contínuo
* perfeito
* futuro
* ativa e passiva
* condicional
Pronomes
Preposições
Vocabulário
Padrões de desempenho
O trabalhador perfeito
Descrevendo incapacidades físicas
Viagens de negócios
Equipamentos de conferências
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Bibliografia Principal
Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2007 |
Jones, Leo;Working in English, Cambridge University Press, 2015 |
Bibliografia Complementar
www.cambridge.org |
http://global.oup.com/?cc=pt |
http://learnenglish.britishcouncil.org |
Métodos de Ensino
Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase nas dinâmicas da oralidade e na expressão escrita. O processo envolve a exposição de um tema que poderá ser explorado pelo aluno de forma livre ou controlada.
O trabalho fora do âmbito da sala incluirá pesquisas relativamente aos temas abordados, bem como exercícios práticos acerca dos tópicos gramaticais.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Avaliação Contínua
2 Testes Escritos: 35% + 35%
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 3 (três) elementos, sobre um tema à sua escolha. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- Submissão do plano do projeto através da plataforma e-learning (5%)
- Nível de Inglês: apresentação e defesa do projeto (25%);
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo
e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de
sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será
automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas
alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota
mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5
valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número
anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da
época normal.
4. Caso o estudante
falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo
teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época
normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Exame final: 100%
Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
Provas e Trabalhos Especiais
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular