Negócios Internacionais
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGH32S
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral sensibilizar os alunos para as teorias e práticas inerentes aos negócios internacionais compreendendo as principais técnicas de análise dos mercados, decisões estratégicas e compreender a aplicação dos conceitos e desenvolvendo as competências para a elaboração de um plano de negócios internacionais ajustado, de forma continuada, às exigências da realidade atual e futura tendo em consideração as variáveis e especificidades na dinâmica do marketing.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Identificar os objetivos e o âmbito do marketing internacional compreendendo o ambiente global que o enquadra;
Reconhecer os processos e as razões da internacionalização das empresas e dos negócios, bem como, conhecer as diversas fases dos respetivos processos de decisão e implementação;
Desmistificar alguma terminologia específica da área (Incoterms,International Commerce Term);
Perceber o desenvolvimento de um programa de marketing internacional (produto, preço, distribuição e comunicação) como parte integrante da estratégia do negócio de uma empresa;
Compreender as estruturas e os métodos de organização específicos das empresas com atividade internacional.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
Compreender as principais decisões relativas à internacionalização das empresas tais como: teorias explicativas do processo de internacionalização, evolução do conceito, internacionalização das grandes versus pequenas e médias empresas, desenvolvimento da competitividade internacional;
Identificar as decisões relacionadas com a seleção e desenvolvimento para os mercados internacionais;
Desenvolver na prática um programa de marketing internacional como aspeto fundamental da estratégia de uma empresa.
Programa
1 - Fundamentos de Marketing Internacional (6 sessões)
1.1 Globalização;
1.2 Localização;
1.3 Objetivos e âmbito do Marketing Internacional;
1.4 O ambiente envolvente contextual: político, económico e sociocultural.
2 - Internacionalização (6 sessões)
2.1 Motivações;
2.2 Seleção dos Países de Implantação;
2.3 Processos de Decisão;
2.4 Processos de Implantação - Pesquisa de Informação e Formas de Acesso a Mercados Internacionais.
3 - Planeamento das Variáveis Primárias de Marketing em Contexto Internacional (10 sessões)
3.1 Política de Produto;
3.2 Política de Preço;
3.3 Distribuição nos mercados Externos;
3.4 Política de Comunicação.
4 - Estruturas e Métodos de Organização em Marketing Internacional (3 sessões)
4.1 As Estruturas das Empresas Internacionais;
4.2 Métodos e Procedimentos de Coordenação das Atividades Internacionais;
4.3 O Departamento de Marketing Internacional;
4.4 Os Incoterms - International Commerce Term.
Bibliografia Principal
Paulo Finuras;Globalização Diferenças Culturais e Gestão Internacional de Recursos Humanos, Silabo, 2016. ISBN: 978-972-618-863-4 |
Viana, C., & Hortinha, J;Marketing Internacional (2.ª ed.), Edições Sílabo, 2009. ISBN: 978-972-618-283-2 |
Cateora, P., Gilly, M. & Graham, J.;Marketing Internacional (15.ª ed.). , McGraw-Hill/Bookman., 2013 |
Bibliografia Complementar
Brito C. & Lencastre, P.;Novos horizontes do marketing, D. Quixote, 2014. ISBN: 9789722054089 |
Medeiros, E.;Economia Internacional (9ª edição), Escolar Editora, 2013. ISBN: 9789725924006 |
Hollensen, S;Global marketing, 5ª edition, Prentice-Hall Financial Times, 2011. ISBN: 10: 0133545008 |
Métodos de Ensino
A metodologia combina a exposição teórica dos conteúdos programáticos com a análise e discussão de situações reais, resolução de casos e exercícios e o acompanhamento dos alunos na elaboração dos trabalhos de grupo e ou individual sobre as dinâmicas dos negócios internacionais e a sua relevância na compreensão, interpretação e implementação prática destes conceitos.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Trabalho de Grupo |
|
60 |
|
2 Momento de avaliação |
Teste/Exame |
1,5 |
|
Seminários |
Estudo |
3 |
|
Estudo Pessoal |
Estudo |
43 |
|
1 momento de avaliação |
Teste/Exame |
1,5 |
|
Outras |
Estudo |
6 |
|
|
Total: |
115 |
Avaliação Contínua
- Realização de dois testes individuais: 70% (35%+35%)
- Realização de um trabalho de grupo (30%) O trabalho de grupo visará a elaboração de um plano de negócios internacional)
TOTAL: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Exame escrito individual 100%