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Negócios Internacionais

Código: LGH1644    Sigla: NINT

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH32S

Teórico-Práticas: 51,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral sensibilizar os alunos para as teorias e práticas inerentes aos negócios internacionais compreendendo as principais técnicas de análise dos mercados, decisões estratégicas e compreender a aplicação dos conceitos e desenvolvendo as competências para a elaboração de um plano de negócios internacionais ajustado, de forma continuada, às exigências da realidade atual e futura tendo em consideração as variáveis e especificidades na dinâmica do marketing. 

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Identificar os objetivos e o âmbito do marketing internacional compreendendo o ambiente global que o enquadra;
Reconhecer os processos e as razões da internacionalização das empresas e dos negócios, bem como, conhecer as diversas fases dos respetivos processos de decisão e implementação;
Desmistificar alguma terminologia específica da área (Incoterms,International Commerce Term);
Perceber o desenvolvimento de um programa de marketing internacional (produto, preço, distribuição e comunicação) como parte integrante da estratégia do negócio de uma empresa;
Compreender as estruturas e os métodos de organização específicos das empresas com atividade internacional.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

Compreender as principais decisões relativas à internacionalização das empresas tais como: teorias explicativas do processo de internacionalização, evolução do conceito, internacionalização das grandes versus pequenas e médias empresas, desenvolvimento da competitividade internacional;
Identificar as decisões relacionadas com a seleção e desenvolvimento para os mercados internacionais;
Desenvolver na prática um programa de marketing internacional como aspeto fundamental da estratégia de uma empresa.
 

Programa

1 - Fundamentos de Marketing Internacional (6 sessões)
1.1 Globalização;
1.2 Localização;
1.3 Objetivos e âmbito do Marketing Internacional;
1.4 O ambiente envolvente contextual: político, económico e sociocultural.

2 - Internacionalização (6 sessões)
2.1 Motivações;
2.2 Seleção dos Países de Implantação;
2.3 Processos de Decisão;
2.4 Processos de Implantação - Pesquisa de Informação e Formas de Acesso a Mercados Internacionais.

3 - Planeamento das Variáveis Primárias de Marketing em Contexto Internacional (10 sessões)
3.1 Política de Produto;
3.2 Política de Preço;
3.3 Distribuição nos mercados Externos;
3.4 Política de Comunicação.

4 - Estruturas e Métodos de Organização em Marketing Internacional (3 sessões)
4.1 As Estruturas das Empresas Internacionais;
4.2 Métodos e Procedimentos de Coordenação das Atividades Internacionais;
4.3 O Departamento de Marketing Internacional;
4.4 Os Incoterms - International Commerce Term.

Bibliografia Principal

Paulo Finuras;Globalização Diferenças Culturais e Gestão Internacional de Recursos Humanos, Silabo, 2016. ISBN: 978-972-618-863-4
Viana, C., & Hortinha, J;Marketing Internacional (2.ª ed.), Edições Sílabo, 2009. ISBN: 978-972-618-283-2
Cateora, P., Gilly, M. & Graham, J.;Marketing Internacional (15.ª ed.). , McGraw-Hill/Bookman., 2013

Bibliografia Complementar

Brito C. & Lencastre, P.;Novos horizontes do marketing, D. Quixote, 2014. ISBN: 9789722054089
Medeiros, E.;Economia Internacional (9ª edição), Escolar Editora, 2013. ISBN: 9789725924006
Hollensen, S;Global marketing, 5ª edition, Prentice-Hall Financial Times, 2011. ISBN: 10: 0133545008

Métodos de Ensino

A metodologia combina a exposição teórica dos conteúdos programáticos com a análise e discussão de situações reais, resolução de casos e exercícios e o acompanhamento dos alunos na elaboração dos trabalhos de grupo e ou individual sobre as dinâmicas dos negócios internacionais e a sua relevância na compreensão, interpretação e implementação prática destes conceitos. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Trabalho de Grupo    60
2 Momento de avaliação  Teste/Exame  1,5
Seminários  Estudo  3
Estudo Pessoal  Estudo  43
1 momento de avaliação  Teste/Exame  1,5
Outras  Estudo  6
  Total: 115

Avaliação Contínua


- Realização de dois testes individuais: 70% (35%+35%)
- Realização de um trabalho de grupo (30%) O trabalho de grupo visará a elaboração de um plano de negócios internacional)
TOTAL: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final


Exame escrito individual 100%