Revenue Management
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGH32S
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de gestão de revenue management tem o objetivo de desenvolver competências na área da gestão hoteleira, tendo em vista a maximização da rentabilidade do negócio.
Serão fornecidos conceitos teórico-práticos de revenue management e, sempre que possível, será proporcionado contacto com a prática experiencial destas funções no âmbito empresarial.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
A conclusão desta unidade curricular deve permitir aos alunos obter um conjunto de conhecimentos teórico-práticos, que permitem percecionar a importância do revenue management no contexto de gestão hoteleira. Pretende-se proporcionar aos alunos as bases que permitam entender e conceber as estratégias e as técnicas de revenue management capazes de contribuir para um incremento do retorno do negócio.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Aplicar as técnicas e as estratégias de revenue management na gestão hoteleira.
- Expor a sistematização de informação e elaborar uma previsão de resultados com base na aplicação das técnicas de revenue management.
- Maximizar a rentabilidade num contexto de gestão hoteleira, através das técnicas de revenue management.
- Entender a aplicação destes métodos noutras indústrias.
Programa
Parte I Introdução ao conceito de Yeld e Revenue Management na indústria hoteleira
I.1 Origem
I.2 Conceitos e fundamentos
Parte II Procura, previsões e controlo do retorno do investimento em Gestão Hoteleira
II.1 Engenharia da procura e formas de exercício de influência sobre a procura
II.2 Previsões da procura
II.3 Controlo do ROI
Parte III Estratégias de preço e de canais de distribuição em Gestão Hoteleira
III.1 Estratégias de preço
III.2 Estratégias de distribuição
III.3 Relação entre preço e distribuição
Parte IV Práticas de gestão de tarifas e overbooking
IV.1 Introdução ao conceito de gestão de tarifas
IV.2 Exemplos de overselling
Parte V Casos práticos de aplicação de estratégias e técnicas de revenue management noutras indústrias. Casos de sucesso
Bibliografia Principal
COELHO, Rui;A Gestão do Preço no sector hoteleiro. O caso das unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Madeira, Porto, Universidade Fernando Pessoa, 2012. ISBN: ed. policopiada (Dissertação de mestrado em Ciências Empresariais) |
HAYES, David; MILLER, Allisha A.;;Revenue Management for the Hospitality Industry, John Wiley & Sons, 2013. ISBN: 9780470393086 |
Bibliografia Complementar
HUEFNER, Ronald J.;Revenue Management: a Path to Increased Profits, Business Expert Press, 2011. ISBN: 9781606491423 |
HAMMER, Johan;Revenue Superstar!: The simple rules of hotel revenue management, Paperback, 2016. ISBN: 9789163916809 |
Métodos de Ensino
1 Exposição teórica do currículo, conclusão da preparação, discussão e análise de casos práticos e didáticos (promoção da pesquisa, busca do autoconhecimento, organização das percepções e capacidade de raciocínio);
2 Conhecimentos de interacção através da discussão de artigos científicos, textos, vídeos, seminários orientados por convidados e uma visita externa.
3 Acompanhamento dos alunos no estudo, análise de casos e resolução de projetos.
A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual, e será aplicada na resolução e defesa de estudos de caso.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Outras |
Participação Presencial |
6 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
66 |
|
|
Total: |
106 |
Avaliação Contínua
A avaliação contínua pressupõe que os seguintes elementos de avaliação (com ponderações diferentes):
- Participação da turma (10%)
- Realização do trabalho escrito com apresentação oral (30%).
A conclusão de um trabalho escrito, grupo, assume o desenvolvimento de um programa de gestão de receita um hoteleiro para definir. A avaliação deste trabalho envolve a elaboração de um relatório escrito.
- De dois testes escritos individuais (30% + 30%)
Total: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Exame Final (100%).