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Negócios Internacionais

Código: LGH1644    Sigla: NINT

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH32SD1

Teórico-Práticas: 53,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem


RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral sensibilizar os alunos para as teorias e práticas inerentes aos negócios internacionais compreendendo as principais técnicas de análise dos mercados, decisões estratégicas e compreender a aplicação dos conceitos e desenvolvendo as competências para a elaboração de um plano de negócios internacionais ajustado, de forma continuada, às exigências da realidade atual e futura tendo em consideração as variáveis e especificidades na dinâmica do marketing. 

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Identificar os objetivos e o âmbito do marketing internacional compreendendo o ambiente global que o enquadra;
Reconhecer os processos e as razões da internacionalização das empresas e dos negócios, bem como, conhecer as diversas fases dos respetivos processos de decisão e implementação;
Desmistificar alguma terminologia específica da área (Incoterms ¿ International Commerce Term);
Perceber o desenvolvimento de um programa de marketing internacional (produto, preço, distribuição e comunicação) como parte integrante da estratégia do negócio de uma empresa;
Compreender as estruturas e os métodos de organização específicos das empresas com atividade internacional.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

Compreender as principais decisões relativas à internacionalização das empresas tais como: teorias explicativas do processo de internacionalização, evolução do conceito, internacionalização das grandes versus pequenas e médias empresas, desenvolvimento da competitividade internacional;
Identificar as decisões relacionadas com a seleção e desenvolvimento para os mercados internacionais;
Desenvolver na prática um programa de marketing internacional como aspeto fundamental da estratégia de uma empresa.
 

Programa

1 - Fundamentos de Marketing Internacional (6 sessões)
1.1 Globalização;
1.2 Localização;
1.3 Objetivos e âmbito do Marketing Internacional;
1.4 O ambiente envolvente contextual: político, económico e sociocultural.

2 - Internacionalização (6 sessões)
2.1 Motivações;
2.2 Seleção dos Países de Implantação;
2.3 Processos de Decisão;
2.4 Processos de Implantação - Pesquisa de Informação e Formas de Acesso a Mercados Internacionais.

3 - Planeamento das Variáveis Primárias de Marketing em Contexto Internacional (10 sessões)
3.1 Política de Produto;
3.2 Política de Preço;
3.3 Distribuição nos mercados Externos;
3.4 Política de Comunicação.

4 - Estruturas e Métodos de Organização em Marketing Internacional (3 sessões)
4.1 As Estruturas das Empresas Internacionais;
4.2 Métodos e Procedimentos de Coordenação das Atividades Internacionais;
4.3 O Departamento de Marketing Internacional;
4.4 Os Incoterms - International Commerce Term.

Bibliografia Principal

Viana, C., & Hortinha, J;Marketing Internacional (2.ª ed.), Edições Sílabo, 2009. ISBN: 978-972-618-283-2
Cateora, P., Gilly, M. & Graham, J.;Marketing Internacional (15.ª ed.). , McGraw-Hill/Bookman., 2013

Bibliografia Complementar

Brito C. & Lencastre, P.;Novos horizontes do marketing, D. Quixote, 2014. ISBN: 9789722054089
Medeiros, E.;Economia Internacional (9ª edição), Escolar Editora, 2013. ISBN: 9789725924006
Hollensen, S;Global marketing, 5ª edition, Prentice-Hall Financial Times, 2011. ISBN: 10: 0133545008

Métodos de Ensino

A metodologia combina a exposição teórica dos conteúdos programáticos com a análise e discussão de situações reais, resolução de casos e exercícios e o acompanhamento dos alunos na elaboração dos trabalhos de grupo e ou individual sobre as dinâmicas dos negócios internacionais e a sua relevância na compreensão, interpretação e implementação prática destes conceitos. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Trabalho de Grupo    60 2016-05-25
2 Momento de avaliação  Teste/Exame  1,5 2016-05-25
Seminários  Estudo  3
Estudo Pessoal  Estudo  43
1 momento de avaliação  Teste/Exame  1,5 2016-04-11
Outras  Estudo  6
  Total: 160

Avaliação Contínua


- Realização de dois testes individuais: 70% (35%+35%)
- Realização de um trabalho de grupo (30%) O trabalho de grupo visará a elaboração de um plano de negócios internacional)
TOTAL: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente para a avaliação final da época normal.

Avaliação Final


Exame escrito individual 100%