Negócios Internacionais
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGH32SD1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral sensibilizar os alunos para as teorias e práticas inerentes aos negócios internacionais compreendendo as principais técnicas de análise dos mercados, decisões estratégicas e compreender a aplicação dos conceitos e desenvolvendo as competências para a elaboração de um plano de negócios internacionais ajustado, de forma continuada, às exigências da realidade atual e futura tendo em consideração as variáveis e especificidades na dinâmica do marketing.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Identificar os objetivos e o âmbito do marketing internacional compreendendo o ambiente global que o enquadra;
Reconhecer os processos e as razões da internacionalização das empresas e dos negócios, bem como, conhecer as diversas fases dos respetivos processos de decisão e implementação;
Desmistificar alguma terminologia específica da área (Incoterms ¿ International Commerce Term);
Perceber o desenvolvimento de um programa de marketing internacional (produto, preço, distribuição e comunicação) como parte integrante da estratégia do negócio de uma empresa;
Compreender as estruturas e os métodos de organização específicos das empresas com atividade internacional.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
Compreender as principais decisões relativas à internacionalização das empresas tais como: teorias explicativas do processo de internacionalização, evolução do conceito, internacionalização das grandes versus pequenas e médias empresas, desenvolvimento da competitividade internacional;
Identificar as decisões relacionadas com a seleção e desenvolvimento para os mercados internacionais;
Desenvolver na prática um programa de marketing internacional como aspeto fundamental da estratégia de uma empresa.
Programa
1 - Fundamentos de Marketing Internacional (6 sessões)
1.1 Globalização;
1.2 Localização;
1.3 Objetivos e âmbito do Marketing Internacional;
1.4 O ambiente envolvente contextual: político, económico e sociocultural.
2 - Internacionalização (6 sessões)
2.1 Motivações;
2.2 Seleção dos Países de Implantação;
2.3 Processos de Decisão;
2.4 Processos de Implantação - Pesquisa de Informação e Formas de Acesso a Mercados Internacionais.
3 - Planeamento das Variáveis Primárias de Marketing em Contexto Internacional (10 sessões)
3.1 Política de Produto;
3.2 Política de Preço;
3.3 Distribuição nos mercados Externos;
3.4 Política de Comunicação.
4 - Estruturas e Métodos de Organização em Marketing Internacional (3 sessões)
4.1 As Estruturas das Empresas Internacionais;
4.2 Métodos e Procedimentos de Coordenação das Atividades Internacionais;
4.3 O Departamento de Marketing Internacional;
4.4 Os Incoterms - International Commerce Term.
Bibliografia Principal
Viana, C., & Hortinha, J;Marketing Internacional (2.ª ed.), Edições Sílabo, 2009. ISBN: 978-972-618-283-2 |
Cateora, P., Gilly, M. & Graham, J.;Marketing Internacional (15.ª ed.). , McGraw-Hill/Bookman., 2013 |
Bibliografia Complementar
Brito C. & Lencastre, P.;Novos horizontes do marketing, D. Quixote, 2014. ISBN: 9789722054089 |
Medeiros, E.;Economia Internacional (9ª edição), Escolar Editora, 2013. ISBN: 9789725924006 |
Hollensen, S;Global marketing, 5ª edition, Prentice-Hall Financial Times, 2011. ISBN: 10: 0133545008 |
Métodos de Ensino
A metodologia combina a exposição teórica dos conteúdos programáticos com a análise e discussão de situações reais, resolução de casos e exercícios e o acompanhamento dos alunos na elaboração dos trabalhos de grupo e ou individual sobre as dinâmicas dos negócios internacionais e a sua relevância na compreensão, interpretação e implementação prática destes conceitos.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Trabalho de Grupo |
|
60 |
2016-05-25 |
2 Momento de avaliação |
Teste/Exame |
1,5 |
2016-05-25 |
Seminários |
Estudo |
3 |
|
Estudo Pessoal |
Estudo |
43 |
|
1 momento de avaliação |
Teste/Exame |
1,5 |
2016-04-11 |
Outras |
Estudo |
6 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
- Realização de dois testes individuais: 70% (35%+35%)
- Realização de um trabalho de grupo (30%) O trabalho de grupo visará a elaboração de um plano de negócios internacional)
TOTAL: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente para a avaliação final da época normal.
Avaliação Final
Exame escrito individual 100%