Código: | LGH1642 | Sigla: | EPR |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 3º | 6 ECTS | 66 | 160 |
Teórico-Práticas: | 53,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa munir os estudantes com ferramentas teórico-práticas, pretendendo proporcionar aos alunos um enquadramento quanto às ideias-chave do empreendedorismo. A Unidade Curricular de Empreendedorismo pretende sensibilizar os alunos para os desafios do empreendedorismo, fornecendo um conjunto de ferramentas que, no futuro, lhes permitam identificar oportunidades de negócio que lhes permitam criar valor para as organizações onde desenvolvam a sua atividade profissional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
- Conceituar o empreendedorismo;
- Proporcionar uma visão integrada dos negócios no contexto do empreendedorismo;
- Compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de âmbito empresarial;
- Elaborar um plano de negócios;
- Explicar e relacionar os conceitos de ética e responsabilidade social no empreendedorismo;
- Gerir negócios em contexto de globalização.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a essência e importância do empreendedorismo;
- Analisar e compreender as especificidades de um plano de negócios,
- Comparar e escolher opções de entrada em novos mercados;
- Possuir competências de análise e visão estratégica.
1. A motivação e o perfil do empreendedor
1.1 Introdução ao estudo do empreendedorismo e tipos de empreendedores
1.2 Caraterísticas do empreendedor
2. Processo de criação de novos negócios
2.1 Ideias de negócio
2.2 Deteção de oportunidades de negócio
2.3 Inovação e empreendedorismo
3. Processo de elaboração de um plano de negócios:
3.1 Da ideia ao negócio;
3.2 Estudo do ambiente competitivo;
3.3 Benchmarking concorrencial;
3.4 Definição do modelo de negócio:
3.4.1 Business model generation;
3.5 O plano de marketing;
3.6 Os recursos humanos - competências;
3.7 Planeamento económico e financeiro.
Ferreira, M. et al;Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas, Lidel, 2011 |
Ferreira, M.P., Santos, J.C. & Serra, F.R. ;Ser Empreendedor ¿ pensar, criar e moldar a nova empresa. , Lisboa, Edições Sílabo., 2008 |
Catalão, J.;A Arte da Guerra na Criatividade e Inovação, Topbooks, 2014 |
Gaspar, F.;O Processo Empreendedor e a criação de Empresas de Sucesso, Sílabo, 2009 |
Osterwalder, A. & Pigneur, Y.;Criar Modelos de Negócio, 5a edição, D. Quixote, 2013 |
Moretti, S. et al;Marketing Empreendedor: Novos Rumos Para O Sucesso Nos Negócios De Micro, Pequenas E Médias Empresas, Intersaberes, 2012 |
A metodologia baseia-se na exposição e discussão dos conceitos teóricos, de casos e exemplos práticos. Far-se-á recurso a materiais pedagógicos complementares como vídeos, internet e artigos com a finalidade de enquadrar os temas em estudo. Os estudantes deverão ser capazes de propor um plano para empreendedorismo.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 5 | |
Trabalho em grupo | 40 | ||
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Seminário | Aulas | 9 | |
Estudo autónomo | Estudo | 49 | |
Total: | 160 |
- Prova escrita individual (100%).