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Empreendedorismo

Código: LGH1642    Sigla: EPR

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 6 ECTS 66 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH32SD1

Teórico-Práticas: 53,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,60
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa munir os estudantes com ferramentas teórico-práticas, pretendendo proporcionar aos alunos um enquadramento quanto às ideias-chave do empreendedorismo. A Unidade Curricular de Empreendedorismo pretende sensibilizar os alunos para os desafios do empreendedorismo, fornecendo um conjunto de ferramentas que, no futuro, lhes permitam identificar oportunidades de negócio que lhes permitam criar valor para as organizações onde desenvolvam a sua atividade profissional.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
- Conceituar o empreendedorismo;
- Proporcionar uma visão integrada dos negócios no contexto do empreendedorismo;
- Compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de âmbito empresarial;
- Elaborar um plano de negócios;
- Explicar e relacionar os conceitos de ética e responsabilidade social no empreendedorismo;
- Gerir negócios em contexto de globalização.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a essência e importância do empreendedorismo;
- Analisar e compreender as especificidades de um plano de negócios,
- Comparar e escolher opções de entrada em novos mercados;
- Possuir competências de análise e visão estratégica.

Programa

1. A motivação e o perfil do empreendedor
1.1 Introdução ao estudo do empreendedorismo e tipos de empreendedores
1.2 Caraterísticas do empreendedor

2. Processo de criação de novos negócios
2.1 Ideias de negócio
2.2 Deteção de oportunidades de negócio
2.3 Inovação e empreendedorismo

3. Processo de elaboração de um plano de negócios:
3.1 Da ideia ao negócio;
3.2 Estudo do ambiente competitivo;
3.3 Benchmarking concorrencial;
3.4 Definição do modelo de negócio:
3.4.1 Business model generation;
3.5 O plano de marketing;
3.6 Os recursos humanos - competências;
3.7 Planeamento económico e financeiro. 

Bibliografia Principal

Ferreira, M. et al;Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas, Lidel, 2011
Ferreira, M.P., Santos, J.C. & Serra, F.R. ;Ser Empreendedor ¿ pensar, criar e moldar a nova empresa. , Lisboa, Edições Sílabo., 2008

Bibliografia Complementar

Catalão, J.;A Arte da Guerra na Criatividade e Inovação, Topbooks, 2014
Gaspar, F.;O Processo Empreendedor e a criação de Empresas de Sucesso, Sílabo, 2009
Osterwalder, A. & Pigneur, Y.;Criar Modelos de Negócio, 5a edição, D. Quixote, 2013
Moretti, S. et al;Marketing Empreendedor: Novos Rumos Para O Sucesso Nos Negócios De Micro, Pequenas E Médias Empresas, Intersaberes, 2012

Métodos de Ensino

A metodologia baseia-se na exposição e discussão dos conceitos teóricos, de casos e exemplos práticos. Far-se-á recurso a materiais pedagógicos complementares como vídeos, internet e artigos com a finalidade de enquadrar os temas em estudo. Os estudantes deverão ser capazes de propor um plano para empreendedorismo.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  5
Trabalho em grupo    40
Outras  Participação Presencial  12
Seminário  Aulas  9
Estudo autónomo  Estudo  49
  Total: 160

Avaliação Contínua

 - Realização de dois testes individuais: 50% (25%+25%)

- Trabalho de grupo (50%) com apresentação em contexto de aula.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da
época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

- Prova escrita individual (100%).

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular