Revenue Management
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGH32SD1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de Revenue Management tem por objetivo dotar os formandos dos conceitos específicos desta área de conhecimento bem como a sua importância na gestão de um hotel ou empresa. Visa-se sensibilizar o discente para a importância desta técnica de gestão nos resultados operacionais de uma empresa.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos e as competências da unidade curricular estão estritamente ligados com os conteúdos programáticos e com as metodologias de ensino e de avaliação identificadas. Os principais objetivos desta Unidade Curricular são:
Seleção de ferramentas de ajuda para implementação de Yeld e Revenue Management, bem como aprendizagem de modelos de previsão de ocupação. Conhecer e aplicar com eficácia a gestão de canais de distribuição de reservas, entendendo as várias tipologias de tarifas e como melhor as operacionalizar. Entender e aplicar os conceitos de Benchmarking, Pricing e Segmentação de mercado. Abordar as várias valências da unidade hoteleiras garantindo a aplicação do conceito de revenue management para a globalidade dos departamentos. Utilizar o Social Media e todas as suas ferramentas, com vista à maximização de resultados
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
No final da unidade curricular e na sequência das temáticas lecionadas, os alunos deverão ter capacidade de:
1. Entender o conceito de Yeld e Revenue Management
2. Aplicar as ferramentas de Revenue Management na unidade hoteleira
3. Desenvolver capacidade de interligação dos vários departamentos de um hotel com o fim de maximizar a receita
4. Estarem familiarizados com as várias ferramentas ao dispor para potenciar a receita, seleccionando as que melhor se adequam à procura que existe no momento
5. Interpretar os resultados e ratios gerados pela correta implementação do Yeld e Revenue Management
Programa
1. Conceito de Yeld e Revenue Management
2. Análise swot e sua aplicação no Revenue Management
3. Custo das operações do hotel vs rentabilidade.
4.Como realizar recolha de informação para conhecer o produto que pretende rentabilizar através de análise de dados existentes e seu correto tratamento
5. Modelos de previsão de ocupação
6. Ferramentas para implementar Yeld e Revenue Management
7. Gestão de canais de distribuição de reservas.
8.Tipologias de tarifas e relação com a procura do mercado, aplicação do conceito de elasticidade do preço de procura
9. Estratégias para gestão de tarifas, allotments, over-booking
10. Utilização do Social Media e interpretação dos resultados que gera, maximizando os resultados através de eficiente exposição da organização nas várias redes sociais
11. Influência da procura no mercado em que opera e como a potenciar
12. Conceitos de Benchmark, Pricing e Segmentação de mercado
13. Como elaborar, implementar e monitorizar uma estratégia de gestão de receitas visando a maximização de vendas na organização.
14. Aplicar o revenue management nos vários departamentos, assegurando que o mix de vendas traduza os melhores resultados operacionais para a unidade hoteleira.
15. Saber interpretar os resultados financeiros e ratios gerados pela correta implementação do Yeld e Revenue Management
Bibliografia Principal
COELHO, Rui;A Gestão do Preço no sector hoteleiro. O caso das unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Madeira, Porto, Universidade Fernando Pessoa, 2012. ISBN: ed. policopiada (Dissertação de mestrado em Ciências Empresariais) |
JAGELS, Martin G; RALSTON, Catherine, contributing author;Hospitality Management Accounting, New Jersey, John Wiley & Sons, 2007. ISBN: 9780471687894 |
Bibliografia Complementar
GATES, Bill;Negócios @ velocidade do Pensamento, com um sistema nervoso digital, Lisboa: Temas e Debates, 1999. ISBN: 9727591442 |
Métodos de Ensino
Os conteúdos desta unidade curricular serão ministrados em aulas teórico-práticas, combinando a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação.
Recurso a mapas, quadros, gráficos, documentos escritos, imagens e vídeos.
Realização de trabalho de grupo; apresentação oral de um trabalho prático de investigação.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Trabalho laboratorial ou de campo |
Trabalho laboratorial ou de campo |
6 |
|
Dinâmica de grupo |
|
10 |
|
Estudo autónomo individualizado |
Estudo |
61 |
|
|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
2 Testes individuais escritos, cada com uma ponderação de 35%, perfazendo 70% da nota.
1 Trabalho escrito, com uma ponderação de 30% da nota, obtida de acordo com os seguintes critérios:
Trabalho escrito: 15%,
Apresentação oral: 10%.
Nível de expressão escrita e oral, estrutura, redação, pontuação e ortografia: 5%.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Elementos da Avaliação Final:
Exame individual escrito com ponderação de 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular