Marketing Turístico
Ocorrência: 2015/2016 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGH31SD1
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR:
A unidade curricular de Marketing Turístico visa proporcionar o conhecimento e desenvolvimento de competências técnicas, que contribuam para a gestão numa ótica de marketing na indústria hoteleira.
O gestor hoteleiro deve entre outras funções, desempenhar também funções de marketing estratégico e operacional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM:
- Identificar os conceitos elementares e as técnicas que constituem a tomada de decisão segundo uma orientação de Marketing no Turismo.
- Relacionar os conceitos assimilados com uma aproximação prática de Marketing nas organizações envolvidas no setor do Turismo: Papel do produto turístico para os consumidores e/ou utilizadores; óticas da procura e da oferta turísticas; marketing como filosofia de gestão no turismo; marketing mix; ambiente; conceito e tipologias de mercado; comportamento do consumidor; o processo de compra e a tipologia das compras; conceito de segmentação; variáveis de segmentação; requisitos para segmentar; conceito e processo de posicionamento, e estratégias fundamentais.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
- Planear e implementar o processo de marketing esttratégico na gestão de empresas turísticas e/ou produtos turísticos.
- Desenvolver competências ao nivel das novas ferramentas de promoção e vendas B2B e B2C.
Programa
1. O Marketing e Turismo
2. A Procura Turística
3. A Oferta Turística
4. Comportamento do consumidor
5. Estudos de Mercado
6. Política de Produto Turístico
7. Política de Comunicação
8. Política de Distribuição e Comercialização do Produto Turístico
9. Política de Preços
10. Planeamento de Marketing
Bibliografia Principal
Carlos Costa,Filipe Brandão,Rui Costa;Produtos Competivos do Turismo na Lusofonia, Escobar Editora, 2014. ISBN: 978-972-592-410-5 |
Kotler, P.; Bowen, J. T. e Makens, J. C. ;Marketing for Hospitality & Tourism: International Edition. 5E., Pearson Higher Education, 2010 |
Gérard Tocquer M.Zins;Marketing do Turismo, Instituto Piaget, 2014. ISBN: 972-771-737-3 |
Manuel Brazinha Firmino;Turismo-Organizão e Gestão, Escolar Editora, 2007. ISBN: 978-972-592-214-9 |
Carlos Costa,Filipa Brandão, Rui Costa, Zélia Breda;Tursmo nos Paises Lusofonos, Escolar Editora, 2014. ISBN: 978-972-592-411-2 |
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino é a de exposição e discussão dos conceitos teóricos, de casos e exemplos práticos, com a utilização de powerpoint, videogramas, internet e artigos. Preparação, apresentação e discussão pelos alunos, individualmente e em grupo, de casos baseados em situações reais. Também podem ser monitorizadas algumas horas em regime de videoconferência online. Nas aulas podem participar quadros de empresas convidados a partilhar experiências e debater com os alunos conteúdos da unidade curricular.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
44 |
|
1 momento de avaliação |
Teste/Exame |
2 |
|
2 Momento de avaliação |
|
60 |
|
3 Momento de avaliação |
Teste/Exame |
2 |
|
Estudo Autónomo Individual |
Estudo |
52 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Alunos em regime de Avaliação Contínua, serão sujeitos a 3 momentos de Avaliação:
2 Testes Escritos com uma ponderação de 30% cada e por 1 Trabalho de Grupo com uma ponderação de 40%.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Prova escrita: 100%
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Melhoria de Classificação Final/Distribuída