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Marketing Turístico

Código: LGH1535    Sigla: MKTU

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH31SD1

Teórico-Práticas: 39,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR:

A unidade curricular de Marketing Turístico visa proporcionar o conhecimento e desenvolvimento de competências técnicas,  que contribuam para a gestão numa ótica de marketing na indústria hoteleira. 

O gestor hoteleiro deve entre outras funções, desempenhar também funções de marketing estratégico e operacional. 


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM:

- Identificar os conceitos elementares e as técnicas que constituem a tomada de decisão segundo uma orientação de Marketing no Turismo.
- Relacionar os conceitos assimilados com uma aproximação prática de Marketing nas organizações envolvidas no setor do Turismo: Papel do produto turístico para os consumidores e/ou utilizadores; óticas da procura e da oferta turísticas; marketing como filosofia de gestão no turismo; marketing mix; ambiente; conceito e tipologias de mercado; comportamento do consumidor; o processo de compra e a tipologia das compras; conceito de segmentação; variáveis de segmentação; requisitos para segmentar; conceito e processo de posicionamento, e estratégias fundamentais.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:

- Planear e implementar o processo de marketing esttratégico na gestão de empresas turísticas e/ou produtos turísticos.
- Desenvolver competências ao nivel das novas ferramentas de promoção e vendas B2B e B2C.


Programa

1. O Marketing e Turismo

2. A Procura Turística

3. A Oferta Turística

4. Comportamento do consumidor

5. Estudos de Mercado

6. Política de Produto Turístico

7. Política de Comunicação

8. Política de Distribuição e Comercialização do Produto Turístico

9. Política de Preços

10. Planeamento de Marketing




Bibliografia Principal

Carlos Costa,Filipe Brandão,Rui Costa;Produtos Competivos do Turismo na Lusofonia, Escobar Editora, 2014. ISBN: 978-972-592-410-5
Kotler, P.; Bowen, J. T. e Makens, J. C. ;Marketing for Hospitality & Tourism: International Edition. 5E., Pearson Higher Education, 2010
Gérard Tocquer M.Zins;Marketing do Turismo, Instituto Piaget, 2014. ISBN: 972-771-737-3
Manuel Brazinha Firmino;Turismo-Organizão e Gestão, Escolar Editora, 2007. ISBN: 978-972-592-214-9
Carlos Costa,Filipa Brandão, Rui Costa, Zélia Breda;Tursmo nos Paises Lusofonos, Escolar Editora, 2014. ISBN: 978-972-592-411-2

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é a de exposição e discussão dos conceitos teóricos, de casos e exemplos práticos, com a utilização de powerpoint, videogramas, internet e artigos. Preparação, apresentação e discussão pelos alunos, individualmente e em grupo, de casos baseados em situações reais. Também podem ser monitorizadas algumas horas em regime de videoconferência online. Nas aulas podem participar quadros de empresas convidados a partilhar experiências e debater com os alunos conteúdos da unidade curricular. 




Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  44
1 momento de avaliação  Teste/Exame  2
2 Momento de avaliação    60
3 Momento de avaliação  Teste/Exame  2
Estudo Autónomo Individual  Estudo  52
  Total: 160

Avaliação Contínua

Alunos em regime de Avaliação Contínua, serão sujeitos a 3 momentos de Avaliação:


2 Testes Escritos com uma ponderação de 30% cada e por 1 Trabalho de Grupo com uma ponderação de 40%.



Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.


Avaliação Final


Prova escrita: 100%

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída