Código: | LGH1644 | Sigla: | NINT |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 3º | 6 ECTS | 54 | 160 |
Teórico-Práticas: | 80,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa munir os estudantes com ferramentas teórico-práticas, pretendendo proporcionar aos alunos um enquadramento quanto às ideias-chave dos negócios no âmbito global. Em específico, visa dotar os estudantes de maiores competências para um entendimento do fenómeno da globalização, da análise e da escolha da estratégia internacional, do desenvolvimento da estratégia de marketing global e da internacionalização das empresas em contextos turísticos.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo desta disciplina consiste em proporcionar uma visão integrada dos negócios no contexto internacional. É esperado que os alunos sejam capazes de compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de âmbito internacional, após uma melhor compreensão do fenómeno da globalização.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a essência e importância do fenómeno da globalização;
- Analisar as especificidades em contextos de mercados internacionais,
- Comparar e escolher opções de entrada em mercados internacionais;
- Implementar estratégias de internacionalização;
- Definir estratégias de produto, preço, promoção e distribuição em contextos
internacionais.
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - A globalização e os negócios internacionais
PARTE I - NEGÓCIOS GLOBAIS EM CONTEXTOS TURÍSTICOS
Capítulo 2 - Análise do ambiente internacional
Capítulo 3 - Escolha da estratégia internacional
Capítulo 4 - Internacionalização das empresas
Capítulo 5 - Desenvolvimento da Estratégia de Marketing Global
Daniels, J., Radebaugh, L. & Sullivan, D.;International Business, Pearson, 2015 |
Ferreira, M., Reis, N. & Serra, F.;Internacionalização para as Economias Emergentes, Lidel, 2011 |
Kotane, M. & Helsen, K.;Administração de Marketing Global, Edições Atlas, 2000 |
Ricky, G. & Pustay, M.;International Business, Pearson, 2012 |
Viana, C. & Hortinha, J. ;Marketing Internacionail, Edições Sílabo, 1997 |
Haberberg, A. & Rieple, Alison ;Strategic Management: Theory and Application, Oxford University Press, 2008 |
Henry, A. ;Understanding Strategic Management, Oxford University Press, 2008 |
Vasconcellos, M., Lima, M. & Silber, S.;Manual de Economia e Negócios Internacionais, Editores Saraiva, 2010 |
Esta Unidade Curricular tem uma escolaridade semanal de horas letivas, repartidas por aulas teórico-práticas, as quais serão utilizadas para apresentação de matéria e resolução de exercícios. Serão, igualmente, disponibilizados junto dos estudantes casos práticos de sucesso para leitura, análise e discussão em aula.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Avaliação | Teste/Exame | 5 | |
Trabalho Grupo | 40 | ||
Outras | Participação Presencial | 6 | |
Estudo autónomo individual | Estudo | 61 | |
Total: | 160 |
Trabalho em Grupo: 30%
2 provas escritas individual: 70% (35%+35%)
Teste escrito individual: 100%