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Negócios Internacionais

Código: LGH1644    Sigla: NINT

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH32SD1

Teórico-Práticas: 80,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Esta unidade curricular visa munir os estudantes com ferramentas teórico-práticas, pretendendo proporcionar aos alunos um enquadramento quanto às ideias-chave dos negócios no âmbito global. Em específico, visa dotar os estudantes de maiores competências para um entendimento do fenómeno da globalização, da análise e da escolha da estratégia internacional, do desenvolvimento da estratégia de marketing global e da internacionalização das empresas em contextos turísticos.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

O objetivo desta disciplina consiste em proporcionar uma visão integrada dos negócios no contexto internacional. É esperado que os alunos sejam capazes de compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de âmbito internacional, após uma melhor compreensão do fenómeno da globalização.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a essência e importância do fenómeno da globalização;
- Analisar as especificidades em contextos de mercados internacionais,
- Comparar e escolher opções de entrada em mercados internacionais;
- Implementar estratégias de internacionalização;
- Definir estratégias de produto, preço, promoção e distribuição em contextos
internacionais.

Programa

INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - A globalização e os negócios internacionais

PARTE I - NEGÓCIOS GLOBAIS EM CONTEXTOS TURÍSTICOS
Capítulo 2 - Análise do ambiente internacional
Capítulo 3 - Escolha da estratégia internacional
Capítulo 4 - Internacionalização das empresas
Capítulo 5 - Desenvolvimento da Estratégia de Marketing Global

Bibliografia Principal

Daniels, J., Radebaugh, L. & Sullivan, D.;International Business, Pearson, 2015
Ferreira, M., Reis, N. & Serra, F.;Internacionalização para as Economias Emergentes, Lidel, 2011
Kotane, M. & Helsen, K.;Administração de Marketing Global, Edições Atlas, 2000
Ricky, G. & Pustay, M.;International Business, Pearson, 2012
Viana, C. & Hortinha, J. ;Marketing Internacionail, Edições Sílabo, 1997

Bibliografia Complementar

Haberberg, A. & Rieple, Alison ;Strategic Management: Theory and Application, Oxford University Press, 2008
Henry, A. ;Understanding Strategic Management, Oxford University Press, 2008
Vasconcellos, M., Lima, M. & Silber, S.;Manual de Economia e Negócios Internacionais, Editores Saraiva, 2010

Métodos de Ensino

Esta Unidade Curricular tem uma escolaridade semanal de horas letivas, repartidas por aulas teórico-práticas, as quais serão utilizadas para apresentação de matéria e resolução de exercícios. Serão, igualmente, disponibilizados junto dos estudantes casos práticos de sucesso para leitura, análise e discussão em aula.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Participação Presencial  3
Avaliação  Teste/Exame  5
Trabalho Grupo    40
Outras  Participação Presencial  6
Estudo autónomo individual  Estudo  61
  Total: 160

Avaliação Contínua

Trabalho em Grupo: 30%

2 provas escritas individual: 70% (35%+35%)

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular