Código: | LGH1640 | Sigla: | RM |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 3º | 4 ECTS | 36 | 107 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Conceito de Yeld e Revenue Management
2. Análise swot e sua aplicação no Revenue Management
3. Custo das operações do hotel vs rentabilidade.
4.Como realizar recolha de informação para conhecer o produto que pretende rentabilizar (hotel, turismo habitação, restaurante, outro) através de análise de dados existentes e seu correto tratamento
5. Modelos de previsão de ocupação
6. Ferramentas para implementar Yeld e Revenue Management
7. Gestão de canais de distribuição de reservas.
8.Tipologias de tarifas e relação com a procura do mercado, aplicação do conceito de elasticidade do preço de procura
9. Estratégias para gestão de tarifas, allotments, over-booking
10. Utilização do Social Media e interpretação dos resultados que gera, maximizando os resultados através de eficiente exposição da organização nas várias redes sociais
11. Influência da procura no mercado em que opera e como a potenciar
12. Conceitos de Benchmark, Pricing e Segmentação de mercado
13. Como elaborar, implementar e monitorizar uma estratégia de gestão de receitas visando a maximização de vendas na organização.
14. Aplicar o revenue management nos vários departamentos, assegurando que o mix de vendas traduza os melhores resultados operacionais para a unidade hoteleira.
15. Saber interpretar os resultados financeiros e ratios gerados pela correta implementação do Yeld e Revenue Management: average room rate, revpar, turnover, f&b cost, outros.
COELHO, Rui;A Gestão do Preço no sector hoteleiro. O caso das unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Madeira, Porto, Universidade Fernando Pessoa, 2012. ISBN: ed. policopiada (Dissertação de mestrado em Ciências Empresariais) |
GATES, Bill;Negócios @ velocidade do Pensamento, com um sistema nervoso digital, Lisboa: Temas e Debates, 1999. ISBN: 9727591442 |
HUEFNER, Ronald J;Revenue Management: a Path to Increased Profits, New York, Business Expert Press, 2011. ISBN: 9781606491423 ((e book)) |
Os conteúdos desta unidade curricular serão ministrados em aulas teórico-práticas, combinando a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Recurso a mapas, quadros, gráficos, documentos escritos, imagens e vídeos. Realização de trabalho de grupo; apresentação oral de um trabalho prático de investigação.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Dinâmica de grupo | 10 | 2015-06-30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 4 | 2015-06-30 |
Outras | Participação Presencial | 6 | 2015-06-30 |
Estudo autónomo Individual | Estudo | 57 | 2015-06-30 |
Total: | 107 |
Elementos da Avaliação Contínua:
2 Testes individuais escritos, cada com uma ponderação de 30%, perfazendo 60% da nota.
Dois exercícios práticos individuais, cada um com uma ponderação de 5% da nota final, perfazendo 10% da nota.
Trabalho escrito com apresentação oral, respetiva ponderação 20% e 10%, perfazendo 30%.
Elementos da Avaliação Final:
Exame individual escrito com ponderação de 100%
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