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Revenue Management

Código: LGH1640    Sigla: RM

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH32SD1

Teórico-Práticas: 42,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de Revenue Management tem por objetivo dotar os formandos dos conceitos específicos desta área de conhecimento bem como a sua importância na gestão de um hotel ou empresa. Visa-se sensibilizar o discente para a importância desta técnica de gestão nos resultados operacionais de uma empresa.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos e as competências da unidade curricular estão estritamente ligados com os conteúdos programáticos e com as metodologias de ensino e de avaliação identificadas. Os principais objetivos desta Unidade Curricular são:

Seleção de ferramentas de ajuda para implementação de Yeld e Revenue Management, bem como aprendizagem de modelos de previsão de ocupação. Conhecer e aplicar com eficácia a gestão de canais de distribuição de reservas, entendendo as várias tipologias de tarifas e como melhor as operacionalizar. Entender e aplicar os conceitos de Benchmarking, Pricing e Segmentação de mercado. Abordar as várias valências da unidade hoteleiras garantindo a aplicação do conceito de revenue management para a globalidade dos departamentos. Utilizar o Social Media e todas as suas ferramentas, com vista à maximização de resultados

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
No final da unidade curricular e na sequência das temáticas lecionadas, os alunos deverão ter capacidade de:
1. Entender o conceito de Yeld e Revenue Management
2. Aplicar as ferramentas de Revenue Management na unidade hoteleira
3. Desenvolver capacidade de interligação dos vários departamentos de um hotel com o fim de maximizar a receita
4. Estarem familiarizados com as várias ferramentas ao dispor para potenciar a receita, seleccionando as que melhor se adequam à procura que existe no momento
5. Interpretar os resultados e ratios gerados pela correta implementação do Yeld e Revenue Management

Programa

1. Conceito de Yeld e Revenue Management
2. Análise swot e sua aplicação no Revenue Management
3. Custo das operações do hotel vs rentabilidade.
4.Como realizar recolha de informação para conhecer o produto que pretende rentabilizar (hotel, turismo habitação, restaurante, outro) através de análise de dados existentes e seu correto tratamento
5. Modelos de previsão de ocupação
6. Ferramentas para implementar Yeld e Revenue Management
7. Gestão de canais de distribuição de reservas.
8.Tipologias de tarifas e relação com a procura do mercado, aplicação do conceito de elasticidade do preço de procura
9. Estratégias para gestão de tarifas, allotments, over-booking
10. Utilização do Social Media e interpretação dos resultados que gera, maximizando os resultados através de eficiente exposição da organização nas várias redes sociais
11. Influência da procura no mercado em que opera e como a potenciar
12. Conceitos de Benchmark, Pricing e Segmentação de mercado
13. Como elaborar, implementar e monitorizar uma estratégia de gestão de receitas visando a maximização de vendas na organização.
14. Aplicar o revenue management nos vários departamentos, assegurando que o mix de vendas traduza os melhores resultados operacionais para a unidade hoteleira.
15. Saber interpretar os resultados financeiros e ratios gerados pela correta implementação do Yeld e Revenue Management: average room rate, revpar, turnover, f&b cost, outros.  

Bibliografia Principal

COELHO, Rui;A Gestão do Preço no sector hoteleiro. O caso das unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Madeira, Porto, Universidade Fernando Pessoa, 2012. ISBN: ed. policopiada (Dissertação de mestrado em Ciências Empresariais)
GATES, Bill;Negócios @ velocidade do Pensamento, com um sistema nervoso digital, Lisboa: Temas e Debates, 1999. ISBN: 9727591442

Bibliografia Complementar

HUEFNER, Ronald J;Revenue Management: a Path to Increased Profits, New York, Business Expert Press, 2011. ISBN: 9781606491423 ((e book))

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão ministrados em aulas teórico-práticas, combinando a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Recurso a mapas, quadros, gráficos, documentos escritos, imagens e vídeos. Realização de trabalho de grupo; apresentação oral de um trabalho prático de investigação.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Dinâmica de grupo    10 2015-06-30
Avaliação  Teste/Exame  4 2015-06-30
Outras  Participação Presencial  6 2015-06-30
Estudo autónomo Individual  Estudo  57 2015-06-30
  Total: 107

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
2 Testes individuais escritos, cada com uma ponderação de 30%, perfazendo 60% da nota.
Dois exercícios práticos individuais, cada um com uma ponderação de 5% da nota final, perfazendo 10% da nota.
Trabalho escrito com apresentação oral, respetiva ponderação 20% e 10%, perfazendo 30%.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Exame individual escrito com ponderação de 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

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