Código: | LGH1536 | Sigla: | INAP |
Página Web: | http://sapiencia.pt/moodle/ |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 3º | 4 ECTS | 42 | 106 |
Práticas: | 32,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Informática Aplicada tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos discentes ao nível dos sistemas de informação, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância para a Industria Hoteleira.
Nesta unidade curricular são abordados os conceitos fundamentais relacionados com esta área de conhecimento, sua aplicação e enquadramento na indústria Hoteleira.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Descrever e identificar o papel dos Sistemas de informação na gestão das organizações;
2. Caracterizar tipos de Sistemas de Informação e compreender o seu impacto no âmbito do turismo;
3. Utilizar os Sistemas de Informação e Gestão do turismo: Sabre, Galileo, Amadeus, Worldspan e/ou outros.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Identificar um sistema de informação para a gestão do turismo e reconhecer a importância da sua utilização;
2. Saber utilizar um sistema de informação para a gestão do turismo de forma autónoma: Galileo, Amadeus, Worldspan e/ou outros;
1. A organização e os Sistemas de Informação;
1.1. Caracterização dos objetos organizacionais
1.2. Informação e conhecimento
1.3. Como a organização usa a informação
1.4. Conceito de Sistemas de Informação
2. Tecnologias de Informação e a mudança organizacional
2.1. Mudança organizacional
2.1.1. Tipos de mudança
2.1.2. Os SI e a mudança organizacional
2.2. Impacto e vantagens dos SI na organização
2.3. Novos modelos de negócio suportados pela tecnologia
2.4. O alinhamento dos SI com a estratégia organizacional
2.5. Práticas a adotar
2.6. SIBC na organização
3. SI para apoio à atividade turística
3.1. Evolução histórica dos SI turísticos
3.2. Tipos de SI turísticos (Sistema de reserva Computorizado (CRS), Sistema de distribuição global (GDS), Sistemas de distribuição pela internet (IDS), Sistema de Gestão de Destino (DMS))
3.3. Sistemas de distribuição pela internet (IDS)
4. Os SI turísticos e a distribuição turística
4.1. Utilização dos meios eletrónicos
4.2. Tendências do canal de distribuição turística
5. A Internet e o turismo
5.1. Redes sociais
6. E-Business para o turismo
7. Análise de alguns websites: agência de viagem on-line, sistemas de reservas de hotéis on-line, sistemas de gestão de companhias aéreas, sistemas de gestão de destinos
8. Análise dos sistemas mais usados: Sabre, Galileo, Amadeus, Worldspan, e outros
9. Sistemas de Informação aplicados à Gestão Hoteleira
9.1. CMS (Content Management System)
10. Análise e implementação de um software de Gestão de Hotéis
10.1. Reservations
10.2. Front Desk
10.3. Back Office
CARVALHO, A., LOPES, F. e MORAIS, M.;Desenvolvimento de Sistemas de Informação, FCA - Editora Informática, 2005. ISBN: 972-722-461-X |
ABRANJA, N., ALCÂNTARA, A., BRAGA, C., MARQUES, A. e NUNES, R.;Gestão de Agências de Viagens e Turismo, Edições Lidel, 2011. ISBN: 978-972-757-855-9 |
RAMOS, C.M.Q., RODRIGUES, P.M.M. e PERNA, F.;Sistema de Informação para apoio ao Turismo, o caso dos Dynamic Packaging, Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2008 |
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 5 | |
Outras | Trabalho laboratorial ou de campo | 12 | |
Estudo Autonomo individual | Estudo | 59 | |
Total: | 106 |
Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 25% da nota final.
Um trabalho de grupo em contexto de sala de aula com uma ponderação de 15% da nota final.
Um miniteste com a ponderação de 15% da nota final.
Dois exercícios práticos individuais, cada um com uma ponderação de 10% da nota final.
Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco) valores, em cada uma das provas escritas na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.