• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGH1210

Estatística

Código: LGH1210    Sigla: EST

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH12SD1B

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

TGH12SD1A

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No âmbito desta unidade curricular, procura-se transmitir aos alunos uma visão aprofundada da Estatística Descritiva virada para a Análise Estatística, enquanto método e prática de apoio à decisão no contexto de organizações, salientando-se, em particular, o papel que a mesma desempenha como método de abordagem de processos de tomada de decisão. 

Exploram-se os principais métodos e técnicas de análise estatística descritiva, aplicados ao turismo e à gestão hoteleira. É enfatizada a ligação ao meio exterior, nomeadamente através da ligação ao NIDISAG, o que vai favorecer a compreensão, o estudo, resolução e a aplicação da análise em situações reais. Dá-se especial atenção à crítica e interpretação dos resultados.

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular levar o aluno a:
- Desenvolver conceitos de coleta de dados e conceção e organização de questionários; sensibilizar os alunos para o tratamento estatístico de dados de diferentes naturezas e proveniências;
- Introduzir a formulação, resolução e implementação do método estatístico na análise de problemas;
- Mostrar como a utilização da estatística para a solução optimizada de problemas, contribui para a sua formação profissional;
- Distinguir escalas de medições de variáveis e identificar, dentro de cada classe, as principais medidas de estatística descritiva;
- Saber aplicar as medidas de estatística descritiva apropriadas a determinado problema;
- Interpretar as medidas estatísticas estudadas à luz dos enunciados dos problemas;
- Efetuar cruzamentos entre variáveis;
- Compreender a importância da associação entre variáveis e a dinâmica da regressão linear e correlação simples;
- Compreender e saber aplicar o método dos mínimos quadrados e interpretando os coeficientes da reta de regressão e ser capaz de efetuar previsões através da reta de regressão.
- Efetuar comparações entre resultados em séries cronológicas.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Criar e desenvolver competências que permitam:
- efetuar uma análise estatística com base em questionários;
- aplicar os procedimentos de recolha de dados - questionários;
- compreender o papel ativo da Estatística no contexto da tomada de decisão em gestão;
- desenvolver competências na implementação da análise de dados com software.
- aplicar os métodos e técnicas da estatística na resolução de problemas.

Programa

1. Questionários


1.1. Elaboração do questionário, escalas de medida e tipos de questões e de respostas. Análise e elaboração de questionários
1.2. Ferramentas de apoio à elaboração de questionários online;
1.3.Questionários em papel vs questionários online: vantagens e desvantagens.


2.  Estatística Descritiva

2.1. Conceitos fundamentais: população, amostra, atributos e variáveis.
2.2. Distribuição de frequências: Tabelas de frequências e representação gráfica de dados qualitativos, discretos e contínuos.
2.3. Caracterização de dados - Medidas Descritivas
2.3.1. Medidas de localização:
- Medidas de tendência central: média, mediana e moda.
- Medidas de tendência não central: quantis. Diagrama caixa de bigodes.
- Medidas de dispersão e de concentração: amplitude total, amplitude interquartis, variância e desvio-padrão; Coeficiente de variação
- Medidas de assimetria e de achatamento: coeficiente de assimetria, coeficiente de curtose.
2.4. Associação entre duas variáveis
- Diagrama de dispersão
- Covariância e correlação linear. 
- Modelo de Regressão Linear Simples: retas de regressão dos mínimos quadrados. Avaliação da qualidade do modelo

3. Séries Cronológicas
3.1. Componentes de uma SC. Modelos de decomposição. Análise de tendência. Análise de sazonalidade.
3.2. Análise da componente cíclica.

4. Uso de software estatístico
4.1. Operações básicas. Construção de tabelas de frequências. 
4.2. Representação gráfica e cálculo de medidas descritivas.
4.3. Cruzamento de variáveis: tabelas de contingência e associação entre variáveis quantitativas. Associação entre variáveis qualitativas 
4.4. Análise de casos práticos.

Bibliografia Principal

Hill, M.M.; Hill, A.;Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo, 2000
Reis, E.;Estatística Descritiva, Lisboa: Edições Sílabo, 2008

Bibliografia Complementar

Barbosa, D.R.B.; Milone, G. ;Estatistica Aplicada ao Turismo e Hotelaria, Asa, 2010
Silvestre, A.;Análise de Dados, Estatística Descritiva, Lisboa: Escolar Editora, 2007
ALEA;Dossiers Didácticos (http://alea.ine.pt)

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, sendo apresentados os conceitos de base seguidos do estudo de aplicações práticas e resolução de exercícios práticos.
Na abordagem do processo de cálculo, serão utilizadas ferramentas disponíveis em calculadoras e software estatístico.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Participação Presencial  15
Avaliação  Teste/Exame  6
Estudo autónomo individual  Estudo  94
  Total: 160

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (40%+40%)

Realização, apresentação e discussão de um trabalho prático obrigatório (de grupo) (20%). O trabalho será realizado em grupo mas a nota será atribuída individualmente.


Avaliação Final

Teste escrito individual: 1 (100%)

Provas e Trabalhos Especiais


Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular