Código: | LGH1103 | Sigla: | PGH |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 1º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos de Gestão Hoteleira, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspetiva aqui assumida é a da visão multidisciplinar da empresa hoteleira no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a respetiva exemplificação prática e treino de competências. O propósito final é dotar os alunos de uma visão global da gestão hoteleira, permitindo em simultâneo que desenvolvam competências que, no seu desempenho profissional, lhes permitam a realização das diversas tarefas inerentes à função de gestor de unidades hoteleiras.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Conhecer a história da indústria hoteleira: passado e presente, evolução e tendências;
- Compreender o papel da hotelaria no âmbito do turismo;
- Entender a especificidade do produto hoteleiro;
- Conhecer as diferentes formas de alojamento turístico;
- Compreender as principais funções de uma unidade hoteleira;
- Conhecer a legislação da atividade hoteleira em Portugal;
- Perceber as formas de exploração do alojamento turístico: hotéis independentes e hotéis de cadeias;
- Reconhecer as formas de gestão, de organização, de direção e da operação hoteleira;
- Desenvolver a capacidade de interpretar e utilizar as técnicas e ferramentas na gestão de hotéis.
- Suscitar nos alunos o espírito de investigação e trabalho em equipa;
- Promover a discussão dos temas mais importantes na área da gestão hoteleira.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Reconhecer as especificidades em termos de estrutura, funcionamento e gestão das unidades hoteleiras;
- Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada na gestão hoteleira;
- Compreender que a gestão de empresas hoteleiras, em contexto atual resulta de muitos anos de evolução e de muitas contribuições de diversos autores, gestores e economistas;
- Caracterizar a estrutura e os diferentes departamentos de um hotel;
- Desenvolver competências no âmbito da gestão das várias tarefas que compõem a atividade de uma unidade hoteleira;
- Conhecer a especificidade da gestão dos recursos humanos e dos recursos financeiros;
- Entender os instrumentos e as ferramentas da gestão hoteleira;
- Perceber os requisitos e princípios de gestão da qualidade e gestão da segurança, num hotel.
I. A Evolução da Hoteleira:
1.1. A história da hospitalidade;
1.2. A hotelaria através das épocas: como nasce a hotelaria, conceitos passados e presentes;
1.3. O que pretende a clientela atual.
II. A Empresa Hoteleira:
2.1. Conceito de empresa;
2.2. Definição de hotelaria;
2.3. Definição de hotel;
2.4. Especificidades do serviço hoteleiro;
2.5. Tipos de empresas turísticas na legislação portuguesa;
2.6. Classificação dos empreendimentos turísticos;
III. Os estabelecimentos Hoteleiros:
3.1. Os similares de hotelaria;
3.2. Os estabelecimentos hoteleiros;
3.3. As cadeiras hoteleiras: nacionais e internacionais.
IV. Princípios da Gestão das Empresas Hoteleiras:
4.1 Análise estratégica;
4.2 Planificação;
4.3 Organização empresarial: princípios e cultura empresarial;
4.4 Estrutura organizacional e organograma;
4.5 Manuais de procedimentos;
4.6 Recurso a empresas externas;
4.7 Gestão da Qualidade e Certificação;
4.8 Gestão Financeira;
4.9 Gestão de Recursos Humanos;
4.10 Direção hoteleira.
V. Ferramentas da Gestão Hoteleira:
5.1 Produto hoteleiro;
5.2 Preço na hotelaria;
5.3 Distribuição na hotelaria;
5.4 Comunicação na hotelaria.
BLASCO, A. (COORD.);Manual de gestión de producción de Alojamiento y Restauración , Editorial Síntesis, S.A. Madrid, 2006. ISBN: 84-9756-410-3 |
COSTA, R.;Introdução à Gestão Hoteleira (4ª Edição), LIDEL - Edições Técnicas, 2012. ISBN: 978-972-757-860-3 |
GONZÁLEZ, L. Y TALÓN, P;Dirección hotelera - operaciones y procesos, Editorial Síntesis, S.A. Madrid, 2002. ISBN: 84-7738-940-3 |
Manuel Ai Quintas;Organização e Gestão Hoteleira, OtelTur, 2006. ISBN: 9789729995804 |
MATA, A.;Dicionário de terminologia hoteleira : front office, Prefácio, 2000. ISBN: 972-8563-04-3 |
MATA, A.;Front Office - Operação e Gestão, Prefácio - Edição de Livros e Revistas, Lda., 2003. ISBN: 972-8563-89-2 |
MARQUES, J.ALBANO ;Introdução à Hotelaria, Civilização, 2007. ISBN: 9789722625548 |
MARQUES, J. Albano;Manual de Hotelaria, Civilização, 2007. ISBN: 9789722626514 |
Quintas, P.;Legislação Turística - Anotada , Almedina, 2011. ISBN: 9789724046242 |
SOLER, J.;Técnicas de Gestión y dirección Hotelera, Ediciones Gestión 2000, S.A., Barcelona, 2003. ISBN: 84-8088-859-8 |
Método expositivo / interrogativo e demonstrativo.
Apresentação de diapositivos para análise e discussão presencial;
Exercícios em grupo;
Análise e discussão de artigos e estudos de caso;
Conferências e palestras;
Período de trabalho autónomo.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Avaliação individual | Teste/Exame | 5 | |
Dinâmica de grupo | 10 | ||
Estudo autónomo individual | Estudo | 88 | |
Total: | 160 |
Participação nas sessões de contacto e apresentação e defesa do trabalho (1): 10%
Trabalho escrito (1): 30%
Testes escritos individuais (2): 30%+30%
Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco valores), em cada um dos testes escritos na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.
Prova escrita: 100%